Navegação por título
Itens para a visualização no momento 57-76 de 2363
-
A experiência de mães e pais no relacionamento com o filho diagnosticado com autismo: um estudo fenomenológico
(PUC-Campinas, 2015-12-02)O autismo é uma síndrome com características bastante heterogêneas que constituem um espectro complexo. Nesse contexto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória com o objetivo de compreender ... -
A experiência de mães refugiadas na clínica winnicottiana da maternidade
(PUC-Campinas, 2017-06-20)A transição para a maternidade é caracterizada por mudanças físicas, psicológicas e sociais cuja intensidade afetiva se acentua quando vivida em um contexto em que múltiplas vulnerabilidades se sobrepõem. A experiência de ... -
A experiência de mulheres mastectomizadas por câncer de mama: um estudo fenomenológico
(PUC-Campinas, 2021-02-03)Esta pesquisa, qualitativa de caráter exploratório, foi desenvolvida a partir dos pressupostos epistemológicos da fenomenologia proposta pelo filósofo alemão Edmund Husserl e dos norteadores teóricos e ontológicos da ... -
A experiência de pacientes de um serviço de atenção domiciliar
(PUC-Campinas, 2017-11-21)Esta pesquisa objetivou apreender fenomenologicamente a experiência de pacientes assistidos em domicílio a partir do relato de suas vivências. A Atenção Domiciliar (AD), tendência mundial que se encontra em processo de ... -
A experiência de profissionais da saúde no cuidado a pacientes em ambulatório de quimioterapia
(PUC-Campinas, 2013-12-17)Esta pesquisa buscou apreender a experiência de cuidar de pacientes oncológicos a partir do relato de profissionais da saúde que atuam em um ambulatório de quimioterapia de um hospital universitário do Estado de São Paulo. ... -
A experiência de profissionais de um CREAS em relação ao atendimento a mulheres em situação de violência
(PUC-Campinas, 2018-10-30)Esta pesquisa objetivou compreender a experiência de profissionais que atendem mulheres em situação de violência em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O CREAS é uma unidade pública gerada ... -
A experiência de psicólogos como residentes em programa multiprofissional em saúde
(PUC-Campinas, 2016-12-14)Esta pesquisa objetivou compreender fenomenologicamente a experiência de psicólogos que vivenciaram, recentemente, a formação profissional num curso de especialização em caráter de residência multiprofissional em redes de ... -
A experiência de usuários em um centro de convivência: um estudo fenomenológico
(PUC-Campinas, 2019-02-06)Essa pesquisa objetivou compreender a experiência de pessoas que frequentam um Centro de Convivência (CECO) a partir do relato de suas vivências. Os CECO’s são instituições públicas que compõem as redes de Atenção à Saúde ... -
A experiência intersubjetiva na ludoterapia humanista: uma perspectiva fenomenológica
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa qualitativa objetivou compreender, fenomenologicamente, a experiência vivida por psicoterapeutas e crianças no acontecer clínico da ludoterapia de orientação humanista. A fenomenologia, desenvolvida por Edmund ... -
A experiência parental de casais homoafetivos: uma abordagem psicanalítica
(PUC-Campinas, 2018-12-11)Diferentes configurações familiares têm surgido na esteira das transformações sociais nas relações interpessoais e familiares que marcam a contemporaneidade. Entre os novos arranjos familiares, a família homoparental é a ... -
A experiência religiosa presente no dogma da Imaculada Conceição
(PUC-Campinas, 2018-02-21)A presente pesquisa tem como objeto o dogma da Imaculada Conceição proclamado pelo Papa Pio IX com a Ineffabilis Deus de 8 de dezembro de 1854, colocando fim a um longo processo histórico de controvérsias em torno da ... -
A experiência vivida de mães de filhos diagnosticados como autistas e sofrimento social
(PUC-Campinas, 2020-01-28)O presente estudo tem por objetivo compreender psicanaliticamente a experiência vivida de mulheres que têm filhos que apresentam condições especiais, as quais, afetando a conquista de independência e autonomia, exigem ... -
A experiência vivida por pessoas diagnosticadas como autistas, a partir de encontros dialógicos
(PUC-Campinas, 2020-02-11)Atualmente, o comprometimento nas áreas de interação e comunicação social associado a comportamentos repetitivos e estereotipados constituem os dois elementos fundamentais na categorização diagnóstica do Transtorno do ... -
A ferrovia no espaço urbano de Assis/SP: da preservação do patrimônio edificado à defesa da paisagem
(PUC-Campinas, 2014-02-21)O projeto propõe uma análise atual do desenvolvimento urbano da área central de Assis, a partir do estudo do potencial de aproveitamento dos edifícios remanescentes e do espaço urbano definido pela malha ferroviária na ... -
A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
(PUC-Campinas, 2021-11-22)O presente trabalho tematiza as contribuições da filosofia da pessoa humana e da filosofia da educação do filósofo francês Jacques Maritain para análise e proposição de políticas públicas educacionais. O problema que norteia ... -
A formação continuada de professores e a literatura: estratégias de leitura e seleção de obras
(PUC-Campinas, 2017-02-09)A literatura infantil tem sido objeto de muitas pesquisas na formação do leitor e tem gerado interesse em diversas áreas. Nesse estudo, partiu-se do pressuposto de que os procedimentos utilizados pelos docentes e a seleção ... -
A formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental: o caso da rede municipal de Campinas
(PUC-Campinas, 2016-02-17)Esta pesquisa visa compreender a constituição e os princípios que norteiam a formação continuada de professores do Ensino Fundamental dos anos finais, dando enfoque no caso do município de Campinas nos últimos cincos anos ... -
A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
(PUC-Campinas, 2006-06-19)Neste início de século, vivemos um borbulhar de transformações sociais, políticas, educacionais, paradigmáticas. Frente a esse panorama, a necessidade de docentes que saibam enfrentar as inúmeras contradições vividas nas ... -
A formação continuada do professor: uma experiência com o ensino médio em rede
(PUC-Campinas, 2006-05-26)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições da Universidade para a formação ... -
A formação continuada dos profissionais de educação infantil da rede municipal de Campinas e o desenvolvimento dos processos simbólicos na criança
(PUC-Campinas, 2016-02-24)O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professor e Práticas Pedagógicas, teve como objetivo investigar como o oferecimento dos cursos de formação continuada, da rede municipal de Campinas, envolvendo ...