Navegação por autor "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
Itens para a visualização no momento 61-80 de 1528
-
A experiência intersubjetiva na ludoterapia humanista: uma perspectiva fenomenológica
Bezerra, Mharianni Ciarlini de Sousa (PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa qualitativa objetivou compreender, fenomenologicamente, a experiência vivida por psicoterapeutas e crianças no acontecer clínico da ludoterapia de orientação humanista. A fenomenologia, desenvolvida por Edmund ... -
A experiência parental de casais homoafetivos: uma abordagem psicanalítica
Ribeiro, Letícia Jóia (PUC-Campinas, 2018-12-11)Diferentes configurações familiares têm surgido na esteira das transformações sociais nas relações interpessoais e familiares que marcam a contemporaneidade. Entre os novos arranjos familiares, a família homoparental é a ... -
A experiência religiosa presente no dogma da Imaculada Conceição
Landgraf, Robert Donizeti (PUC-Campinas, 2018-02-21)A presente pesquisa tem como objeto o dogma da Imaculada Conceição proclamado pelo Papa Pio IX com a Ineffabilis Deus de 8 de dezembro de 1854, colocando fim a um longo processo histórico de controvérsias em torno da ... -
A experiência vivida de mães de filhos diagnosticados como autistas e sofrimento social
Zavaglia, Marina Miranda Fabris (PUC-Campinas, 2020-01-28)O presente estudo tem por objetivo compreender psicanaliticamente a experiência vivida de mulheres que têm filhos que apresentam condições especiais, as quais, afetando a conquista de independência e autonomia, exigem ... -
A experiência vivida por pessoas diagnosticadas como autistas, a partir de encontros dialógicos
Fadda, Gisella Mouta (PUC-Campinas, 2020-02-11)Atualmente, o comprometimento nas áreas de interação e comunicação social associado a comportamentos repetitivos e estereotipados constituem os dois elementos fundamentais na categorização diagnóstica do Transtorno do ... -
A ferrovia no espaço urbano de Assis/SP: da preservação do patrimônio edificado à defesa da paisagem
Mota, Bárbara Moraes da (PUC-Campinas, 2014-02-21)O projeto propõe uma análise atual do desenvolvimento urbano da área central de Assis, a partir do estudo do potencial de aproveitamento dos edifícios remanescentes e do espaço urbano definido pela malha ferroviária na ... -
A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
Pozzebon, Paulo Moacir Godoy (PUC-Campinas, 2021-11-22)O presente trabalho tematiza as contribuições da filosofia da pessoa humana e da filosofia da educação do filósofo francês Jacques Maritain para análise e proposição de políticas públicas educacionais. O problema que norteia ... -
A formação continuada de professores e a literatura: estratégias de leitura e seleção de obras
Pedersen, Simone Alves (PUC-Campinas, 2017-02-09)A literatura infantil tem sido objeto de muitas pesquisas na formação do leitor e tem gerado interesse em diversas áreas. Nesse estudo, partiu-se do pressuposto de que os procedimentos utilizados pelos docentes e a seleção ... -
A formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental: o caso da rede municipal de Campinas
Alves, Marco Aurélio (PUC-Campinas, 2016-02-17)Esta pesquisa visa compreender a constituição e os princípios que norteiam a formação continuada de professores do Ensino Fundamental dos anos finais, dando enfoque no caso do município de Campinas nos últimos cincos anos ... -
A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
Abrahão, Raquel de Carvalho Ruiz (PUC-Campinas, 2006-06-19)Neste início de século, vivemos um borbulhar de transformações sociais, políticas, educacionais, paradigmáticas. Frente a esse panorama, a necessidade de docentes que saibam enfrentar as inúmeras contradições vividas nas ... -
A formação continuada do professor: uma experiência com o ensino médio em rede
Ribeiro, Eloisa Helena Rodrigues Matielo (PUC-Campinas, 2006-05-26)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições da Universidade para a formação ... -
A formação continuada dos profissionais de educação infantil da rede municipal de Campinas e o desenvolvimento dos processos simbólicos na criança
Costa, Celly dos Santos (PUC-Campinas, 2016-02-24)O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professor e Práticas Pedagógicas, teve como objetivo investigar como o oferecimento dos cursos de formação continuada, da rede municipal de Campinas, envolvendo ... -
A formação das identidades urbanas em São Luís do Paraitinga e Bananal: patrimônio arquitetônico e religioso
Assumpção, Rodrigo Vitorino (PUC-Campinas, 2009-02-19)A primeira ocupação do Vale do Paraíba está vinculada à busca da mão-de-obra indígena e do ouro, que posteriormente se consolida por meio da conquista dos portugueses. Fazendo uso das trilhas indígenas, os colonizadores ... -
A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
Cella, Silvana Machado (PUC-Campinas, 2007-04-25)O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e visa refletir sobre o educador que dedica seu trabalho ao ensino de adolescentes que cometeram ato infracional. ... -
A formação do arte-educador frente à epistemologia do ensino da arte: relações, contradições e perspectivas
Fisch, Carolina Betioli Ribeiro (PUC-Campinas, 2006-06-05)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, pretendeu identificar quais teorias de ensino da arte embasam o documento Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, qual ... -
A formação do Distrito de Rebouças: origem do município de Sumaré
Oliveira, Eliana Cristo de (PUC-Campinas, 2008-06-26)Este trabalho analisa o processo de estruturação da área inicial da cidade de Sumaré no final do século XIX e início do século XX, quando este município ainda era chamado de bairro de Rebouças , povoado de Rebouças e depois ... -
A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
Silva, Cássia Regina Braguieri da (PUC-Campinas, 2007-08-21)Inserida na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , esta pesquisa tem como objetivo promover reflexões sobre a formação do fonoaudiólogo para o trabalho junto à Educação Inclusiva de crianças ... -
A formação do professor : formas de exclusão na educação inclusiva
Monfardini, Clementina Terezinha de Jesus (PUC-Campinas, 2003-10-29)A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa "Universidade e Formação de Professores para o Ensino Fundamental e Médio". Objetiva analisar, por meio do estudo de duas unidades escolares de 1a a 4a séries da rede ... -
A formação do professor de história frente aos paradigmas do conhecimento: o curso de história no centro do debate
Giesbrecht, Daniel Florence (PUC-Campinas, 2005-04-01)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem como objetivo analisar o processo de formação de professores de História frente aos principais paradigmas que envolvem ... -
A formação do professor e a prática escolar: dilemas e perspectivas para o ensino de matemática com pesquisa
Alves, José Flaudemir (PUC-Campinas, 2004-11-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo buscar reflexões sobre como o ensino com pesquisa se faz presente na formação do professor de Matemática ...