Navegação por título
Itens para a visualização no momento 899-918 de 2327
-
Escala de inteligência Wechsler para crianças e bateria de habilidades cognitivas Woodcock Johnson-III: comparação de instrumentos
(PUC-Campinas, 2007-12-14)O estudo da avaliação intelectual tem apresentado grande diversidade através dos tempos. Atualmente, a teoria reconhecida como sendo a mais ampla para explicar o funcionamento mental é a C-H-C (Cattell-Horn-Carroll) . ... -
Escala de Otimismo para adolescentes: construção de instrumento e investigação de suas qualidades psicométricas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-23)O otimismo disposicional é uma característica de personalidade que envolve diferentes âmbitos (emocional, motivacional e cognitivo). Ela se refere às crenças de resultados futuros positivos. Essa característica se mostra ... -
Escala de potencial criativo no trabalho: estudos psicométricos
(PUC-Campinas, 2019-12-10)O presente estudo teve como objetivo a condução de estudos de busca por outras fontes de evidências de validade e precisão para a Escala de Potencial Criativo no Trabalho. Para isso, quatro estudos foram realizados, tendo-se, ... -
Escala diagnostica adaptativa operacionalizada redefinida: precisão e validade com pessoas idosas
(PUC-Campinas, 2002-12-18)Considerando as evidências de precisão e validade da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada-Redefinida (EDAO-R) quando aplicada a adultos e a necessidade de se ampliar o leque de instrumentos e procedimentos ... -
Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
(PUC-Campinas, 2014-02-25)Um grande desafio enfrentado atualmente nas relações humanas refere-se à questão da instantaneidade, à produção e circulação ininterrupta de informações e transformações. Conformes com esta dinâmica, os adolescentes têm ... -
Escala informatizada de avaliação das características criativas: construção de instrumento
(PUC-Campinas, 2018-02-15)A Avaliação Psicológica tem cada vez mais buscado desenvolver instrumentos psicológicos que possam contribuir para o avanço da área, sendo que uma possibilidade envolve o uso de recursos da informática no processo de ... -
Escleroterapia ecoguiada com espuma para tratamento da insuficiência venosa com úlcera
(PUC-Campinas, 2017-02-22)A insuficiência venosa crônica (IVC) é a principal causa de úlceras nos membros inferiores (UV). Varizes primárias são a causa mais frequente de IVC. Os diversos tratamentos propostos para varizes com IVC apresentam ... -
A escola como promotora de desenvolvimento humano: contribuições da psicologia à gestão escolar
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-15)Considerando a gestão escolar como instância que exerce papel fundamental na promoção dos processos escolares e organização da escola, esta pesquisa investiga as contribuições da Psicologia às ações gestoras, sobretudo ... -
Escola de tempo integral: redimensionar o tempo ou a educação?
(PUC-Campinas, 2009-03-20)O presente estudo teve como foco verificar a concepção de educação integral que possuem os professores que trabalham em duas escolas da rede pública estadual de ensino no interior de São Paulo, com base na concepção de ... -
A Escola do NEM: Os impactos do Novo Ensino Médio na educação dos jovens no estado de São Paulo
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-04)Não informado pelos autores. -
Escola e experiência do pluralismo na Pedagogia Waldorf: uma cultura escolar para pluralidade
(PUC-Campinas, 2021-02-08)O debate sobre as interações entre expressões de espiritualidade e o espaço público abrange hoje um amplo círculo de instituições da sociedade civil. Este é colocado como pauta e suscita o diálogo em diversos âmbitos. Temas ... -
Escola e família no enfrentamento à violência: psicologia no ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2017-12-12)Definir violência é um desafio complexo, devido aos múltiplos sentidos e significados que encontram expressividade nas relações humanas. Diante disto, esta pesquisa buscou conhecer o que uma escola pública e as famílias ... -
Escola Politécnica Dique Vila Gilda
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2020-12-17)Vivemos numa realidade onde apenas o projeto final é visto como troféu, e o processo nem sempre tem importância. Porem a Escola Politécnica Dique Vila Gilda traz essa percepção diferente da realidade, fazendo com que o ... -
Escola pública e relações étnico-raciais: o papel da psicologia
(PUC-Campinas, 2017-12-12)Este trabalho parte da necessidade de compreender como as Relações Étnico-Raciais são estabelecidas dentro de uma escola pública. Por meio da inserção da pesquisadora no ECOAR (Espaço de Convivência, Ação e Reflexão), ... -
Escola, comunidade e psicologia: desencontros e encontros
(PUC-Campinas, 2017-02-14)Trata-se de uma pesquisa ação-participação, que teve como objetivo investigar a relação entre a escola e a comunidade, diante do fato de que alguns estudantes moravam distantes demais da escola e conheciam pouco sobre seu ... -
Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
(PUC-Campinas, 2019-12-19)Na sociedade da informação, o hábito de ler está relacionado também aos novos contextos sociais, que, interligados pelas culturas digitais, são espaços daqueles que leem em outros gêneros, como blogues, tweets, e-mails, ... -
Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor
(PUC-Campinas, 2015-12-02)O presente trabalho tem o propósito de analisar a obra do esoterista colombiano Samael Aun Weor à luz do conceito de secularização do esoterismo do historiador Wouter Hanegraaff, que integra um importante debate, no campo ... -
Espacialidades contemporâneas da esfera de vida pública - estudos de caso do município de Hortolândia
(PUC-Campinas, 2009-02-17)A presente dissertação de mestrado em urbanismo trata dos fatores que influenciaram a expansão e o crescimento de Hortolândia, além de analisar duas praças do município no âmbito do contexto metropolitano de Campinas. ... -
Espaço público para pedestres na cidade do automóvel: desafios e potencialidades para mobilidade no centro de Campinas
(PUC-Campinas, 2017-02-08)Ao longo do século XX, o Centro de Campinas foi objeto de intervenções que impactaram as condições de mobilidade, acarretando prejuízos para o pedestre ao priorizar o automóvel nos deslocamentos. O objetivo dessa pesquisa ... -
Espaços coletivos e patrimônio cultural na cidade de São Paulo: Parque do Povo e Parque Augusta
(PUC-Campinas, 2019-06-24)Esta pesquisa propõe estudar como se deu o reconhecimento por parte da população e a preservação dos parques do Povo e Augusta, ambos situados na cidade de São Paulo. A valorização e a preservação desses espaços foram ...