Navegação por título
Itens para a visualização no momento 598-615 de 2365
-
Configuração epistemológica da Ciência da Informação no Brasil em uma perspectiva Pós-Moderna
(PUC-Campinas, 2004-02-20)A ciência na pós-modernidade reflete as revoluções científicas ocorridas no final do século XIX e início do século XX. As rupturas e crises paradigmáticas proporcionaram o debate em torno de uma nova ciência, na qual o ... -
Conflitos entre ocupação urbana e legislação ambiental: a configuração territorial atual do município de Suzano (SP)
(PUC-Campinas, 2013-02-13)O presente trabalho desenvolve uma análise crítica sobre o processo de ocupação dos espaços ambientalmente frágeis, apontando contradições existentes entre a realidade e a legislação que acarretam em níveis de precariedades ... -
Conflitos fundiários urbanos coletivos e justiça
(PUC-Campinas, 2016-12-12)Esta pesquisa se desenvolve a partir da análise de decisões judiciais de reintegração de posse nos conflitos fundiários urbanos coletivos. Analisam-se ocupações protagonizadas por movimentos pela moradia em duas regiões ... -
Conhecimento escolar e o desenvolvimento de competências
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-27)Observa-se que o termo “competência” tem ganhado centralidade para nortear os critérios nas orientações curriculares em alguns países europeus e latino-americanos. A justificativa usada para tal direcionamento é a ... -
Conhecimento, trabalho e redes de informação na sociedade capitalista
(PUC-Campinas, 2006-05-26)Análise da relação entre capital e conhecimento no sistema capitalista, buscando sua origem histórica e a forma como ela tem se desenvolvido ao longo do tempo, para entender como esta relação afeta a vida dos trabalhadores ... -
Conjunto de habitação, lazer e cultura: Teatro do Morro
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-15)Não informado pelo autor. -
Conjunto habitacional do Mangue
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-16)Não informado pelo autor. -
Conjunto Habitar Anhumas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-16)O projeto Conjunto Habitar Anhumas tem o propósito de investigar possíveis desenhos de implantação que conversem com uma nova centralidade na cidade. Ele está inserido entre estruturas urbanas que induzem um raciocínio ... -
Consciência dos ProUnistas sobre sua inserção no ensino superior
(PUC-Campinas, 2013-12-10)Esta pesquisa tem como participantes estudantes bolsistas do ProUni, ou seja, estudantes provindos de escolas públicas no ensino básico que têm a concessão de bolsas pelo governo federal em troca de isenção de impostos ... -
Consciência, ideologia e pobreza: sociabilidade humana e desigualdade social
(PUC-Campinas, 2007-12-11)Este trabalho surge de uma prática estabelecida em um contexto marcado pela desigualdade social. A inserção em uma escola pública, situada em Campinas, deu-se por meio do projeto "Risco à Proteção", financiado pelo CNPq. ... -
Considerações sobre a drenagem urbana: o caso das inundações em Campinas (2016-2018)
(PUC-Campinas, 2020-02-11)Contabilizadas como um terço de todos os desastres naturais mundiais (SMITH, 1992), as inundações fazem parte de um processo natural, podendo ter suas consequências intensificadas por ações antrópicas, como urbanização, ... -
Consolidação de tecidos urbanos em Campinas: simultaneidades e condicionantes
(PUC-Campinas, 2015-02-04)O crescimento de Campinas entre o final do século XX e o início do XXI, esteve apoiado na formação de tecidos urbanos fragmentados, distantes e mal conectados entre si e da região central. A presente pesquisa investiga as ... -
Constituição dos sentidos subjetivos em crianças pré-escolares
(PUC-Campinas, 2006-05-02)O objetivo do presente estudo foi identificar e entender como se constituem os sentidos subjetivos de crianças pré escolares. Nesta pesquisa embasou-se no conceito da Teoria da Subjetividade de González Rey, e enfocou ... -
Construção da docência: trajetórias de professores de ginástica no ensino superior
(PUC-Campinas, 2010-12-16)Esta pesquisa tratou da trajetória de formação de docentes que ministram disciplinas de ginástica na Educação Física no Ensino Superior. O problema que norteou o estudo foi: a formação acadêmica e profissional de docentes ... -
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA)
(PUC-Campinas, 2016-12-16)Considerando-se a importância do projeto de vida para o adolescente e a ausência de instrumentos nacionais para acessá-lo, a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala para avaliar projetos de vida de ... -
Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
(PUC-Campinas, 2014-12-04)Considerando as diversas dificuldades encontradas a respeito das Altas Habilidades / Superdotação (tais como definição, identificação / avaliação de indivíduos, ausência de instrumentos específicos), a presente pesquisa ... -
Construção de escala de indicadores socioemocionais em crianças e adolescentes
(PUC-Campinas, 2016-02-17)As habilidades socioemocionais, também chamadas de competências socioemocionais, têm sido, cada vez mais, destacadas na literatura científica internacional, dada sua influência em diversos indicadores de sucesso escolar, ... -
Construção de escala de potencial criativo para organizações
(PUC-Campinas, 2015-12-15)O presente estudo teve como objetivo a construção de uma escala para avaliação de características de criatividade no contexto organizacional, assim como a condução dos primeiros estudos de investigação de suas qualidades ...