Browsing by Author "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
Now showing items 281-300 of 1528
-
Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche
Campos, Ana Paula de Sá (PUC-Campinas, 2008-02-12)Esta pesquisa propôs-se a analisar a potencialidade terapêutica de encontros realizados pela psicóloga pesquisadora com crianças de três a seis anos, no contexto de uma creche inserida em Campinas, SP. O referencial teórico ... -
Atenção psicológica em situações extremas: compreendendo a experiência de psicólogos
Vasconcelos, Ticiana Paiva de (PUC-Campinas, 2015-02-10)Esta pesquisa objetivou compreender e interpretar a experiência de psicólogos que atuaram em diversos contextos considerados como situações extremas, incluindo as denominadas abruptas - desastres ambientais e acidentes ... -
Atenção psicológica em universidade: a experiência de estudantes como clientes
Souza, Grasiela Gomide de (PUC-Campinas, 2011-02-16)Esta pesquisa buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico recebido no contexto da universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica. ... -
Atenuação de sinal de rádio frequência por diferentes materiais em ambiente indoor
Richter, Ernesto Henrique (PUC-Campinas, 2019-12-17)A atenuação do sinal de rádio frequência, nos diversos materiais construtivos, é um importante parâmetro na elaboração dos mapas de cobertura, nos ambientes indoor. Estimar o valor mais próximo do real para a atenuação, ... -
"Até que a morte nos separe" e outros campos do imaginário coletivo de estudantes de psicologia sobre sexualidade
Corbett, Elisa (PUC-Campinas, 2009-11-25)Esta pesquisa tem como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de estudantes de psicologia sobre sexualidade. Para tanto, foi realizada entrevista grupal organizada ao redor do Procedimento de ... -
Atitudes que contribuem para a prática do estudo no ensino fundamental: a experiência de um projeto de autorregulação
Tenca, Carolina Aparecida Araujo (PUC-Campinas, 2015-02-13)A implantação de projetos de intervenção que objetivam desenvolver a autorregulação da aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento de atitudes que contribuam para o estudo tem se mostrado como uma importante ... -
Atividade antimicrobiana e antiadesão de soluções micelares de surfactantes com terpinen-4-ol
Bucci, Andréia Rodrigues (PUC-Campinas, 2017-12-14)A microbiota oral possui patógenos que, em condições ótimas para seu crescimento podem causar lesões na mucosa e desmineralização do esmalte dental, que pode levar à doença cárie. Dentre esses microrganismos o principal ... -
Auto-avaliação institucional numa escola pública básica da rede estadual de São Paulo
Moraes, Sandro Ricardo Coelho de (PUC-Campinas, 2008-12-04)O presente trabalho de mestrado objetivou analisar processo de implementação de auto-avaliação institucional, numa perspectiva de aperfeiçoamento, em escola pública, de pequeno porte e de zona rural, da rede estadual de ... -
Automação do processo de gerência de força de trabalho terceirizada no setor de telecomunicações
Alves, Marcelo Giovane (PUC-Campinas, 2007-04-02)Após a cisão da TELEBRÁS, deu-se início à consolidação do mercado brasileiro de telecomunicações que passa pela redução dos custos operacionais das operadoras de Serviço Móvel Pessoal (SMP). A integração dos processos de ... -
Automação dos testes de validação em uma plataforma de comércio eletrônico
Crozatti, Fernando (PUC Campinas, 2021-12-17)Grandes empresas estão investindo cada vez mais em software de aplicações para aumentar suas vendas e expandir seus negócios. Atualmente, uma fração significativa do tempo de desenvolvimento de uma aplicação é destinada ... -
Automovel e cidade: fim do pacto?
Grieco, José Luiz Rogé Ferreira (PUC-Campinas, 2020-02-20)O presente estudo compreende a análise da cultura do automóvel observando tanto aspectos funcionalistas, operacionais da presença e do uso do carro que reverberam na conformação morfológica das cidades, como também os ... -
Autonomia de professores: um estudo da perspectiva da psicologia
Petroni, Ana Paula (PUC-Campinas, 2008-12-11)A presente pesquisa investiga a autonomia do professor como elemento fundamental para o exercício de sua prática pedagógica. Seu locus é a escola, entendida como um complexo espaço, permeado por relações marcadas pela ... -
Autonomia universitária: o que revelam os representantes de instituições públicas e privadas de ensino superior
Previatti, Areta Held (PUC-Campinas, 2009-02-20)O presente estudo tem como principal problemática a contextualização da autonomia das universidades em relação aos órgãos superiores, dentro do atual ideário neoliberal. Procuramos conhecer a história da educação superior, ... -
Autopercepção da imagem e satisfação corporal e estado nutricional de adolescentes
Justino, Maraísa Isabela Coelho (PUC-Campinas, 2017-02-14)A autopercepção corporal envolve emoções, pensamentos e padrões de beleza impostos pela sociedade e difundidos pela mídia e redes sociais. Grande parte dos adolescentes aponta que a sua imagem corporal é importante para ... -
Autorregulação em adolescentes: relações entre estresse, enfrentamento, temperamento e problemas emocionais e de comportamento
Justo, Ana Paula (PUC-Campinas, 2015-02-27)A adolescência é um período do ciclo vital vulnerável ao estresse e ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento, os quais podem ser alterados pelos processos de enfrentamento (coping) e pelo temperamento, ... -
Autorregulação: o uso de diários de estudo por alunos do 5º ano do ensino fundamental
Oliveira, Maria Fernanda Kosour de (PUC-Campinas, 2015-02-12)Este trabalho faz parte do grupo de pesquisa Formação e Trabalho Docente da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC-Campinas. Discute questões sobre ... -
Auxílio à tomada de decisão no processo de migração para computação em nuvem
Melo, Marcelo Morais de (PUC-Campinas, 2014-03-25)A utilização de soluções de Computação em Nuvem, em função das perspectivas de serviços de qualidade com baixo custo, alta disponibilidade e provisionamento do tipo self-service, tem se mostrado extremamente atrativa, em ... -
Avaliação da aplicabilidade de recursos na área de TI para a continuidade dos sistemas críticos ao negócio
Becker, Mauricio (PUC-Campinas, 2012-12-03)No atual contexto globalizado e conectado, as empresas e organizações dependem cada vez mais de suas infraestruturas de tecnologia da informação para a continuidade de seus negócios. Por esse motivo, tais sistemas e ... -
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
Biazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow (PUC-Campinas, 2006-05-29)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo verificar como a história de vida de professores e suas experiências escolares com a avaliação, seja ... -
Avaliação da aprendizagem matemática no Programa Ler e Escrever
Mota, Lauro Araújo (PUC-Campinas, 2013-12-09)O Programa Ler e Escrever, implantado atualmente em toda rede de ensino do Estado de São Paulo, foi organizado e estruturado com o objetivo de reverter os baixos indicadores de aprendizagem escolar relacionados com a leitura ...