Navegação por data do documento
Itens para a visualização no momento 156-173 de 2327
-
Inovação tecnológica: do funcionamento da palavra ao funcionamento do termo
(PUC-Campinas, 2006-02-20)Estudo da linguagem de especialidade do domínio da Inovação Tecnológica, sob a ótica da terminologia nela inscrita. A pesquisa pretende responder às seguintes indagações/problema: Existe estatuto terminológico no vocabulário ... -
Nível de stress, fontes estressoras e estratégias de enfrentamento em mulheres
(PUC-Campinas, 2006-02-22)Este estudo objetivou avaliar e comparar mulheres casadas e mulheres solteiras quanto à incidência de stress, fontes estressoras e estratégias de enfrentamento usadas para lidar com a tensão. Correlacionaram-se sintomas, ... -
Gestão universitária: perfil e atuação
(PUC-Campinas, 2006-02-23)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária e estuda as interfaces da gestão universitária, bem como a atuação que a caracteriza. Entendendo-se como gestores universitários, ... -
Produção e disseminação de informação nas organizações: o papel da tecnologia da informação e a geração de conhecimento
(PUC-Campinas, 2006-02-24)Estudo sobre processos e técnicas de produção e disseminação de informação que se encontram subjacentes às práticas de gestão da informação e do conhecimento nas organizações. Para tanto, apresenta-se um processo genérico ... -
Análise funcional de relatos sobre tentativas de suicídio
(PUC-Campinas, 2006-02-24)Estudos epidemiológicos a respeito do suicídio descrevem alta incidência, sendo uma das 10 causas de morte em todas as idades. O conceito de tentativa de suicídio adotado neste trabalho refere-se ao ato que causa lesão ... -
Os caminhos da depressão e sua cartografia na adolescência e início da adultez
(PUC-Campinas, 2006-03-03)O presente estudo investigou a determinação de vários problemas pssicossociais e ambientais (eixo DSM-IV revisado) na incidência da depressão maior (eixo I), em mulheres jovens com idades entre 16 e 25 anos, atendidas no ... -
Pais na creche: o que se ensina e o que se aprende
(PUC-Campinas, 2006-03-03)A família e a creche encerram institutos de notável importância no contexto de desenvolvimento infantil. Neste sentido, é de extrema relevância que haja sintonia entre as oportunidades por ambas oferecidas, para que a ... -
Avaliação do processamento auditivo em pré-escolares
(PUC-Campinas, 2006-03-06)A avaliação do Processamento Auditivo é um ganho no diagnóstico dos distúrbios da comunicação humana e na identificação de crianças de risco para distúrbios de aprendizagem. Os indivíduos com desordem do Processamento ... -
Estudo de um grupo de liderança comunitária: abordagem sociométrica
(PUC-Campinas, 2006-03-08)Partindo do princípio de que a vida da Comunidade, na sua dimensão objetiva, se faz e se realiza na concretude dos Grupos Comunitários, e que esses, por sua vez, se formam e se mantêm pela força de seus líderes, o presente ... -
Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
(PUC-Campinas, 2006-03-17)O presente trabalho, de natureza empírica, tem como objeto de estudo as concepções de aula apresentadas por alunos ingressantes no Curso de Letras em dois momentos específicos, considerando como categorias, a priori, as ... -
Legislação para habitação de interesse social: estudo de caso do município de Campinas
(PUC-Campinas, 2006-03-27)Pesquisa sobre a legislação para habitação de interesse social, sua origem e trajetória. Com a extinção do Banco Nacional de Habitação - BNH, as leis de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social são utilizadas como ... -
As galerias de Juiz de Fora: urbanidade da área central
(PUC-Campinas, 2006-03-27)A dissertação tem por objetivo analisar o papel desempenhado pelas galerias na constituição da urbanidade da área central de Juiz de Fora. O caso em questão se torna bastante significativo por percebemos que ele se apresenta ... -
Estratégias da biblioterapia de desenvolvimento aplicadas na orientação de problemas de disciplina
(PUC-Campinas, 2006-04-12)Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais, estruturado para orientar alunos com problemas disciplinares. Seguindo o modelo proposto pela Biblioterapia do Desenvolvimento ... -
Constituição dos sentidos subjetivos em crianças pré-escolares
(PUC-Campinas, 2006-05-02)O objetivo do presente estudo foi identificar e entender como se constituem os sentidos subjetivos de crianças pré escolares. Nesta pesquisa embasou-se no conceito da Teoria da Subjetividade de González Rey, e enfocou ... -
Construção e validação de escala de posse
(PUC-Campinas, 2006-05-12)Trata-se da construção e validação de uma escala de posse de auto-relato, baseada na experiência clínica e numa teoria etológica da posse, que a postula como uma tendência instintiva de o indivíduo obter e/ou manter o ... -
Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente
(PUC-Campinas, 2006-05-24)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade Docência e Formação de Professores , tem como objetivo investigar o posicionamento de professores de diferentes cursos do Ensino Superior quanto ao uso das ... -
A formação continuada do professor: uma experiência com o ensino médio em rede
(PUC-Campinas, 2006-05-26)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições da Universidade para a formação ... -
Conhecimento, trabalho e redes de informação na sociedade capitalista
(PUC-Campinas, 2006-05-26)Análise da relação entre capital e conhecimento no sistema capitalista, buscando sua origem histórica e a forma como ela tem se desenvolvido ao longo do tempo, para entender como esta relação afeta a vida dos trabalhadores ...