Navegação por assunto "cultural-historical psychology"
Itens para a visualização no momento 1-8 de 8
-
Formação em situação de trabalho para profissionais da saúde mental: a arte como mediação
(PUC-Campinas, 2015-02-11)Partimos da análise vivencial de um grupo de vinte e um (21) profissionais que atuam em um núcleo de internação de pacientes com sofrimento mental em estado agudo, em uma instituição hospitalar em saúde mental localizada ... -
O lugar do sujeito na educação infantil: uma análise na perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2013-02-19)Esta pesquisa teve por objetivo investigar o lugar que a criança ocupa enquanto sujeito na visão dos agentes de educação infantil em um contexto concreto de atividade de agentes de educação infantil do município de Campinas. ... -
O papel dos afetos no processo de formação de psicólogos
(PUC-Campinas, 2011-02-11)Esta pesquisa teve por objetivo investigar os afetos envolvidos na adaptação de alunos ao ensino superior e sua influência na relação do aluno com o curso e em seu processo de aprendizagem, ao longo do desenvolvimento de ... -
Os sentidos da docência para alunos do magistério indígena: o papel da língua como mediação
(PUC-Campinas, 2014-02-26)A presente pesquisa teve por objetivo analisar o papel da língua enquanto função psicológica superior na mediação do processo de constituição da docência indígena, buscando compreender sua influência no modo de ser e agir ... -
Os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
(PUC-Campinas, 2011-12-14)A presente pesquisa tem por objetivo investigar os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico a partir da observação das relações que estabelece com os agentes que constituem o contexto escolar. Adota como referencial ... -
Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
(PUC-Campinas, 2013-02-20)Esta pesquisa-intervenção tem por objetivo analisar a atuação do psicólogo por meio de práticas que se utilizam da arte como mediadora da ampliação da consciência de gestores, de uma escola pública municipal de Ensino ... -
Psicologia escolar e as práticas de gestão na escola: um estudo sobre os processos de mudança mediados pela vontade
(PUC-Campinas, 2016-02-17)O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição dos Sujeitos em Práticas Educativas PROSPED, da linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de Pós-graduação ... -
Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
(PUC-Campinas, 2015-12-09)Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas psicológicas promotoras de mudança da relação dos alunos com os conteúdos escolarizados, visando ressignificar a classe de recuperação como espaço de desenvolvimento. ...