Navegação por autor "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
Itens para a visualização no momento 421-440 de 1528
-
Construção de subtestes para avaliação da inteligência de crianças deficientes visuais
Campos, Carolina Rosa (PUC-Campinas, 2012-12-13)Diante da lacuna existente na avaliação cognitiva de populações especiais, essa pesquisa teve como objetivo a construção de três subtestes (verbal, memória e lógico-espacial) para avaliação da inteligência de crianças ... -
Construção e evidências de validade e precisão de escala de estilos de aprendizagem em universitários
Silva, Gildene do Ouro Lopes (PUC-Campinas, 2011-02-04)O presente estudo apresenta a construção e evidências de validade e precisão de Escala de Estilos de Aprendizagem em Universitários. A escala foi construção da com base no modelo teórico dos estilos de aprendizagem ... -
Construção e validação da escala de estilos de comunicação
Lourençoni, Maria Angela (PUC-Campinas, 2013-02-21)O estilo de comunicação pode facilitar ou dificultar as relações sociais, portanto é relevante identificar o estilo que cada indivíduo possui, considerando os tipos de temperamentos, e manifesta como interlocutor. Neste ... -
Construção e validação da escala de estressores ocupacionais das linhas de produção
Cusatis Neto, Rafael (PUC-Campinas, 2007-02-12)As ciências em geral necessitam cada vez mais de instrumentos que forneçam medidas objetivas e reprodutíveis. Os objetivos da pesquisa foi elaborar e validar uma Escala de Estressores Ocupacionais para funcionários da linha ... -
Construção e validação de escala de posse
Elyseu Júnior, Sebastião (PUC-Campinas, 2006-05-12)Trata-se da construção e validação de uma escala de posse de auto-relato, baseada na experiência clínica e numa teoria etológica da posse, que a postula como uma tendência instintiva de o indivíduo obter e/ou manter o ... -
Construção e validação de um instrumento de clima para criatividade nas organizações empresariais
Crespo, Mari Lucia Figueiredo (PUC-Campinas, 2005-06-21)O presente estudo teve como objetivo principal construir e validar uma Escala de Clima para Criatividade em Organizações Empresariais (QCC), bem como investigar a precisão da escala e comparar a percepção do clima criativo ... -
Construção e validação de uma escala de otimismo para adultos
Santos, Márcia Calixto dos (PUC-Campinas, 2018-02-23)O otimismo é uma característica psicológica fundamental para atingir objetivos e resultados satisfatórios em diferentes áreas da vida. Em função da importância desse construto e das lacunas teóricas referentes à sua avaliação ... -
Construção e validação do inventário de estilos de temperamento do professor
Bachert, Cristina Maria D Antona (PUC-Campinas, 2015-02-25)O estilo de temperamento de um professor reflete seu modo preferencial de perceber e reagir às demandas do ambiente escolar, influenciando a maneira como ensina e como se relaciona com os alunos em sala de aula. Para a ... -
Construção identitária e políticas públicas: ancestralidade africana, açúcar e nutrição pela narrativa autobiográfica de uma educadora
Paula, Luzia Maria de (PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma narrativa autobiográfica de uma educadora, abordando o ensino da cultura afro-brasileira e africana a partir de uma perspectiva interdisciplinar e o tema transversal da educação ... -
Construção, uso e disseminação da informação em grupos de pesquisa por meio de ambientes virtuais de colaboração
Ramos, Amauri Pereira (PUC-Campinas, 2006-10-05)Os computadores e a Internet nas universidades e organismos de pesquisa têm se mostrado um elemento com potencial para a dinamização da construção, uso e disseminação da informação para o trabalho colaborativo dos grupos ... -
Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
Teodoro, Wanderson Luís (PUC-Campinas, 2019-12-12)A presente dissertação se insere no campo de estudos sobre eficácia escolar, o mesmo que, segundo a literatura, reúne estudos preocupados em compreender os fenômenos que ocorrem em escolas que promovem de forma duradoura ... -
Construindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social
Martins, Edivaldo Cesar Camarotti (PUC-Campinas, 2015-02-26)O projeto de pesquisa foi desenvolvido no curso de pós-graduação scricto sensu, mestrado em educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Está enquadrado no campo das ciências sociais, especificamente na área ... -
Consumo de energia e qualidade do serviço em redes IEEE802.11
Biazotto, Luiz Henrique (PUC-Campinas, 2012-06-28)Atualmente, o crescimento do consumo de energia elétrica se constitui em preocupação mundial, devido à possibilidade de escassez das fontes primárias. Em especial, o consumo de energia elétrica associado às redes de ... -
Contos sem fadas: mães e filhos em situação de violência doméstica
Corbett, Elisa (PUC-Campinas, 2014-02-27)O presente estudo objetiva investigar a experiência emocional de mulheres-mães em situação de violência, visando demonstrar que a violência doméstica contra a mulher atinge sistematicamente os seus filhos, causando sofrimento ... -
Contribuição a teoria do espaço, a dialética das escalas: compartimentos espaciais e suas abrangências territoriais
Manetti, Claudio (PUC-Campinas, 2018-02-06)Esta tese parte da seguinte inquirição: para compreender a plenitude do espaço é preciso subdividi-lo em partes? A construção de métodos de análise que considere a ressignificação da Totalidade, passa por um processo ... -
Uma contribuição ao debate sobre a sustentabilidade do biocombustível etanol hidratado aplicado a frota nacional de veículos automotores leves “flex”.
Olmos, Alexandre (PUC-Campinas, 2019-01-30)Introdução – O recém aprovado programa ROTA 2030 incentivará as empresas fabricantes a melhorarem a eficiência energética do etanol hidratado nos motores “Flex” dos veículos, assim como ocorreu no programa INOVAR-AUTO. As ... -
Contribuição da ciência da informação para criação de um plano de segurança da informação
Ramos, Isaías de Queiroz (PUC-Campinas, 2007-02-27)As organizações lidam diariamente com informações que têm assumido valores distintos no mundo dos negócios. As informações consideradas estratégicas e de apoio às tomadas de decisão necessitam de gerenciamento e garantia ... -
Contribuição da tríade ciência da informação, sistemas de informação e tecnologia da informação e comunicação nas estratégias competitivas organizacionais: o setor moveleiro de Votuporanga
Silva, Marildo Domingos da (PUC-Campinas, 2006-10-09)A importância da tríade Ciência da Informação, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação e Comunicação na definição de estratégias competitivas empresariais é fato no moderno ambiente econômico global. Esse conjunto, ... -
Contribuição do building information modeling para a sustentabilidade a partir da certificação AQUA-HQE no âmbito da construção civil
Galvão, Paulo Henrique Giungi (PUC-Campinas, 2020-12-15)A construção civil é um setor importante na indústria, cooperando para o desenvolvimento socioeconômico a partir da infraestrutura, redução do déficit habitacional e geração de emprego e renda. Porém, a construção civil ... -
Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos
Tabacow, Luiz Samuel (PUC-Campinas, 2006-05-29)Este trabalho, inserido na linha de Pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores, constitui-se num estudo de produção teórica de pesquisadores de ensino/aprendizagem que relevam o papel do cérebro no referido ...