Navegação por título
Itens para a visualização no momento 1841-1858 de 2374
-
Procedimentos e materiais que visam a melhoria do clima sociomoral e autorregulação: um estudo em uma sala do 2º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2017-02-07)Moralidade pode ser compreendida como regras de conduta que caracterizam as imposições e proibições que uma pessoa coloca sobre si. Mas para que a pessoa possa definir quais as melhores formas de ser e de agir é preciso ... -
Processo contemporâneo de expansão urbana: legislação urbanística e lógicas de produção do espaço urbano - estudo da região metropolitana de Campinas
(PUC-Campinas, 2016-02-04)Esta pesquisa tem como objeto, o processo contemporâneo de expansão urbana em municípios contidos em uma área metropolitana, sendo definido para fins do estudo empírico, a Região Metropolitana de Campinas RMC como recorte ... -
Processo de adaptação de uma intervenção psicológica para promoção de sentido na vida em adultos emergentes
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-25)A atual geração de jovens possui características específicas, se comparada às anteriores. Para explicitar e caracterizar todas as possíveis mudanças vividas pelos adolescentes nas sociedades contemporâneas ocidentais, a ... -
Processo de Investigação de Áreas Contaminadas: Análise Crítica e Estudo de Caso
(PUC-Campinas, 2018-02-27)Durante décadas, o solo foi utilizado como meio de disposição final de resíduos industriais e domésticos em virtude de seu suposto poder tampão e potencial de autodepuração, que permitiria sua recuperação sem o surgimento ... -
Processo de recolocação profissional de executivos: interação entre stress e habilidades sociais
(PUC-Campinas, 2012-02-24)A literatura sobre o mercado de trabalho aborda cada vez mais a preocupação com o bem-estar dos profissionais nas organizações. Também está crescente o estudo sobre a saúde dos indivíduos disponíveis para o mercado de ... -
Processo terapêutico analítico-comportamental em dois casos de transtorno dismórfico corporal
(PUC-Campinas, 2007-04-13)O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) consiste em uma preocupação exagerada com um defeito mínimo ou imaginado na aparência. Indivíduos diagnosticados desenvolvem comportamentos característicos como: checar no espelho, ... -
Processos de estresse-coping e saúde mental positiva na pandemia de covid-19: um estudo longitudinal com adultos.
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-12)A pandemia de COVID-19 impactou a saúde mental das pessoas, tanto pelas ameaças à saúde e à vida, quanto pelos riscos que representou à satisfação das necessidades psicológicas básicas (NPB) de competência, autonomia e ... -
Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso
(PUC-Campinas, 2009-12-16)Este estudo contextualiza o ensino técnico industrial, a partir da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, considerando o movimento sociocultural e político em torno da construção e do surgimento dessa instituição. ... -
Produção científica sobre depressão: análise de resumos (2004-2007)
(PUC-Campinas, 2008-02-17)A pesquisa teve como objetivo avaliar a produção científica sobre depressão no período de 2004 a 2007, com especial ênfase sobre a depressão masculina e os instrumentos utilizados para avaliá-la. Utilizando os verbetes, ... -
Produção científica sobre o idoso na PsycINFO (2003)
(PUC-Campinas, 2004-12-14)Com o aumento da longevidade e conseqüente aumento da produção científica sobre velhice, faz-se necessária uma análise do conhecimento gerado na área. Foi feita uma meta-análise dos estudos realizados na área de psicologia ... -
Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações
(PUC-Campinas, 2007-02-16)Esta pesquisa se propõe a analisar a influência da Psicanálise na Educação através de teses e dissertações da área escolar. Com o objetivo de analisar as tendências teóricas dos estudos sobre Psicanálise nas teses e ... -
Produção e disseminação de informação nas organizações: o papel da tecnologia da informação e a geração de conhecimento
(PUC-Campinas, 2006-02-24)Estudo sobre processos e técnicas de produção e disseminação de informação que se encontram subjacentes às práticas de gestão da informação e do conhecimento nas organizações. Para tanto, apresenta-se um processo genérico ... -
Produção e disseminação de informação tecnológica: a atuação da INOVA - Agência de Inovação da UNICAMP
(PUC-Campinas, 2006-10-10)Estudo sobre o processo de produção e disseminação da informação tecnológica, discutindo seu papel como propulsora da inovação nas organizações empresariais e a sua importância para a competitividade. Gerada em função das ... -
Produções imaginativas sobre a homoparentalidade por meio de narrativas interativas
(PUC-Campinas, 2013-02-20)Profundas transformações ocorreram na composição familiar, dando origem a novas configurações familiares, porém nenhum dos novos modelos é tão controverso quanto o modelo homoparental. Em nosso país esse novo arranjo tem ... -
Professional doctorate in the medical area in the light of world class universities
(Unimar (Universidade de Marília), 2021-05)Although, in 1965, the so-called Sucupira opinion, which established the foundations of Brazilian Graduate Studies, starting with the University Reform of 1968, established the need to create professional Master's and ... -
Professor e o uso da informática em escolas públicas: o exemplo de Campinas
(PUC-Campinas, 2010-02-22)Devido às mudanças ocorridas no mundo no setor social, político e econômico e à forte presença das novas tecnologias, a Educação se vê obrigada a refletir e gerar mudanças no seu cenário para acompanhar um processo de ... -
Professora, educadora ou babá? desafios para a reconstrução da identidade profissional na educação infantil
(PUC-Campinas, 2012-02-16)Este estudo aborda a formação de professores de educação infantil, cujo problema de pesquisa situa-se em conhecer o papel da formação inicial no processo de reconstrução de sua identidade profissional, objetivando investigar ... -
Professoras do 3º ano do ensino fundamental frente às dificuldades de aprendizagem em matemática e às decisões de encaminhamento para apoio psicológico e ou reforço escolar
(PUC-Campinas, 2014-02-03)O trabalho apresenta um estudo sobre as ações de professoras do 3º ano do Ensino Fundamental, relacionadas às decisões e encaminhamentos referentes aos alunos indicados como portadores de defasagem de aprendizagem em ...