Navegação por título
Itens para a visualização no momento 63-82 de 2386
-
A experiência de psicólogos como residentes em programa multiprofissional em saúde
(PUC-Campinas, 2016-12-14)Esta pesquisa objetivou compreender fenomenologicamente a experiência de psicólogos que vivenciaram, recentemente, a formação profissional num curso de especialização em caráter de residência multiprofissional em redes de ... -
A experiência de usuários em um centro de convivência: um estudo fenomenológico
(PUC-Campinas, 2019-02-06)Essa pesquisa objetivou compreender a experiência de pessoas que frequentam um Centro de Convivência (CECO) a partir do relato de suas vivências. Os CECO’s são instituições públicas que compõem as redes de Atenção à Saúde ... -
A experiência intersubjetiva na ludoterapia humanista: uma perspectiva fenomenológica
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa qualitativa objetivou compreender, fenomenologicamente, a experiência vivida por psicoterapeutas e crianças no acontecer clínico da ludoterapia de orientação humanista. A fenomenologia, desenvolvida por Edmund ... -
A experiência parental de casais homoafetivos: uma abordagem psicanalítica
(PUC-Campinas, 2018-12-11)Diferentes configurações familiares têm surgido na esteira das transformações sociais nas relações interpessoais e familiares que marcam a contemporaneidade. Entre os novos arranjos familiares, a família homoparental é a ... -
A experiência religiosa presente no dogma da Imaculada Conceição
(PUC-Campinas, 2018-02-21)A presente pesquisa tem como objeto o dogma da Imaculada Conceição proclamado pelo Papa Pio IX com a Ineffabilis Deus de 8 de dezembro de 1854, colocando fim a um longo processo histórico de controvérsias em torno da ... -
A experiência vivida de mães de filhos diagnosticados como autistas e sofrimento social
(PUC-Campinas, 2020-01-28)O presente estudo tem por objetivo compreender psicanaliticamente a experiência vivida de mulheres que têm filhos que apresentam condições especiais, as quais, afetando a conquista de independência e autonomia, exigem ... -
A experiência vivida por pessoas diagnosticadas como autistas, a partir de encontros dialógicos
(PUC-Campinas, 2020-02-11)Atualmente, o comprometimento nas áreas de interação e comunicação social associado a comportamentos repetitivos e estereotipados constituem os dois elementos fundamentais na categorização diagnóstica do Transtorno do ... -
A ferrovia no espaço urbano de Assis/SP: da preservação do patrimônio edificado à defesa da paisagem
(PUC-Campinas, 2014-02-21)O projeto propõe uma análise atual do desenvolvimento urbano da área central de Assis, a partir do estudo do potencial de aproveitamento dos edifícios remanescentes e do espaço urbano definido pela malha ferroviária na ... -
A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
(PUC-Campinas, 2021-11-22)O presente trabalho tematiza as contribuições da filosofia da pessoa humana e da filosofia da educação do filósofo francês Jacques Maritain para análise e proposição de políticas públicas educacionais. O problema que norteia ... -
A formação continuada de professores e a literatura: estratégias de leitura e seleção de obras
(PUC-Campinas, 2017-02-09)A literatura infantil tem sido objeto de muitas pesquisas na formação do leitor e tem gerado interesse em diversas áreas. Nesse estudo, partiu-se do pressuposto de que os procedimentos utilizados pelos docentes e a seleção ... -
A formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental: o caso da rede municipal de Campinas
(PUC-Campinas, 2016-02-17)Esta pesquisa visa compreender a constituição e os princípios que norteiam a formação continuada de professores do Ensino Fundamental dos anos finais, dando enfoque no caso do município de Campinas nos últimos cincos anos ... -
A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
(PUC-Campinas, 2006-06-19)Neste início de século, vivemos um borbulhar de transformações sociais, políticas, educacionais, paradigmáticas. Frente a esse panorama, a necessidade de docentes que saibam enfrentar as inúmeras contradições vividas nas ... -
A formação continuada do professor: uma experiência com o ensino médio em rede
(PUC-Campinas, 2006-05-26)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições da Universidade para a formação ... -
A formação continuada dos profissionais de educação infantil da rede municipal de Campinas e o desenvolvimento dos processos simbólicos na criança
(PUC-Campinas, 2016-02-24)O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professor e Práticas Pedagógicas, teve como objetivo investigar como o oferecimento dos cursos de formação continuada, da rede municipal de Campinas, envolvendo ... -
A formação das identidades urbanas em São Luís do Paraitinga e Bananal: patrimônio arquitetônico e religioso
(PUC-Campinas, 2009-02-19)A primeira ocupação do Vale do Paraíba está vinculada à busca da mão-de-obra indígena e do ouro, que posteriormente se consolida por meio da conquista dos portugueses. Fazendo uso das trilhas indígenas, os colonizadores ... -
A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
(PUC-Campinas, 2007-04-25)O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e visa refletir sobre o educador que dedica seu trabalho ao ensino de adolescentes que cometeram ato infracional. ... -
A formação do arte-educador frente à epistemologia do ensino da arte: relações, contradições e perspectivas
(PUC-Campinas, 2006-06-05)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, pretendeu identificar quais teorias de ensino da arte embasam o documento Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, qual ... -
A formação do Distrito de Rebouças: origem do município de Sumaré
(PUC-Campinas, 2008-06-26)Este trabalho analisa o processo de estruturação da área inicial da cidade de Sumaré no final do século XIX e início do século XX, quando este município ainda era chamado de bairro de Rebouças , povoado de Rebouças e depois ... -
A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
(PUC-Campinas, 2007-08-21)Inserida na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , esta pesquisa tem como objetivo promover reflexões sobre a formação do fonoaudiólogo para o trabalho junto à Educação Inclusiva de crianças ... -
A formação do professor : formas de exclusão na educação inclusiva
(PUC-Campinas, 2003-10-29)A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa "Universidade e Formação de Professores para o Ensino Fundamental e Médio". Objetiva analisar, por meio do estudo de duas unidades escolares de 1a a 4a séries da rede ...