Navegação por assunto "Autorregulação"
Itens para a visualização no momento 1-7 de 7
-
“As travessuras do amarelo”: a autorregulação da aprendizagem em um projeto com alunos do 3º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2017-02-13)Entendemos que o professor pode auxiliar intencionalmente os alunos na construção de estratégias de autorregulação de suas aprendizagens com o objetivo de que eles se tornem agentes deste processo. A partir desse pressuposto, ... -
Educação Fisíca escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem na infância
(PUC Campinas, 2021-12-16)A presente pesquisa discute o tema Educação Física escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem fundamentada na teoria sociocognitiva, em especifico os estudos sobre autorregulação da aprendizagem, ... -
Escala de autorregulação socioemocional infantil: construção e análise de qualidades psicométricas
(PUC-Campinas, 2021-01-26)A autorregulação socioemocional é essencial para o desenvolvimento saudável infantil. Entretanto, não existem testes validados no nosso país que avalie estas dimensões. Portanto, o objetivo deste estudo foi construir e ... -
O esporte como ferramenta para a promoção da autorregulação da aprendizagem de habilidades profissionais em pessoas com deficiência intelectual
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-21)O presente estudo, pautado na teoria sociocognitiva (TSC), parte da hipótese de que experiências lúdicas pautadas na prática de jogos e esportes oportunizadas às pessoas com deficiência intelectual (DI) podem promover ... -
Fruição e autorregulação: a literatura infantil como meio para o desenvolvimento das crianças
(PUC-Campinas, 2016-12-15)Literatura infantil e educação são instâncias que se completam na formação da criança pequena. Por meio da literatura infantil é possível promover aprendizagens que a criança levará consigo para toda a vida. Nesse contexto, ... -
Melhorias no clima de sala de aula do Ensino Fundamental: contribuições de um projeto de intervenção visando à autorregulação da aprendizagem e à qualidade das relações interpessoais
(PUC-Campinas, 2019-02-27)O clima de sala de aula se refere às percepções subjetivas dos alunos e dos professores em relação às características físicas da classe, ao comportamento dos professores e dos alunos, à relação entre os professores e os ... -
Práticas educativas docentes de profissionais de relações públicas: ressignificações da autorregulação com ênfase na autonomia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-26)A autonomia - que se baseia em consciência, independência e liberdade para a tomada de decisões - se mostra cada vez mais presente nas práticas pedagógicas do campo das Relações Públicas, uma vez que essa área exige ...