Browsing by Subject "avaliação"
Now showing items 1-17 of 23
-
A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2007-03-27)Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores e refere-se à avaliação da aprendizagem. Os objetivos que a norteiam estão relacionados à formação de professores, à ... -
A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
(PUC-Campinas, 2006-06-19)Neste início de século, vivemos um borbulhar de transformações sociais, políticas, educacionais, paradigmáticas. Frente a esse panorama, a necessidade de docentes que saibam enfrentar as inúmeras contradições vividas nas ... -
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
(PUC-Campinas, 2006-05-29)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo verificar como a história de vida de professores e suas experiências escolares com a avaliação, seja ... -
Avaliação do Problem-Based Learning no curso de administração
(PUC-Campinas, 2012-12-14)O método Problem-Based Learning (PBL) tem como propósito tornar o aluno capaz de construir o aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras e o prepara ... -
Avaliação do processamento auditivo em pré-escolares
(PUC-Campinas, 2006-03-06)A avaliação do Processamento Auditivo é um ganho no diagnóstico dos distúrbios da comunicação humana e na identificação de crianças de risco para distúrbios de aprendizagem. Os indivíduos com desordem do Processamento ... -
Avaliação dos processos de comunicação e informação com base na gestão da informação e inteligência competitiva: um estudo de caso da união social camiliana
(PUC-Campinas, 2007-03-19)Nos últimos 11 anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras sofreram uma série de transformações devido às políticas de abertura do Ensino Superior criadas pelo Governo Federal. Esta abertura fez com que uma ... -
Avaliação e ensino médio: o caso de uma escola pública de Itupeva
(PUC-Campinas, 2009-12-09)A pesquisa teve como objetivo investigar a realidade de uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Itupeva, interior do Estado de São Paulo, com foco nas avaliações aplicadas aos alunos da terceira ... -
Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
(PUC-Campinas, 2009-03-17)Este trabalho trata da Avaliação Institucional na Educação Infantil. Tem por objetivo analisar o processo de implantação de uma experiência de Avaliação Institucional vivenciada por uma Escola Municipal de Educação Infantil ... -
Avaliação na educação básica, o estado do conhecimento na Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação (1999-2008)
(PUC-Campinas, 2011-02-25)A presente dissertação objetiva estudar o estado do conhecimento sobre a produção científica da Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, em torno da temática da avaliação na educação básica. O estudo ... -
Biblioteca universitária: uma análise sobre os padrões de qualidade atribuídos pelo Ministério da Educação ao contexto brasileiro
(PUC-Campinas, 2004-03-11)A presente dissertação aborda a importância da biblioteca universitária, sua finalidade junto às instituições de Ensino Superior e a necessidade de se estabelecer um sistema de avaliação adequado, visando seu melhor ... -
Construção e validação de um instrumento de clima para criatividade nas organizações empresariais
(PUC-Campinas, 2005-06-21)O presente estudo teve como objetivo principal construir e validar uma Escala de Clima para Criatividade em Organizações Empresariais (QCC), bem como investigar a precisão da escala e comparar a percepção do clima criativo ... -
Critérios de progresso em psicoterapias de crianças na avaliação de psicoterapeutas
(PUC-Campinas, 2012-02-28)Apesar de largamente praticadas, as psicoterapias de crianças contam com um volume bastante reduzido de pesquisas empíricas para a avaliação de sua eficiência. Os estudos disponíveis abarcam uma variedade de temas entre ... -
Desafios da avaliação em um projeto sócio-educativo: assistência social, ONG e escola pública
(PUC-Campinas, 2011-02-18)Trata-se de um estudo sobre uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), uma organização não-governamental (ONG) e uma escola pública estadual de uma cidade do interior ... -
Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas
(PUC-Campinas, 2004-06-28)Este trabalho nasceu da inquietação acerca da formação do enfermeiro para o trabalho educativo. Objetivou verificar os valores atribuídos pelos Enfermeiros à função de educador e docente do profissional de enfermagem. A ... -
Estudo da qualidade da acessibilidade da informação judicial pela internet no Brasil: o indicador do CEJA
(PUC-Campinas, 2007-03-06)Estudo que discorre sobre o contexto, história, objeto da Ciência da Informação e a influência da internet e hipertexto como precondição de acesso e recuperação de informação judicial e cidadania. A pesquisa adentra na ... -
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
(PUC-Campinas, 2008-02-11)O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, ... -
Os efeitos do SINAES no curso de administração
(PUC-Campinas, 2015-12-15)Desde os anos 90 o Brasil vem implementando políticas de avaliação educacional em larga escala. Na Educação Superior, tivemos o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) em 1993, o Exame ...