Navegação por autor "Tassoni, Elvira Cristina Martins"
Itens para a visualização no momento 21-26 de 26
-
Os caminhos reflexivos/formativos percorridos por uma professora alfabetizadora: um estudo autobiográfico
Jesus, Deise Cristina Carvalho de (PUC-Campinas, 2017-02-15)Esta pesquisa tem como objetivo compreender o meu processo reflexivo como movimento potencializador do meu desenvolvimento pessoal e profissional docente, por meio das rememorações que fiz/faço a partir da minha participação ... -
Possibilidades, limites e contradições nas relações família e escola (não) mediadas por política de governo
Alves, Leandro Gaspareti (PUC-Campinas, 2014-02-25)As relações entre escola e família vêm sendo apontadas pela literatura e pela política neoliberal, especialmente na década de 1990, como importantes para combater o fracasso e promover o sucesso escolar. Alguns estudos têm ... -
Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
Ribeiro, Roberta Soares (PUC-Campinas, 2012-02-24)Este trabalho tem como objetivo apresentar as práticas de leitura e escrita propostas por uma professora de língua portuguesa aos alunos do 2° ano do Ensino Médio e as influências de tais práticas na formação destes alunos, ... -
Problem-based learning no ensino fundamental: uma pesquisa colaborativa
Borochovicius, Eli, (PUC-Campinas, 2020-09-23)O Problem-Based Learning (PBL) tem por objetivo ampliar o conhecimento e o desenvolvimento das habilidades em trabalho coletivo, cooperativo e colaborativo, iniciado com situações-problema hipotéticas. Apesar de o PBL ter ... -
A transição entre educação infantil e ensino fundamental nos documentos curriculares municipais de Campinas: a alfabetização em foco
Alencar, Mariana Gonçalves de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-15)Esta investigação insere-se na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente em torno da infância e do desenvolvimento de processos ... -
Um olhar sobre a relação dialógica entre os autores do guia de planejamento e orientações didáticas do Programa Ler e Escrever e o professor
Carvalho, Tânia Maria Gebin de (PUC-Campinas, 2016-02-25)O presente trabalho busca identificar as relações dialógicas entre os autores do material didático do Programa Ler e Escrever e o professor, para qual leitor presumido escrevem as orientações didáticas e os textos de ...