Navegação por autor "Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da"
Itens para a visualização no momento 21-31 de 31
-
Narrativas infantis mediadas: a-propria-ação da memória de crianças sobre suas experiências na educação infantil
Lisboa, Eliana de Cássia Martins (PUC-Campinas, 2016-12-16)Esta pesquisa parte da seguinte questão: as narrativas memorialísticas infantis podem ser afetadas por produções fílmicas? Desta questão, derivamos o objetivo geral: analisar se as narrativas memorialísticas de crianças ... -
O pulsar pedagógico : estratégias e desafios de uma coordenadora na formação de professoras
Dutra, Priscila Pereira (PUC-Campinas, 2014-02-14)Há tempos pergunta-se sobre a atuação do Coordenador Pedagógico (CP) como formador de formadores, considerando-o importante articulador e transformador da realidade educacional. Durante nossas experiências profissionais, ... -
O desenvolvimento da atenção mediada na educação infantil e sua relação com as práticas pedagógicas
Lains, Lucimar Barros de Almeida Delman (PUC-Campinas, 2016-02-29)O desenvolvimento da atenção mediada na Educação Infantil e sua relação com as práticas pedagógicas é o tema deste trabalho, fundamentado na abordagem Histórico-cultural.Tem como sujeitos, crianças de cinco a seis anos ... -
O desenvolvimento da linguagem oral: possibilidades a partir de um jogo de regras
Mello, Tânia Mara dos Santos (PUC-Campinas, 2021-01-21)A pesquisa parte do pressuposto da importância da linguagem para o desenvolvimento do psiquismo humano e das possibilidades de tal processo ser mediado pela utilização de atividades que envolvam o jogo de regras enquanto ... -
O uso de fantoches e a construção de narrativas por crianças da educação infantil
Araujo, Marcela Aparecida Moreira (PUC-Campinas, 2019-02-21)Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma turma de 19 crianças, pertencentes a uma escola privada de Educação Infantil. O material empírico foi produzido pela proposição de atividades de leitura e de reconto ... -
Pedir ajuda: uma estratégia de aprendizagem pelo olhar de crianças de cinco e seis anos
Dal'Ava, Luciana Rodrigues Ferreira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)A investigação faz parte da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente e insere-se na perspectiva social cognitiva, com ênfase ... -
Políticas públicas de avaliação: a avaliação externa e a realidade educacional da microrregião de Januária-MG
Marinho, Railma Aparecida Cardoso (PUC-Campinas, 2010-02-25)A presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas de avaliação, qualidade de ensino e avaliação externa e teve por objetivo identificar como a implementação de políticas públicas relacionadas à ... -
Práticas discursivas colaborativas: possibilidades (des)envolventes para a alfabetização na educação infantil
Bortolozo, Célia Regina Fialho (PUC Campinas, 2022-02-18)Em tempos de supervalorização de métodos de alfabetização, de expansão acelerada de discursos divergentes, contraditórios e até antagônicos sobre o currículo da Educação Infantil, de políticas públicas voltadas para a ... -
Relatórios de estágio curricular na educação infantil e a formação do professor crítico
Vaughn, Luciane (PUC-Campinas, 2015-02-26)Trata-se de uma pesquisa sobre o estágio curricular em Educação Infantil em um Curso de Pedagogia, cujo objetivo geral é investigar como esta disciplina pode contribuir para a formação de um professor crítico, cuja práxis ... -
Sobre poetas e músicos: a criação do aluno como fonte de inspiração
Serrano, Lúcio Cesar de Mattos (PUC-Campinas, 2019-02-04)Essa dissertação apresenta o resultado da pesquisa efetuada sobre uma organização pedagógica peculiar denominada Ateliê. Tem como participantes alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e envolvimento de todos os ... -
A transição da educação infantil para o ensino fundamental durante a pandemia da Covid-19: implicações emocionais e pedagógicas
Araujo, Marcela Aparecida Moreira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, ...