Browsing by Title
Now showing items 1025-1044 of 1834
-
O labor da pessoa com deficiência: Intersecções entre a lei de cotas e o preconizado pelo trabalho decente frente a Agenda 2030
(PUC-Campinas, 2020-11-04)A jornada pela inclusão social da pessoa com deficiência através do mercado de trabalho, aproxima-se de sua terceira década de discussões acerca da Lei 8.213 de Julho de 1991, a denominada lei de cotas. No entanto, permanece ... -
Lazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação física
(PUC-Campinas, 2005-11-18)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e investiga as concepções de lazer e recreação dos discentes do curso de graduação de uma faculdade de Educação ... -
Legislação para habitação de interesse social: estudo de caso do município de Campinas
(PUC-Campinas, 2006-03-27)Pesquisa sobre a legislação para habitação de interesse social, sua origem e trajetória. Com a extinção do Banco Nacional de Habitação - BNH, as leis de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social são utilizadas como ... -
A legitimidade do ministério público na exclusão do herdeiro indigno e as hipóteses de exclusão do herdeiro
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-09)O presente trabalho tem como objetivo tratar sobre a questão da legitimidade do Ministério Público para a propositura da ação declaratória de indignidade, objetivando garantir que o herdeiro que tenha cometido alguma ... -
A Lei Maria da Penha na delegacia da mulher: uma análise a partir da criminologia feminista
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)A Lei Maria da Penha, criada em 2006, inovou no ordenamento jurídico infraconstitucional, ao tratar a questão da violência de gênero sofrida pela mulher, no âmbito da unidade doméstica, da família, ou ocorrida em qualquer ... -
Leitura e produção de textos escritos na formação do professorando do curso de pedagogia
(PUC-Campinas, 2006-06-20)Este trabalho, que se insere na linha de pesquisa Estudos em Avaliação, tem por objetivo avaliar as práticas de leitura e de escrita vivenciadas pelas professorandas do curso de Pedagogia de uma instituição particular ... -
Ler e escrever na escola: significados e sentidos atribuídos pelas crianças
(PUC-Campinas, 2020-02-20)O presente estudo é uma pesquisa empírica do tipo explicativa, desenvolvida no 3º ano do Ensino Fundamental, término do ciclo de alfabetização. A compreensão do processo de alfabetização e da dinâmica de sala de aula é ... -
Ler e escrever: quando aprender? A BNCC para a alfabetização
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)Esta pesquisa trata da linguagem escrita enfocando de forma crítica a proposta para a alfabetização apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC e as competências para a alfabetização no 1º ano do Ensino ... -
Ler para Aprender... Matemática: Uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de estratégias de compreensão autorregulada da leitura nas aulas de Matemática de um 6º ano do Ensino Fundamental
(PUC-Campinas, 2019-02-19)Este trabalho relata o desenvolvimento de uma pesquisa de intervenção pedagógica cujo objetivo principal foi investigar em que medida o ensino sistemático de estratégias de compreensão autorregulada da leitura nas aulas ... -
Letramentos digitais críticos no combate às fake news: ensino e aprendizagem de língua portuguesa para práticas sociais na internet
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-16)Esta pesquisa tem como objetivo geral entender de que forma o conceito e a prática de letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, em função de um desenvolvimento da compreensão e ... -
Liberdade de expressão e a desinformação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-06-15)O presente trabalho visa à análise da liberdade de expressão e da desinformação, fenômeno este em crescente debate na sociedade, especialmente diante das últimas eleições. Para tanto, foram reunidas posições sobre a liberdade ... -
Liberdade de expressão na era digital: desafios, perspectivas e aplicações
(PUC-Campinas, 2021-02-22)O trabalho investiga e analisa criticamente as transformações nas configurações normativas da liberdade de expressão e os principais desafios ao seu exercício impostos pela era digital. A questão é abordada por meio de uma ... -
Liberdade religiosa no Brasil do século XIX: uma análise a partir do jornal ultramontano o Apóstolo (1866-1891)
(PUC-Campinas, 2018-12-18)O século XIX foi o período que consagrou a entrada do Brasil na chamada modernidade política, fenômeno representado pela configuração de um novo ordenamento político das sociedades ocidentais, composto pelo moderno Estado ... -
A limitação etária no reconhecimento de filiação socioafetiva no âmbito extrajudicial
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-17)A presente pesquisa tem por objetivo analisar a pertinência da limitação etária no reconhecimento de filiação socioafetiva no âmbito extrajudicial e demonstrar a relevância do Registro Civil de Pessoas Naturais como ... -
Limites e possibilidades na contribuição para a mudança social: uma avaliação da formação em Psicologia Social Comunitária no Brasil
(PUC-Campinas, 2014-12-17)O objetivo desta pesquisa é o de realizar uma avaliação da psicologia social comunitária (PSC) no Brasil a partir de um olhar sobre seu aspecto da formação. Parte-se da compreensão de que a PSC se apresenta como alternativa ... -
Linguagem escrita e música: possibilidades para o processo de alfabetização
(PUC-Campinas, 2018-02-22)O presente estudo é uma pesquisa participante do tipo intervenção, que conta com alunos de ciclo de alfabetização concluído, sem, no entanto, estarem alfabetizados. A música foi assumida como eixo norteador do trabalho. ... -
Linguagem oral de crianças de zero a três anos: concepções e práticas de professoras de educação infantil
(PUC-Campinas, 2017-12-18)Esta pesquisa trata do desenvolvimento da linguagem oral de crianças de zero a três anos de idade na Educação Infantil, cujo objetivo central situa-se em conhecer concepções e práticas de professoras relativas ao desenvolvimento ... -
Linha de cuidado à saúde mental e atuação fonoaudiológica: revisão documental e de literatura
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)A linha de cuidado em saúde mental é fundamentada no modelo assistencial comunitário, em que as ações nos serviços devem ser construídas em conjunto entre os profissionais que compõem a equipe multidisciplinar e o ... -
Linha de cuidado em aleitamento materno: revisão documental e de literatura fonoaudiológica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)O Aleitamento Materno (AM) é evidenciado como uma das ações isoladas de maior impacto na diminuição da morbimortalidade infantil. Por isso, é preconizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização ... -
Lisboa: uma escrit(ur)a sobre a minha pele-papel
(PUC-Campinas, 2019-03-28)Esta pesquisa é a instigante e angustiante escrita do romance da minha vida, no qual a língua(gem), que me excita e me mata, também me permite cartografar minhas relações com ela, com a cultura, com a paisagem, com o ...