Navegação por título
Itens para a visualização no momento 592-609 de 2371
-
Concepções do professor alfabetizador: uma visão histórico-crítica?
(PUC-Campinas, 2004-09-23)Este trabalho pretende fazer uma análise das concepções do professor alfabetizador a respeito do conceito de criança, papel e função do educador, e o papel da interação como propulsora do desenvolvimento da criança. A ... -
Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-11)Os pais têm assumido cada vez mais responsabilidades no apoio à trajetória profissional de seus filhos e, nesse sentido, tornam-se protagonistas num processo em que a qualidade do percurso educacional e profissional ... -
Concepções sobre alfabetização: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia de Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-10)Em março de 2020 o Brasil foi assolado pelo SARS Cov-2, popularmente denominado Coronavírus, causando a Covid-19. Em virtude deste acontecimento, diversas medidas precisaram ser tomadas, incluindo o isolamento social. ... -
Concreto autoadensável produzido com resíduos de construção e demolição: propriedades mecânicas e reológicas
(PUC-Campinas, 2017-02-15)O elevado consumo de recursos naturais e energia, associado ao expressivo montante de resíduos sólidos gerados pelas atividades de construção civil faz deste setor um dos maiores responsáveis por impactos ambientais. A ... -
Concreto com fresado asfáltico aplicado em dispositivos de proteção e drenagem de obras viárias
(PUC-Campinas, 2017-02-07)Tendo em vista o grande volume gerado de resíduos pela indústria da construção aliado ao fato do crescente entendimento pela população da preservação ambiental, fez-se necessária a realização de estudos com o firme propósito ... -
Condições de trabalho docente e judicialização de vagas em creches
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-23)A Constituição Federal do Brasil de 1988 prevê em seu texto legal o direito à educação. Entendemos que o referido princípio legal deve ser respeitado, no entanto, a realidade demonstra que este direito é violado em ... -
Configuração do perfil e demandas dos usuários do serviço de assistência judiciária da PUC-campinas: contribuição para a ação do serviço social
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-11)Este trabalho teve por objetivo configurar o perfil dos usuários da Assistência Judiciária oferecida pela PUC-Campinas, explicitando as demandas que levam essa população a buscar esse serviço intermediado pelo Serviço ... -
Configuração epistemológica da Ciência da Informação no Brasil em uma perspectiva Pós-Moderna
(PUC-Campinas, 2004-02-20)A ciência na pós-modernidade reflete as revoluções científicas ocorridas no final do século XIX e início do século XX. As rupturas e crises paradigmáticas proporcionaram o debate em torno de uma nova ciência, na qual o ... -
Conflitos entre ocupação urbana e legislação ambiental: a configuração territorial atual do município de Suzano (SP)
(PUC-Campinas, 2013-02-13)O presente trabalho desenvolve uma análise crítica sobre o processo de ocupação dos espaços ambientalmente frágeis, apontando contradições existentes entre a realidade e a legislação que acarretam em níveis de precariedades ... -
Conflitos fundiários urbanos coletivos e justiça
(PUC-Campinas, 2016-12-12)Esta pesquisa se desenvolve a partir da análise de decisões judiciais de reintegração de posse nos conflitos fundiários urbanos coletivos. Analisam-se ocupações protagonizadas por movimentos pela moradia em duas regiões ... -
Conhecimento escolar e o desenvolvimento de competências
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-27)Observa-se que o termo “competência” tem ganhado centralidade para nortear os critérios nas orientações curriculares em alguns países europeus e latino-americanos. A justificativa usada para tal direcionamento é a ... -
Conhecimento, trabalho e redes de informação na sociedade capitalista
(PUC-Campinas, 2006-05-26)Análise da relação entre capital e conhecimento no sistema capitalista, buscando sua origem histórica e a forma como ela tem se desenvolvido ao longo do tempo, para entender como esta relação afeta a vida dos trabalhadores ... -
Conjunto de habitação, lazer e cultura: Teatro do Morro
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-15)Não informado pelo autor. -
Conjunto habitacional do Mangue
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-16)Não informado pelo autor. -
Conjunto Habitar Anhumas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-16)O projeto Conjunto Habitar Anhumas tem o propósito de investigar possíveis desenhos de implantação que conversem com uma nova centralidade na cidade. Ele está inserido entre estruturas urbanas que induzem um raciocínio ... -
Consciência dos ProUnistas sobre sua inserção no ensino superior
(PUC-Campinas, 2013-12-10)Esta pesquisa tem como participantes estudantes bolsistas do ProUni, ou seja, estudantes provindos de escolas públicas no ensino básico que têm a concessão de bolsas pelo governo federal em troca de isenção de impostos ... -
Consciência, ideologia e pobreza: sociabilidade humana e desigualdade social
(PUC-Campinas, 2007-12-11)Este trabalho surge de uma prática estabelecida em um contexto marcado pela desigualdade social. A inserção em uma escola pública, situada em Campinas, deu-se por meio do projeto "Risco à Proteção", financiado pelo CNPq. ... -
Considerações sobre a drenagem urbana: o caso das inundações em Campinas (2016-2018)
(PUC-Campinas, 2020-02-11)Contabilizadas como um terço de todos os desastres naturais mundiais (SMITH, 1992), as inundações fazem parte de um processo natural, podendo ter suas consequências intensificadas por ações antrópicas, como urbanização, ...