Browsing by Author "Rios, Monica Piccione Gomes"
Now showing items 1-14 of 14
-
Articulação entre a prova Brasil e a avaliação institucional das escolas da rede pública municipal de Campinas (SP)
Cruz, Carla Daniela Ramos da (PUC-Campinas, 2019-12-17)A partir da década de 1990, as políticas públicas de avaliação foram adquirindo destaque, período este, em que se deu a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o objetivo de realizar diagnósticos da ... -
Avaliação da extensão universitária
Pontes, Marina Piason Breglio (PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa visa apresentar um estudo sobre a avaliação da Extensão Universitária no Brasil, no contexto da política avaliativa oficial vigente no país, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Na ... -
Avaliação do sistema de avaliação escolar (SAEsc): concepção de gestores e professores de uma escola particular do município de Campinas
Pansani, Katia Verginia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação e no Grupo de Pesquisa: Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais – GRAPSE. A priori, considera-se o potencial dessa pesquisa ... -
Desafios, avanços e perspectivas da avaliação da qualidade da educação infantil na rede pública municipal de educação de Campinas (SP)
Christianini, Aline Gasparim (PUC-Campinas, 2019-12-10)A Educação Infantil constitui a primeira etapa da Educação Básica. A qualidade do ensino oferecido nesta primeira etapa reflete nas posteriores. O objetivo geral deste estudo é investigar os desafios, os avanços e as ... -
Efeitos do ENADE no curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (Fatec) – Percepção de Gestores e Professores
Silva, Benedito Carlos Florêncio (PUC-Campinas, 2019-04-03)Após meio século desde a sua fundação, o Centro Paula Souza é considerado a maior referência do Brasil em Ensino Técnico e Tecnológico gratuito de qualidade. Por essa razão e pelo compromisso com a educação pública de ... -
Inovação curricular e SINAES: os casos de dois cursos de engenharia
Teixeira Junior, Paulo Roberto (PUC-Campinas, 2020-02-28)Este estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas (PPGE/PUCCAMP), na linha de pesquisa “Políticas Públicas de Educação”, pôs em relevo e conexão três categorias: Sinaes, currículo e inovação ... -
Meta-avaliação do programa de avaliação externa em larga escala implementado por uma rede privada de Educação Básica de abrangência nacional
Silva, Thalita Regina Garcia da (PUC Campinas, 2022-02-22)As avaliações em larga escala que integram as políticas públicas de avaliação no Brasil avançam para a terceira década de atuação, desde as primeiras iniciativas nos anos 1990. As diferentes esferas do poder público, nos ... -
O contributo da arte para a construção da qualidade do ensino fundamental 1: uma perspectiva freinetiana
Ceribelli, José Fernando Whitaker (PUC-Campinas, 2021-02-23)A arte nos anos iniciais do ensino fundamental apresenta relevância à medida que constitui contributo para o desenvolvimento integral da criança, sobretudo considerando-se os aspectos cognitivos e emocionais. Sua expressão ... -
Os efeitos do SINAES no curso de turismo da Puc-Campinas: percepção dos gestores, professores e egressos
Pontes, Marina Piason Breglio (PUC-Campinas, 2017-12-15)Nas últimas seis décadas, o turismo experimentou uma contínua expansão e diversificação, convertendo-se em um dos setores econômicos de maior envergadura e crescimento do mundo e exigindo uma profissionalização que implica ... -
Participação dos alunos com deficiência no SARESP: um estudo da arte
Conceição, Diego Henrique de Assis da (PUC-Campinas, 2020-12-18)A trajetória da educação no Brasil evidencia um percurso de exclusão para as pessoas com deficiência. As modificações em relação ao que se entendia por inclusão vão de encontro ao conceito de pessoa e de cidadão de cada ... -
Políticas intersetoriais e a construção da qualidade da educação infantil em Campinas (SP)
Olini, Aline Bernardineli (PUC-Campinas, 2020-12-18)O objetivo da pesquisa é investigar a relação entre as políticas intersetoriais e a construção da qualidade da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Campinas (SP). As políticas intersetoriais propõem uma ... -
Qualidade do ensino de escolas da rede pública municipal de Campinas (SP): ações da equipe de gestão escolar
Oliveira, Izabela Dellangelica Carvalho de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)A qualidade do ensino de escolas da rede pública no Brasil constitui ainda, nas décadas do século XXI, um desafio à educação básica. Com a nova configuração da sociedade que circunscreve um cenário de pandemia e isolamento ... -
Qualidade do ensino médio integral de Pernambuco: percepções de gestores escolares e professores
Andrade, Maria Cláudia Ferreira de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)A política pública de avaliação da educação básica, com o centramento em avaliações em larga escala, vem ocorrendo no Brasil desde a década de 1990, e vem se intensificando neste século XXI. Neste cenário, tem sobressaído ... -
Saresp e Enem: efeitos no currículo do ensino médio integral em escolas públicas estaduais do município de Campinas na percepção de gestores e professores
Greve, Larissa Franciane (PUC-Campinas, 2017-02-14)As avaliações têm potencial para desencadear ações que contribuam para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e para repensar o currículo. No que se refere ao ensino médio, entre as avaliações externas aplicadas ...