Navegação por título
Itens para a visualização no momento 83-102 de 2386
-
A formação do professor de história frente aos paradigmas do conhecimento: o curso de história no centro do debate
(PUC-Campinas, 2005-04-01)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem como objetivo analisar o processo de formação de professores de História frente aos principais paradigmas que envolvem ... -
A formação do professor e a prática escolar: dilemas e perspectivas para o ensino de matemática com pesquisa
(PUC-Campinas, 2004-11-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo buscar reflexões sobre como o ensino com pesquisa se faz presente na formação do professor de Matemática ... -
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
(PUC-Campinas, 2007-03-15)A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de ... -
A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
(PUC-Campinas, 2004-11-29)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. ... -
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
(PUC-Campinas, 2007-06-18)Partindo do pressuposto de que o conhecimento da realidade é condição para o exercício da cidadania e tendo em conta que, numa sociedade em que os meios de comunicação de massa ganham cada vez maior importância na ... -
A função da informação na formação de público para a arte
(PUC-Campinas, 2007-06-01)Estudo da arte sob a ótica da Ciência da Informação com o objetivo de identificar a função da informação na formação do público de arte. Para isso empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar a ... -
A função social do símbolo Reino de Deus: três fases de transição
(PUC-Campinas, 2016-12-14)A presente Dissertação investiga a função social do símbolo Reino de Deus e o papel que desempenhou durante períodos específicos da história da religião cristã, bem como as formas com que foi apropriada como poder de ... -
¨A gente não tem noção¨: pontos de vista de professores de uma escola pública de Campinas (SP) em relação ao Programa Bolsa Família
(PUC-Campinas, 2015-02-20)O presente estudo visa compreender os pontos de vista dos professores sobre a importância do Programa Bolsa Família (PBF) como forma de enfrentamento da pobreza por meio da frequência escolar. Para isso, foi apresentado ... -
A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
(PUC-Campinas, 2008-02-12)O objetivo deste trabalho é analisar os registros produzidos a partir da escuta das vozes infantis e refletir sobre como essas vozes, confiáveis e protagonistas, participam da (re) direção das práticas pedagógicas. A ... -
A hermenêutica ricoeuriana aplicada à análise da religião: uma contribuição às Ciências da Religião
(PUC Campinas, 2021-12-16)Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre a análise da religião à luz da hermenêutica ricoeuriana, na qual buscou-se evidenciar a contribuição de Paul Ricoeur às Ciências da Religião. Inserido na tradição filosófica, ... -
A hora H: o imaginário coletivo de profissionais da saúde mental sobre a adolescência
(PUC-Campinas, 2011-02-15)O objetivo desse estudo é investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de profissionais da área da saúde mental sobre o adolescente contemporâneo. Justifica-se, à luz da observação de certa inquietação por parte de ... -
A ideia de cidade: a fundação da vila de Sorocaba e seus primeiros desmembramentos no século XVIII, Itapeva, Itapetininga e Apiaí
(PUC-Campinas, 2018-02-26)Objetiva-se alcançar, com a presente pesquisa, a ideia de cidade com a qual o modo português de fundação de cidades foi empregado na colônia portuguesa na América. Isto através do ritual fundacional de ereção, que foi feito ... -
A idéia de vida em comunidade - a apropriação contemporânea do conceito de vila: estudo de caso no município de Campinas
(PUC-Campinas, 2011-02-16)Este trabalho propõe o estudo de uma nova tipologia habitacional que nos últimos anos vem sendo recorrente nos grandes centros urbanos tanto no tecido disperso como no já consolidado. A tipologia de vila, que alem de ... -
A Igreja perante a modernidade e a secularização: uma análise à luz da Carta Encíclica Rerum Novarum
(PUC-Campinas, 2021-02-24)Em meio ao tumultuado século XIX, o papado de Leão XIII (1878-1903) surge como uma leitura diferenciada de seus predecessores, registrados na Encíclica Rerum Novarum. Trata- se do primeiro documento do Magistério ... -
A implementação da lei 10.639/03 por meio do Mipid em Campinas (SP): a luta pelo reconhecimento no combate ao racismo institucionalizado brasileiro
(PUC-Campinas, 2014-02-25)A dissertação tem como objetivo compreender o processo de elaboração da política pública de ação afirmativa na forma da Lei nº 10639/03 e delimitar os possíveis desdobramentos das ações do programa Memória e Identidade ... -
A imposição do consenso: limites e possibilidades na experiência participativa do Conselho de Meio Ambiente em Jundiaí
(PUC-Campinas, 2010-02-23)A presente pesquisa, tendo em vista os conflitos ambientais decorrentes do desenvolvimento capitalista no espaço urbano, tem por finalidade analisar as inovações institucionais de participação da sociedade civil e problematizar ... -
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2017-02-07)O objetivo desta pesquisa é compreender o sentido da indiferença em relação ao conhecimento escolarizado, para jovens dos primeiros anos do ensino médio noturno, de uma escola publica estadual, de uma cidade do interior ... -
A influência do contexto escolar na maneira de brincar de crianças da educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-12-14)Esta pesquisa trata do brincar de faz de conta na escola de educação infantil. A problemática a ser investigada e o objetivo central da pesquisa é compreender e identificar se as diferenças no contexto escolar (professor, ... -
A influência do estilo parental no stress do adolescente
(PUC-Campinas, 2005-02-04)O objetivo deste estudo foi averiguar a relação entre o estilo parental percebido e o nível de stress dos adolescentes. Cem adolescentes, 37 do sexo masculino e 63 do sexo feminino, na faixa etária entre 13 e 18 anos, ... -
A influência do treino de controle do stress nas relações interpessoais no trabalho
(PUC-Campinas, 2010-02-05)Na vida moderna, o stress tem se tornado um problema de saúde muito comum, tanto no âmbito profissional como pessoal. Suas conseqüências nas organizações são percebidas pelas licenças médicas e absenteísmo, queda de ...