Browsing by Title
Now showing items 1572-1591 of 2349
-
O processo formativo do Programa Ler e Escrever: uma análise da rede de formações proposta pelo Estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2014-02-19)Esta pesquisa investigou o processo de formação proposto pelo Programa Ler e Escrever do estado de São Paulo, com foco na figura do Professor Coordenador como formador. O programa é uma política da Secretaria de Educação ... -
O professor de corpo inteiro: a dança circular como fonte de promoção e desenvolvimento da consciência
(PUC-Campinas, 2014-02-18)Esta pesquisa investigou a potencialidade de intervenções que se utilizam de expressões artísticas na promoção da tomada de consciência de professores da rede pública de ensino sobre suas condições de docência e seu papel ... -
O professor e a inclusão do aluno com déficit de atenção e hiperatividade
(PUC-Campinas, 2007-02-08)O principal objetivo deste estudo foi identificar como o professor conceitua o Déficit de Atenção/ Hiperatividade(DA/H). Os dados, coletados através de questionário elaborado especificamente para este estudo, foram analisados ... -
O professor universitário para o curso de administração sob a ótica dos alunos
(PUC-Campinas, 2006-11-27)O presente trabalho propõe-se analisar o trabalho docente num curso noturno de uma Instituição de ensino superior particular, especificamente uma faculdade de Administração, sob a ótica dos alunos. Partindo da constatação ... -
O Programa Bolsa Família e o desafio da construção uma vida nova: percepções das mães de crianças beneficiárias do programa matriculadas em uma escola de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2014-02-11)O recebimento do benefício do Programa Bolsa Família (PBF), política pública de transferência de renda do governo federal destinado a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza está vinculado ao cumprimento de ... -
O programa cultura de paz: um estudo sobre a autorregulação de jovens aprendizes na perspectiva docente
(PUC Campinas, 2021-12-14)Essa pesquisa foi fundamentada na teoria sociocognitiva e estudos sobre cultura de paz. Estudantes que autorregulam sua aprendizagem são aqueles que assumem a responsabilidade pessoal para controlar e dirigir – em termos ... -
O programa de inclusão digital do governo brasileiro: análise sob a perspectiva da interseção entre ciência da informação e interação humano computador
(PUC-Campinas, 2006-11-17)Estudo sobre análise do papel da Interação Humano- Computador na inclusão digital, pela perspectiva da Ciência da Informação, fazendo uma reflexão do Programa de Inclusão Digital do Governo Brasileiro. Discute a Interação ... -
O Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Matemática: avanços e perspectivas diante das pesquisas educacionais e das exigências legais
(PUC-Campinas, 2003-12-16)Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, e justifica-se pelo fato de os Projetos Pedagógicos das instituições de ensino superior serem, de uma maneira geral, bem ... -
O ProUni sob a ótica de docentes e da direção do curso de pedagogia de uma instituição de ensino do interior do estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2019-06-26)O Programa Universidade para Todos – ProUni, criado em 2004 e institucionalizado em 2005, tem como objetivo a concessão de bolsas parciais e integrais a jovens estudantes da rede pública de ensino médio, com renda per ... -
O psicólogo e a saúde pública: uma leitura fenomenológica das vivências cotidianas de estagiários na atenção básica
(PUC-Campinas, 2006-08-14)A história da profissão do psicólogo, confunde-se com a própria inserção deste profissional no campo da atenção à saúde pública e suas vicissitudes. No entanto, ainda prevalece um distanciamento entre a formação de psicólogos ... -
O psicólogo e o bebê abrigado: um estudo winnicottiano
(PUC-Campinas, 2015-02-09)A presente pesquisa tem como objetivo investigar psicanaliticamente a inserção do psicólogo em abrigo institucional que atende bebês, a partir do reconhecimento de que a provisão de cuidados ambientais, nas fases iniciais ... -
O que se faz e o que se diz: auto-relatos emitidos por terapeutas comportamentais
(PUC-Campinas, 2008-05-15)O presente trabalho tem o objetivo de verificar as relações entre os auto-relatos emitidos por terapeutas comportamentais sobre seus próprios comportamentos na interação com seus clientes e os respectivos comportamentos ... -
O ranking da revista Playboy “melhores faculdades do Brasil” na educação superior brasileira (1981-2000)
(PUC-Campinas, 2017-10-11)Rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias internacionais, regionais e nacionais são fenômenos presentes na educação superior desde o século XX e que vêm se expandindo neste século XXI, com a presença dos ... -
O retorno dos jesuítas ao Brasil: o caso ituano entre 1856-1918
(PUC-Campinas, 2017-12-11)A presente pesquisa busca analisar a trajetória dos clérigos jesuítas instalados em Itú, desde o retorno da Ordem, em 1856, até 1918, quando transferem-se para São Paulo. Antes um dos principais redutos da formação regalista ... -
O sentido da vida: prevenção de stress e burnout do professor
(PUC-Campinas, 2004-12-10)Foi estudada uma amostra de 28 professoras do ensino fundamental quanto à interação entre stress, burnout e sentido e quanto à eficácia de dois tipos de treinamento para redução do stress excessivo. Utilizou-se como ... -
O sentido do trabalho para o profissional de T.I.: uma abordagem experiencial
(PUC-Campinas, 2020-02-05)Essa pesquisa objetivou compreender os elementos significativos a respeito do sentido do trabalho e seus desdobramentos em relação à saúde do trabalhador de Tecnologia de Informação (T.I.). O tema vem sendo explorado sob ... -
O sentimento trágico e o sentido religioso em Miguel de Unamuno.
(PUC-Campinas, 2019-06-27)A presente pesquisa aborda questões referentes à relação entre o religioso e os ideais seculares da modernidade no que diz respeito à demanda por sentido pessoal para a vida. Busca-se, pois, situar o lugar próprio do ... -
O Shopping Iguatemi em Campinas e a sociedade de consumo da urbanização dispersa
(PUC-Campinas, 2017-02-22)Este trabalho investiga a metrópole contemporânea (Região Metropolitana de Campinas) com enfoque na urbanização dispersa e no processo de urbanização no qual se insere o Shopping Iguatemi na cidade de Campinas, considerando ... -
O Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – São Paulo: trajetória, metodologias e resultados no curso técnico de nível médio em mecânica
(PUC-Campinas, 2018-12-17)A presente dissertação se insere no campo dos estudos produzidos sobre sistemas de avaliação educacional em larga escala, especificamente sobre a avaliação da educação profissional técnica de nível médio. O problema norteador ... -
O Sistema de espaços livres e a paisagem urbana: considerações sobre Piracicaba/SP
(PUC-Campinas, 2013-02-18)O presente trabalho analisa o Sistema de Espaços Livres Públicos da cidade de Piracicaba/SP. Considera tanto os aspectos quantitativos quanto os qualitativos por meio da análise da distribuição, articulação e complementariedade ...