Browsing by Author "Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes"
Now showing items 1-20 of 20
-
A formação do arte-educador frente à epistemologia do ensino da arte: relações, contradições e perspectivas
Fisch, Carolina Betioli Ribeiro (PUC-Campinas, 2006-06-05)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, pretendeu identificar quais teorias de ensino da arte embasam o documento Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, qual ... -
A música, a narrativa e a formação de professores
Serodio, Liana Arrais (PUC-Campinas, 2008-02-12)Pesquisa sobre o uso da narrativa na formação do educador musical. É baseada na convicção de que a argumentação verbal importa para o diálogo sobre o ensino de música e que este potencialmente leva à democratização da ... -
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
Biazzi, Maria Fernanda Rocha Tabacow (PUC-Campinas, 2006-05-29)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo verificar como a história de vida de professores e suas experiências escolares com a avaliação, seja ... -
Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
Santos, Jurandir dos (PUC-Campinas, 2005-11-30)Este estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e visa investigar, conhecer e descrever as experiências e práticas avaliativas e as possíveis mudanças advindas da avaliação ... -
Desafios da educação superior na atualidade: trajetórias docentes
Bernardo, Maria Angélica Baldassa (PUC-Campinas, 2006-02-01)Este trabalho tem por objeto de pesquisa a educação superior, a formação e a atuação do docente, profissional da educação. Inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem por objetivo ... -
Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
Bissaro, Andréia (PUC-Campinas, 2005-02-11)O objetivo do presente estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e formação de professores, é investigar a prática pedagógica dos professores. Os sujeitos deste estudo são os professores do Curso de ... -
Especialistas, professores e pedagogos: afinal, que profissional é formado na pedagogia?
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz (PUC-Campinas, 2007-02-12)O presente texto, inserido na linha de pesquisa Universidade, docência e formação de professores , tem como objetivo principal reconhecer o papel do curso de Pedagogia no Brasil, que profissional forma e qual a sua ... -
Formação continuada para docentes no ensino superior: análise de um programa
Bortoletto, Marcia Lima (PUC-Campinas, 2009-12-11)O presente trabalho tem como proposta analisar os desafios e as perspectivas da formação continuada no ensino superior, visando promover um fazer consciente do processo ensino e aprendizagem. Apresenta historicamente como ... -
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
Vieira, Sérgio Eduardo Fazanaro (PUC-Campinas, 2007-12-06)Esta pesquisa tem por finalidade verificar a contribuição da Disciplina de Filosofia nos cursos superiores de Administração. O recorte dado ao estudo tem como objeto de análise uma Instituição de Ensino Superior no interior ... -
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
Zanellato, José Roberto (PUC-Campinas, 2008-02-11)O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, ... -
O potencial educacional do cinema de animação: três experiências na sala de aula
Vieira, Tatiana Cuberos (PUC-Campinas, 2008-06-10)Este estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do educador, mostra a força da arte da animação como meio didático e suas conseqüências positivas na formação do aluno, que vive imerso em uma ... -
O professor universitário para o curso de administração sob a ótica dos alunos
Bullentini, Eduardo Baptista (PUC-Campinas, 2006-11-27)O presente trabalho propõe-se analisar o trabalho docente num curso noturno de uma Instituição de ensino superior particular, especificamente uma faculdade de Administração, sob a ótica dos alunos. Partindo da constatação ... -
O trabalho docente no curso de direito: a visão dos alunos
Cabral, Rosemary Cardoso (PUC-Campinas, 2006-08-25)Baseado na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, este trabalho apresenta como ponto principal a preocupação com a prática docente numa Instituição de Ensino Superior na cidade de Campinas/SP. ... -
Poesia na sala de aula: um exercício ético e estético
Neves, Cynthia Agra de Brito (PUC-Campinas, 2008-08-04)Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, mostra como a poesia tem sido trabalhada nas aulas de literatura do Ensino Médio de escolas da rede pública e privada de ensino ... -
Por uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professores
Amorim, Verussi Melo de (PUC-Campinas, 2007-03-15)É-se professor ao formar-se professor. Em assim considerando a formação docente, como um continuum que se faz indefinIda e inacabadamente, e não meramente através de obtenção de títulos ou cursos de licenciatura, a questão ... -
Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso
Simões, Daniela Dantas Ribeiro (PUC-Campinas, 2009-12-16)Este estudo contextualiza o ensino técnico industrial, a partir da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, considerando o movimento sociocultural e político em torno da construção e do surgimento dessa instituição. ... -
Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração
Miranda, Suelânia Oliveira Araujo (PUC-Campinas, 2009-12-11)A presente dissertação discute as relações entre o trabalho e a educação no ensino superior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadores de hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior ... -
Psicomotricidade e formação de professores: uma proposta de atuação
Ferronatto, Sônia Regina Brizolla (PUC-Campinas, 2006-06-01)Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores analisa o curso de Pedagogia da Puc-Campinas, tratando do seguinte questionamento: A Psicomotricidade como uma disciplina do ... -
Um estudo sobre a formação do educador: tecnologia e avaliação
Florentino, Eva Conceição Aparecida (PUC-Campinas, 2007-06-29)O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre uma experiência na formação de professores implementada no município de Jundiaí, estado de São Paulo. Tem por objeto de estudo a ampliação das discussões sobre as ... -
Um olhar sobre os formadores de formadores do UNIARAXÁ: identidades e práticas
Lodi, Ivana Guimarães (PUC-Campinas, 2005-11-18)Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores. Busca investigar o caminho percorrido e as práticas docentes, através de relatos orais, de 10 educadores do Instituto Superior ...