Navegação por título
Itens para a visualização no momento 1572-1591 de 2371
-
O perfil e a influência do mentor na produção de escritores
(PUC-Campinas, 2006-02-07)O trabalho investigou o perfil dos mentores e sua influência na produção literária de escritores brasileiros, verificando as características pessoais e as barreiras ao processo de produção literária de escritores com ... -
O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática
(PUC-Campinas, 2001-02-01)Resgata a trajetória histórica do periódico Educar em Revista do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná realizando análise de conteúdo da produção científica expressa nos seus artigos e/ou documentos sob o ... -
O plural em foco: um estudo sobre a experienciação grupal
(PUC-Campinas, 2007-12-04)Esta pesquisa objetivou compreender a experiência de uma equipe formada por estudantes universitários em relação à tarefa de elaborar um projeto acadêmico, ao longo de um ano letivo. O referencial teórico foi a Psicologia ... -
O poder de agir de trabalhadoras da assistência social no contexto neoliberal
(PUC-Campinas, 2015-05-26)A presente dissertação, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, busca investigar o poder de agir de ... -
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
(PUC-Campinas, 2008-02-11)O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, ... -
O posicionamento social do educador : um estudo sobre a participação coletiva em projetos educacionais
(PUC-Campinas, 2005-12-07)O presente trabalho visa desvendar os elementos que favorecem o envolvimento de educadores em projetos coletivos, assim como contribuir para a formação de educadores e gestores educacionais. Está inserido na linha de ... -
O potencial educacional do cinema de animação: três experiências na sala de aula
(PUC-Campinas, 2008-06-10)Este estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do educador, mostra a força da arte da animação como meio didático e suas conseqüências positivas na formação do aluno, que vive imerso em uma ... -
O problema do mal em Andrés Torres Queiruga
(PUC Campinas, 2021-12-17)Entende-se que o mal sempre foi um problema para o ser humano. A história do conhecimento humano e das religiões sempre buscaram respostas para esse problema. Esse estudo visa apresentar o problema do mal repensado na ... -
O procedimento multicriterial como contribuição para a tomada de decisão em empreendimentos educacionais privados
(PUC-Campinas, 2008-05-29)O setor econômico educacional privado brasileiro passa por uma situação de retração estrutural de sua demanda desde o final da década passada e com isso a tomada de decisão para novos investimentos tem se tornado uma grande ... -
O processo criativo em arte: percepção de artistas visuais
(PUC-Campinas, 2008-02-28)O trabalho visa investigar o processo criativo e sua dinâmica segundo a percepção de artistas visuais. Entrevistamos oito artistas visuais brasileiros renomados, ambos os sexos, faixa etária de 44 a 62 anos, com experiência ... -
O processo de autorregulação e a construção da representação de si: intervenção realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2020-02-13)A necessidade de melhoria do processo de ensino e de aprendizagem é o ponto que impulsionou a realização da pesquisa. Foram escolhidos dois temas que pautaram as discussões e investigação: a autorregulação da aprendizagem ... -
O processo de consciência em um movimento de trabalhadores na luta pela saúde
(PUC-Campinas, 2013-02-18)A pesquisa teve com objetivo estudar como se da o processo de consciência em um movimento de trabalhadores em luta por saúde e qual o papel da organização do grupo neste processo. A associação de Trabalhadores Expostos a ... -
O processo de construção da profissionalidade de professores de educação infantil: caminhos da formação inicial
(PUC-Campinas, 2012-02-14)Esta pesquisa aborda o processo de construção da profissionalidade de professores de educação infantil, cujo problema de investigação situa-se em conhecer como se dá esta construção na formação oferecida nos cursos de ... -
O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
(PUC-Campinas, 2009-12-21)Discutimos no presente trabalho, os desafios e possibilidades vivenciadas na construção da pesquisa e a opção pelo tema: formação de professores. Apresentamos em seguida, um breve histórico confrontando o passado e o ... -
O processo de expansão urbana recente da região sudoeste de Campinas: agentes e impactos
(PUC-Campinas, 2013-02-20)A presente pesquisa pretende compreender e analisar o processo de criação dos bairros Jardim Florence I e II, Parque Floresta, Jardim Itajaí, Jardim Lisa, Jardim Rossin, Jardim Satélite Iris, Jardim Santa Rosa, Chácaras ... -
O Processo de verticalização na cidade de Campinas: da gênese à Lei 640 de 1951
(PUC-Campinas, 2007-02-14)O processo de urbanização brasileiro se caracteriza pelo desenvolvimento acelerado de poucos centros e a metropolização é considerada a identidade deste processo. Nesse contexto a verticalização, que pode ser definida como ... -
O processo formativo do Programa Ler e Escrever: uma análise da rede de formações proposta pelo Estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2014-02-19)Esta pesquisa investigou o processo de formação proposto pelo Programa Ler e Escrever do estado de São Paulo, com foco na figura do Professor Coordenador como formador. O programa é uma política da Secretaria de Educação ... -
O professor de corpo inteiro: a dança circular como fonte de promoção e desenvolvimento da consciência
(PUC-Campinas, 2014-02-18)Esta pesquisa investigou a potencialidade de intervenções que se utilizam de expressões artísticas na promoção da tomada de consciência de professores da rede pública de ensino sobre suas condições de docência e seu papel ... -
O professor e a inclusão do aluno com déficit de atenção e hiperatividade
(PUC-Campinas, 2007-02-08)O principal objetivo deste estudo foi identificar como o professor conceitua o Déficit de Atenção/ Hiperatividade(DA/H). Os dados, coletados através de questionário elaborado especificamente para este estudo, foram analisados ... -
O professor universitário para o curso de administração sob a ótica dos alunos
(PUC-Campinas, 2006-11-27)O presente trabalho propõe-se analisar o trabalho docente num curso noturno de uma Instituição de ensino superior particular, especificamente uma faculdade de Administração, sob a ótica dos alunos. Partindo da constatação ...