Navegação por título
Itens para a visualização no momento 30-49 de 2374
-
A contribuição da visualização da informação para a ciência da informação
(PUC-Campinas, 2007-05-24)As informações armazenadas em meios digitais são apresentadas aos seus usuários de diversas formas, graças aos recursos computacionais disponíveis na atualidade. Sob esse contexto, ampliou-se a disponibilização de informações ... -
A contribuição dos processos de comunicação para a sustentabilidade: respostas à crise hídrica no âmbito das bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
(PUC Campinas, 2021-12-15)Entre os anos de 2014 e 2015, principalmente, o Sudeste brasileiro sofreu uma crise de escassez hídrica severa. O baixo volume de precipitações, o decaimento do nível dos reservatórios e as altas temperaturas tiveram grande ... -
A criança de seis anos no ensino fundamental de 9 anos: o processo de implementação ao longo de uma década no município de Itajubá/MG
(PUC-Campinas, 2014-12-17)A presente pesquisa tem por objetivo analisar a implantação e implementação do Ensino Fundamental de nove anos (EF) do município de Itajubá/MG, ao longo de uma década. Justifica-se o interesse por esse tema pelo pioneirismo ... -
A Criança sob o olhar de conselheiros de direitos
(PUC-Campinas, 2003-02-17)O presente estudo teve como objetivo identificar a concepção de conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente sobre criança e suas necessidades e comparar os discursos dos representantes do ... -
A criatividade nas organizações: das concepções às formas de avaliação
(PUC-Campinas, 2016-02-19)Nas empresas, a criatividade tem despertado grande interesse pela sua importância e expressão, pois sabe-se que para que uma empresa mantenha-se em um mercado altamente competitivo ela deve inovar e criar novas soluções a ... -
A Declaração de Significância Cultural como instrumento para a gestão do patrimônio e turismo culturais: o complexo hidrotermal e hoteleiro de Poços de Caldas
(PUC-Campinas, 2021-02-25)Esta pesquisa tem por objetivo compreender a tríade Integridade, Autenticidade e Significância Cultural e verificar, através da Declaração de Significância Cultural, a sua aplicabilidade como instrumento de gestão patrimonial ... -
A desconexão contemporânea da práxis da arquitetura e do urbanismo no Brasil
(PUC-Campinas, 2017-12-11)Para refletir sobre a contemporaneidade é necessário considerar os resquícios do passados como marcas dos processos históricos e somá-los à novos elementos que constituem a conjuntura do período atual. Considera-se que são ... -
A distribuição das oportunidades educacionais no âmbito municipal referenciados no índice de oportunidades da educação brasileira (IOEB): mapeamento e tendências da região metropolitana de Campinas
(PUC-Campinas, 2017-11-30)Esta dissertação aborda a questão das oportunidades educacionais na região metropolitana de Campinas, localizada no interior do Estado de São Paulo, envolvendo 19 municípios com grande heterogeneidade em termos socioeconômicos. ... -
A docência e o ensino bilíngue: desafios e formas de Enfrentamento
(PUC Campinas, 2022-02-23)O Brasil não é um país monolíngue. Há línguas representativas de grupos minoritários, que tendem a sofrer um apagamento, em razão da desvalorização, como ocorre, por exemplo, com as línguas nativas indígenas e as de ... -
A dominação carismática de lideranças femininas neopentecostais: do Culto das Princesas de Sarah Sheeva ao Casamento Blindado de Cristiane Cardoso
(PUC-Campinas, 2017-12-06)O “Culto das Princesas” da pastora Sarah Sheeva e o programa “Casamento Blindado” da jornalista Cristiane Cardoso suscitam questionamentos no que tange ao empoderamento feminino, sua relação com a modernidade líquida, a ... -
A economia da produção do conhecimento científico e as bases de dados
(PUC-Campinas, 2007-02-26)O trabalho aborda a questão das relações econômicas estabelecidas entre as etapas de produção, distribuição e uso da informação na cadeia produtiva do conhecimento, disponível nos provedores em linha, para compreender a ... -
A educação ambiental e a formação do educador crítico: estudo de caso em uma escola da rede pública
(PUC-Campinas, 2006-08-04)O presente trabalho objetiva contribuir para práticas pedagógicas relacionadas à formação continuada de professores, promovendo, através da escola, a compreensão sócio-política das questões ambientais, a partir dos ... -
A educação bilíngue por seus agentes em uma visão dialógica com a teoria da luta por reconhecimento
(PUC-Campinas, 2020-11-26)Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação”, e no Grupo de Pesquisa “Política e Fundamentos da Educação”, a ... -
A educação corporativa e os impactos na empregabilidade do trabalhador: um estudo do SENAC
(PUC-Campinas, 2009-02-19)O presente trabalho tem como objetivo conhecer o Programa de Educação Corporativa do SENAC São Paulo, organizado institucionalmente pelo Núcleo de Educação Corporativa, no intuito de analisar, através de estudo de caso, o ... -
A educação de jovens e adultos: uma análise dos aspectos subjetivos envolvidos no processo de alfabetização
(PUC-Campinas, 2009-12-16)Embora existam diversos programas para alfabetizar jovens e adultos, o analfabetismo ainda é um dos maiores problemas da população brasileira. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como o analfabetismo é ... -
A Educação Estatística para crianças: aprendizagens numa trajetória de pesquisa
(PUC-Campinas, 2017-12-04)A presente pesquisa teve como foco realizar um estudo sobre a Educação Estatística na infância por meio da investigação de uma sala de Educação Infantil de crianças de 3 a 6 anos. A questão problema assim ficou configurada: ... -
A educação infantil pública de Campinas e a formação continuada de professores: de qual formação falamos?
(PUC-Campinas, 2011-12-21)Trata-se de um estudo relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos com ele conhecer e refletir sobre as contribuições que a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas traz para ... -
A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
(PUC-Campinas, 2012-02-01)A pesquisa A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância ... -
A eficácia do treino de controle do stress infantil
(PUC-Campinas, 2010-02-10)Este estudo objetivou testar a eficácia de um método novo de tratamento do stress, designado treino psicológico de stress infantil (TCS-I) na redução da sintomatologia do stress em crianças de 08 anos a 09 anos anos de ... -
A escola de tempo integral no estado de São Paulo: um estudo de caso a partir do olhar dos profissionais das oficinas curriculares
(PUC-Campinas, 2013-02-14)O Projeto Escola de Tempo Integral foi implementado na rede estadual de São Paulo, no ano de 2006, por iniciativa do governo de estado. Tal processo contou com a publicação de documentos oficiais, como as Diretrizes da ...