Navegação por título
Itens para a visualização no momento 10-29 de 2349
-
A atenção plena e autorregulação da aprendizagem no ensino fundamental: um estudo de revisão
(PUC-Campinas, 2021-02-19)O conceito de atenção, fator interveniente no processo de aprendizagem, pode variar de acordo com a perspectiva teórica adotada. Nesse estudo, discute-se esse conceito a partir de duas abordagens: a primeira, a Atenção ... -
A atitude antissocial de crianças adotadas como um caso particular de reação à deprivação
(PUC-Campinas, 2010-02-03)Esta pesquisa pretende oferecer uma compreensão da atitude antissocial de algumas crianças adotadas como um caso especial de resposta às falhas ambientais denominadas, por Winnicott, como deprivação. Para atingir esse ... -
A atividade lúdica nas práticas pedagógicas dos ingressantes no ensino fundamental: análises das aulas de educação física
(PUC-Campinas, 2013-06-11)Com esta pesquisa buscou-se conhecer experiências de brincadeiras no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de Campinas-SP. A partir de análises sobre a promulgação da lei 11.274/06, que determina a ... -
A atuação do conselho de defesa do patrimônio histórico, artístico, arquitetônico, turístico e paisagístico de Sorocaba (1994-2019)
(PUC-Campinas, 2020-02-21)A cidade tem um papel importante para a construção da identidade social local. Para tanto, devemos entender quais são seus mecanismos norteadores para a preservação da memória, tanto individual quanto coletiva, enquanto ... -
A auto-avaliação institucional na visão dos coordenadores das comissões próprias de avaliação das instituições de ensino superior de Campinas
(PUC-Campinas, 2007-06-13)Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Estudos em Avaliação e tem como objetivo estudar o trabalho das Comissões Próprias de Avaliação das Instituições de Ensino Superior de Campinas, que integram o Sistema ... -
A Autolesão não suicida em idade escolar: uma agressão que conforta?
(PUC Campinas, 2021-12-07)A autolesão é um fenômeno que vem se fazendo cada vez mais presente no cotidiano escolar dos estudantes. Além de ser um fator de risco para o desenvolvimento, esse tipo de prática carrega um estigma patologizante e, a ... -
A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2007-03-27)Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores e refere-se à avaliação da aprendizagem. Os objetivos que a norteiam estão relacionados à formação de professores, à ... -
A avaliação formativa na formação de professores para o ensino básico em Angola
(PUC-Campinas, 2013-02-06)Este trabalho tem como objetivo compreender a operacionalização da avaliação formativa no cotidiano da Escola de Formação de Professores (EFP) na cidade do Lubango, em Angola, tendo em referência a política da avaliação ... -
A água na cidade: consequências do processo de urbanização em cursos d’água de Campinas/SP.
(PUC-Campinas, 2020-02-17)Os espaços das águas são alterados com as intervenções urbanas, o que modifica a dinâmica do ecossistema das microbacias hidrográficas. A urbanização tem reflexo direto da degradação dos cursos d’água no meio urbano. Essa ... -
A beleza em sua expressão religiosa: uma análise da Pietà de Aleijadinho
(PUC-Campinas, 2018-12-17)Esta pesquisa propõe uma análise da beleza da obra de arte em sua expressão religiosa, considerando seus elementos simbólicos um possível local de manifestação da Beleza, a partir da apreciação da obra Nossa Senhora da ... -
A bicicleta e seu lugar na cidade contemporânea: o caso de Ribeirão Preto
(PUC-Campinas, 2013-06-24)O presente trabalho propõe uma contribuição no entendimento de qual o papel da bicicleta no quadro de Mobilidade Urbana, considerando traços contemporâneos de urbanização, em especial dinâmicas metropolitanas de viagens e ... -
A carreira do profissional de educação física a partir da abordagem experiencial: I will stay for sure
(PUC-Campinas, 2020-02-05)O entendimento sobre as relações entre o homem e o mundo do trabalho ganhou força na Psicologia especialmente com as abordagens da Psicologia Organizacional do Trabalho, Psicologia Social do Trabalho e, mais recentemente, ... -
A cavalaria Antoniana de Jaguariúna: um estudo sobre as transformações provocadas pela secularização no campo do catolicismo popular
(PUC-Campinas, 2015-12-15)Esta pesquisa versa sobre a festa da Cavalaria Antoniana que acontece anualmente no mês de junho, na cidade de Jaguariúna-SP, entendida como expressão típica do catolicismo popular no interior paulista. Constitui-se como ... -
A cidade de Piracicaba (SP) e seu rio: urbanidade na orla fluvial
(PUC-Campinas, 2019-02-15)Para fundar os primeiros aglomerados que se desdobraram em vilas ou cidades, o ser humano sempre optou pela proximidade das águas, recurso vital para o desenvolvimento das povoações. A partir do século XIX, inicia-se uma ... -
A cidade de São Paulo de 1870 a 1930: café, imigrantes, ferrovia, indústria
(PUC-Campinas, 2007-03-16)Este trabalho aborda os condicionantes da evolução urbana de São Paulo no período de 1870 a 1930, desde o seu estágio de vila até a cidade que posteriormente se transfigurou na atual metrópole. Para tanto, discorre de forma ... -
A cidade e os estritos horizontes do direito positivo
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa se propôs à compreensão da cidade como um espaço de materialização de valores sociais, como um espaço objetivo para além das estritas limitações do direito positivo. Analisa-se, a partir de uma crítica imanente, ... -
A competência e os aspectos ético-políticos no curso de enfermagem: olhar dos docentes enfermeiros
(PUC-Campinas, 2007-03-20)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores . Nosso foco de interesse é discutir o desenvolvimento das competências na graduação em enfermagem, abrangendo os ... -
A concepção educacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no contexto do pragmatismo
(PUC-Campinas, 2014-12-19)O presente trabalho analisa a concepção educacional de uma política pública da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Programa Institucional de Bolsas ... -
A consciência fonológica e o Programa Ler e Escrever
(PUC-Campinas, 2013-12-17)O conhecimento e o domínio do código escrito, assim como as práticas sociais de leitura e escrita são eixos norteadores do trabalho pedagógico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Políticas públicas em educação foram ... -
A constituição do vetor noroeste de expansão urbana da região metropolitana de Campinas: permanências e questões fundiárias
(PUC-Campinas, 2020-06-15)Esta pesquisa tem como principal objetivo demostrar, a partir de uma análise diacrônica, a formação e expansão do tecido urbano das cidades de Americana, Nova Odessa e Sumaré, que formam o Vetor Noroeste de Expansão Urbana ...