Navegação por data do documento
Itens para a visualização no momento 96-108 de 2327
-
Gestão da informação e do conhecimento: análise dos processos de tomada de decisão dos gestores da saúde pública de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2005-03-22)O presente trabalho é parte de um projeto de pesquisa inscrito no CNPq como Grupo de Pesquisa de Gestão da Informação sob coordenação da orientadora desta dissertação. Consistiu-se numa análise do processo decisório dos ... -
Análise documentária das ementas cíveis uma experiência com acórdãos do tribunal de justiça do estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2005-03-22)O aumento expressivo da produção de informação jurídica na contemporaneidade reflete, de um lado, a crescente complexidade da sociedade e de outro, a necessidade de organizá-la para a sua recuperação eficiente, especialmente, ... -
A formação do professor de história frente aos paradigmas do conhecimento: o curso de história no centro do debate
(PUC-Campinas, 2005-04-01)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem como objetivo analisar o processo de formação de professores de História frente aos principais paradigmas que envolvem ... -
Disseminação e proteção de informações no processo de inovação tecnológica: um estudo do contexto regulatório aplicado ao caso brasileiro
(PUC-Campinas, 2005-04-19)O presente estudo trata da proteção e da disseminação da inovação tecnológica com base na concessão de patentes, na transferência de tecnologia e no segredo como instrumentos de poder para, em seguida, analisá-los à luz ... -
Violência doméstica e rede de proteção: dificuldades, responsabilidades e compromissos
(PUC-Campinas, 2005-06-06)O presente estudo teve como objetivo geral compreender como acontece a relação entre uma escola pública de educação infantil e o Conselho Tutelar em casos de violência doméstica. De maneira mais específica pretendeu-se ... -
Aprendizagem em universitários: variáveis motivacionais
(PUC-Campinas, 2005-06-06)A presente tese teve como objetivo geral fazer uma análise de variáveis motivacionais que influenciam a aprendizagem de universitários, constando de dois estudos. O Estudo I teve como objetivos específicos verificar a ... -
Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
(PUC-Campinas, 2005-06-07)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , busca investigar as influências da teoria de Paulo Freire, sob a ótica de oito renomados pesquisadores da área da ... -
Construção e validação de um instrumento de clima para criatividade nas organizações empresariais
(PUC-Campinas, 2005-06-21)O presente estudo teve como objetivo principal construir e validar uma Escala de Clima para Criatividade em Organizações Empresariais (QCC), bem como investigar a precisão da escala e comparar a percepção do clima criativo ... -
Gênese e evolução do mestrado em ciência da informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas
(PUC-Campinas, 2005-06-27)A presente pesquisa configura-se como um estudo diacrônico do percurso do Mestrado em Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, desde sua criação, em 1977, até o ano de 2004. Nesses 27 anos, o ... -
Integração da lógica nebulosa à recuperação de informação em data warehouse
(PUC-Campinas, 2005-06-28)A presente pesquisa tem como objeto de estudo a integração da lógica nebulosa às tecnologias de data warehouse . Objetiva, especificamente, propor, com base nas teorias e práticas da Ciência da informação, um modelo ... -
Avaliação formativa : estudo de concepções no processo de formação continuada de professores
(PUC-Campinas, 2005-07-17)Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo identificar e analisar as mudanças de concepções e atitudes ocorridas com docentes do ensino técnico do SENAC-São ... -
As contribuições da comunicação e do conhecimento da Ciência da Informação para a análise de requisitos no desenvolvimento de software
(PUC-Campinas, 2005-08-16)Esta pesquisa busca compreender, na etapa de definição do sistema, os problemas de valorização, prospecção e formalização da informação, focando os aspectos da comunicação, e suas diversas etapas, entre os atores principais ... -
Informação utilizada nos processos decisórios de gestores universitários: estudo de caso na PUC-Campinas, SP
(PUC-Campinas, 2005-08-29)Sabe-se que o uso efetivo da informação está intimamente ligado à qualidade que se pode fazer para a sua articulação, recuperação e disseminação. Necessária tanto para ajudar a identificar problemas quanto para solucioná-los, ...