Navegação por assunto "adolescência"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 24
-
A hora H: o imaginário coletivo de profissionais da saúde mental sobre a adolescência
(PUC-Campinas, 2011-02-15)O objetivo desse estudo é investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de profissionais da área da saúde mental sobre o adolescente contemporâneo. Justifica-se, à luz da observação de certa inquietação por parte de ... -
A influência do estilo parental no stress do adolescente
(PUC-Campinas, 2005-02-04)O objetivo deste estudo foi averiguar a relação entre o estilo parental percebido e o nível de stress dos adolescentes. Cem adolescentes, 37 do sexo masculino e 63 do sexo feminino, na faixa etária entre 13 e 18 anos, ... -
A vivência da ambiguidade: um estudo fenomenológico da adolescência
(PUC-Campinas, 2017-02-22)A concepção de adolescência é permeada pela história e pela cultura da humanidade, vista por diferentes autores em diversos fatores e sujeita a uma complexa e inconstante legislação. O projeto de vida é um conceito, na ... -
Adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1: estresse, enfrentamento e adesão ao tratamento
(PUC-Campinas, 2016-02-26)O Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1) é uma condição crônica de saúde caracterizada pelo excesso de glicose no sangue e produção deficiente de insulina pelo pâncreas, exigindo a ingestão diária de insulina para o controle ... -
Autocuidado de adolescentes na pandemia da COVID-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)A adolescência é um período do desenvolvimento em que são valorizadas, sobremaneira, as relações sociais e de amizade. Nessa fase, há um maior investimento subjetivo no grupo de pares que assume protagonismo no processo ... -
Autorregulação em adolescentes: relações entre estresse, enfrentamento, temperamento e problemas emocionais e de comportamento
(PUC-Campinas, 2015-02-27)A adolescência é um período do ciclo vital vulnerável ao estresse e ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento, os quais podem ser alterados pelos processos de enfrentamento (coping) e pelo temperamento, ... -
Comunicação e isolamento: uma análise clínica de diários e blogs de adolescentes
(PUC-Campinas, 2009-12-09)Na presente pesquisa foram analisadas questões relativas à comunicação e ao isolamento entre adolescentes, tendo como objeto de estudo um diário e blogs. Foi realizada a leitura de um diário de uma jovem, que foi escrito ... -
Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-11)Os pais têm assumido cada vez mais responsabilidades no apoio à trajetória profissional de seus filhos e, nesse sentido, tornam-se protagonistas num processo em que a qualidade do percurso educacional e profissional ... -
Construção da Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA)
(PUC-Campinas, 2016-12-16)Considerando-se a importância do projeto de vida para o adolescente e a ausência de instrumentos nacionais para acessá-lo, a presente pesquisa teve como objetivo a construção de uma escala para avaliar projetos de vida de ... -
Contribuições para o estudo da adolescência sob a ótica de Winnicott para a educação
(PUC-Campinas, 2009-02-04)Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as principais concepções de Winnicott sobre a fase da adolescência, com vistas, especialmente a uma contribuição para o trabalho dos educadores de adolescentes. Esta análise será ... -
Do vôo preciso: considerando o imaginário coletivo de adolescentes
(PUC-Campinas, 2006-12-06)O presente trabalho, que teve como objetivo a investigação do imaginário coletivo de jovens interioranos acerca da fase de vida em que se encontram e da saída da casa paterna, organiza-se sob a forma de apresentação de uma ... -
Dor de cabeça em adolescentes: estratégias de enfrentamento e qualidade de vida
(PUC-Campinas, 2016-02-25)A adolescência é um período do desenvolvimento em que ocorrem transformações físicas, emocionais e sociais, tornando o adolescente exposto ao estresse. Este tem como um dos sintomas as queixas de dor de cabeça, que são ... -
Enfrentando provas escolares: relações com problemas de comportamento e rendimento acadêmico no Ensino Médio
(PUC-Campinas, 2016-02-24)A adolescência é um período de mudanças físicas, psicológicas e socioculturais, com muitos estressores, inclusive no contexto escolar, a exemplo da realização de provas acadêmicas e o vestibular. Para lidar com essas ... -
Estratégias da biblioterapia de desenvolvimento aplicadas na orientação de problemas de disciplina
(PUC-Campinas, 2006-04-12)Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais, estruturado para orientar alunos com problemas disciplinares. Seguindo o modelo proposto pela Biblioterapia do Desenvolvimento ... -
Estudo preliminar sobre as percepções de estudantes da rede privada sobre suas condições de vida
(PUC-Campinas, 2011-02-09)Este projeto nasceu da necessidade da pesquisadora de compreender melhor a desigualdade social, mais especificamente a desigualdade social que ocorre na educação. A educação no capitalismo denuncia as desigualdades sociais ... -
Experiências com um grupo de adolescentes: um estudo psicanalítico
(PUC-Campinas, 2013-02-19)Esta pesquisa tem como objetivo investigar e descrever algumas formações psíquicas (intrapsíquicas e intersubjetivas) produzidas no aqui-agora de um grupo de adolescentes; analisar a estrutura e o funcionamento para realizar ... -
Motivação no handebol em desportistas iniciantes
(PUC-Campinas, 2003-12-12)A motivação é um tema importante nas várias atividades humanas Este trabalho teve como objetivo investigar a motivação em atletas de handebol, mais especificamente, detectar variáveis que influenciaram os atletas na escolha ... -
“Nóis pixa voces pinta, vamu ve quem tem mais tinta”: a mediação do espaço físico e social na promoção do desenvolvimento da imaginação de adolescentes do ensino médio
(PUC-Campinas, 2017-02-01)Este estudo assume o pressuposto de que o espaço físico da escola é construído, além de se constituir como lugar dinâmico em constante transformação para o ensino e a aprendi-zagem, assume-se, assim, uma dimensão simbólica ... -
Os sentidos subjetivos de adolescentes com câncer
(PUC-Campinas, 2008-02-14)Esta dissertação é o resultado de um estudo qualitativo baseado na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, ambos desenvolvidos por González Rey. O principal objetivo desse estudo foi analisar e discutir as ... -
Os “donos da imaginação”: a contação e produção de histórias promovendo o interesse e a participação de adolescentes em atividades escolares
(PUC-Campinas, 2017-02-08)Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel da imaginação na promoção do desenvolvimento de adolescentes do 8ºano do Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual do interior de São Paulo. Adotou-se como ...