Browsing by Author "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
Now showing items 401-420 of 1528
-
Concepções de filosofia em cursos de pedagogia: análise de projetos pedagógicos
Gotierra, Andressa (PUC-Campinas, 2017-02-17)A pesquisa investigou concepções de Filosofia em cursos de Pedagogia no Brasil, a partir de Projetos Políticos Pedagógicos de quinze universidades brasileiras, três de cada região do país, uma particular, uma federal e uma ... -
Concepções de liderança em diferentes contextos
Mendes, Lorena Samara (PUC-Campinas, 2012-02-16)A liderança é uma temática que tem recebido bastante destaque por parte das organizações e dos pesquisadores na área do comportamento organizacional, sendo largamente discutida, estudada, pesquisada e exposta às mais ... -
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
Ramos, Hellen Elizabeth (PUC-Campinas, 2011-02-18)O presente estudo aborda o aprendizado da linguagem escrita, tendo como objeto as concepções de professores do 1º ano do Ensino Fundamental sobre linguagem escrita. A problemática investigada se centrou em conhecer o que ... -
Concepções do professor alfabetizador: uma visão histórico-crítica?
Tomio, Noeli Assunta Oro (PUC-Campinas, 2004-09-23)Este trabalho pretende fazer uma análise das concepções do professor alfabetizador a respeito do conceito de criança, papel e função do educador, e o papel da interação como propulsora do desenvolvimento da criança. A ... -
Concreto autoadensável produzido com resíduos de construção e demolição: propriedades mecânicas e reológicas
Campos, Renan Serralvo (PUC-Campinas, 2017-02-15)O elevado consumo de recursos naturais e energia, associado ao expressivo montante de resíduos sólidos gerados pelas atividades de construção civil faz deste setor um dos maiores responsáveis por impactos ambientais. A ... -
Concreto com fresado asfáltico aplicado em dispositivos de proteção e drenagem de obras viárias
Ruiz, Adilson Nunes (PUC-Campinas, 2017-02-07)Tendo em vista o grande volume gerado de resíduos pela indústria da construção aliado ao fato do crescente entendimento pela população da preservação ambiental, fez-se necessária a realização de estudos com o firme propósito ... -
Configuração epistemológica da Ciência da Informação no Brasil em uma perspectiva Pós-Moderna
Francelin, Marivalde Moacir (PUC-Campinas, 2004-02-20)A ciência na pós-modernidade reflete as revoluções científicas ocorridas no final do século XIX e início do século XX. As rupturas e crises paradigmáticas proporcionaram o debate em torno de uma nova ciência, na qual o ... -
Conflitos entre ocupação urbana e legislação ambiental: a configuração territorial atual do município de Suzano (SP)
Gallego, Consuelo Aparecida Gonçalves (PUC-Campinas, 2013-02-13)O presente trabalho desenvolve uma análise crítica sobre o processo de ocupação dos espaços ambientalmente frágeis, apontando contradições existentes entre a realidade e a legislação que acarretam em níveis de precariedades ... -
Conflitos fundiários urbanos coletivos e justiça
Minnicelli, João Luiz Portolan Galvão (PUC-Campinas, 2016-12-12)Esta pesquisa se desenvolve a partir da análise de decisões judiciais de reintegração de posse nos conflitos fundiários urbanos coletivos. Analisam-se ocupações protagonizadas por movimentos pela moradia em duas regiões ... -
Conhecimento, trabalho e redes de informação na sociedade capitalista
Bernardi, Amarildo José (PUC-Campinas, 2006-05-26)Análise da relação entre capital e conhecimento no sistema capitalista, buscando sua origem histórica e a forma como ela tem se desenvolvido ao longo do tempo, para entender como esta relação afeta a vida dos trabalhadores ... -
Consciência dos ProUnistas sobre sua inserção no ensino superior
Ribeiro, Flávia de Mendonça (PUC-Campinas, 2013-12-10)Esta pesquisa tem como participantes estudantes bolsistas do ProUni, ou seja, estudantes provindos de escolas públicas no ensino básico que têm a concessão de bolsas pelo governo federal em troca de isenção de impostos ... -
Consciência, ideologia e pobreza: sociabilidade humana e desigualdade social
Euzébios Filho, Antonio (PUC-Campinas, 2007-12-11)Este trabalho surge de uma prática estabelecida em um contexto marcado pela desigualdade social. A inserção em uma escola pública, situada em Campinas, deu-se por meio do projeto "Risco à Proteção", financiado pelo CNPq. ... -
Considerações sobre a drenagem urbana: o caso das inundações em Campinas (2016-2018)
Ignácio, Camila Fernanda (PUC-Campinas, 2020-02-11)Contabilizadas como um terço de todos os desastres naturais mundiais (SMITH, 1992), as inundações fazem parte de um processo natural, podendo ter suas consequências intensificadas por ações antrópicas, como urbanização, ... -
Consolidação de tecidos urbanos em Campinas: simultaneidades e condicionantes
Parahyba, Natalia Loureiro (PUC-Campinas, 2015-02-04)O crescimento de Campinas entre o final do século XX e o início do XXI, esteve apoiado na formação de tecidos urbanos fragmentados, distantes e mal conectados entre si e da região central. A presente pesquisa investiga as ... -
Constituição dos sentidos subjetivos em crianças pré-escolares
Barbeiro, Gisela Augusta Paro Anderson (PUC-Campinas, 2006-05-02)O objetivo do presente estudo foi identificar e entender como se constituem os sentidos subjetivos de crianças pré escolares. Nesta pesquisa embasou-se no conceito da Teoria da Subjetividade de González Rey, e enfocou ... -
Construção da docência: trajetórias de professores de ginástica no ensino superior
Lima, Helaine Cristina Ferreira (PUC-Campinas, 2010-12-16)Esta pesquisa tratou da trajetória de formação de docentes que ministram disciplinas de ginástica na Educação Física no Ensino Superior. O problema que norteou o estudo foi: a formação acadêmica e profissional de docentes ... -
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA)
Gobbo, Jessica Particelli (PUC-Campinas, 2016-12-16)Considerando-se a importância do projeto de vida para o adolescente e a ausência de instrumentos nacionais para acessá-lo, a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala para avaliar projetos de vida de ... -
Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
Bassinello, Priscila Zaia (PUC-Campinas, 2014-12-04)Considerando as diversas dificuldades encontradas a respeito das Altas Habilidades / Superdotação (tais como definição, identificação / avaliação de indivíduos, ausência de instrumentos específicos), a presente pesquisa ... -
Construção de escala de indicadores socioemocionais em crianças e adolescentes
Santos, Maristela Volpe dos (PUC-Campinas, 2016-02-17)As habilidades socioemocionais, também chamadas de competências socioemocionais, têm sido, cada vez mais, destacadas na literatura científica internacional, dada sua influência em diversos indicadores de sucesso escolar, ... -
Construção de escala de potencial criativo para organizações
Spadari, Gabriela Fabbro (PUC-Campinas, 2015-12-15)O presente estudo teve como objetivo a construção de uma escala para avaliação de características de criatividade no contexto organizacional, assim como a condução dos primeiros estudos de investigação de suas qualidades ...