Browsing by Subject "teacher education"
Now showing items 1-7 of 7
-
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2011-02-18)O presente estudo aborda o aprendizado da linguagem escrita, tendo como objeto as concepções de professores do 1º ano do Ensino Fundamental sobre linguagem escrita. A problemática investigada se centrou em conhecer o que ... -
Construção e validação do inventário de estilos de temperamento do professor
(PUC-Campinas, 2015-02-25)O estilo de temperamento de um professor reflete seu modo preferencial de perceber e reagir às demandas do ambiente escolar, influenciando a maneira como ensina e como se relaciona com os alunos em sala de aula. Para a ... -
Formação continuada e autorregulação da aprendizagem: concepções e práticas de professores
(PUC-Campinas, 2015-02-24)As questões da (não) aprendizagem têm sido uma das queixas mais frequentes na realidade educacional atualmente. Pais e professores são desafiados a lidar com crianças que parecem não aprender, não demonstram interesse nos ... -
O movimento na educação infantil: concepções de pedagogos e professores de educação física sobre a cultura corporal de movimento e suas manifestações
(PUC-Campinas, 2015-12-17)Este trabalho aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase na cultura corporal de movimento de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, ou ... -
Outro olhar - o audiovisual na arquitetura da aula: inovações pedagógicas
(PUC-Campinas, 2006-08-15)Este estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivos: 1. identificar interesses e motivações do uso do audiovisual na prática docente de professores do curso de ... -
Professores formados ou formatados? Por uma política de formação docente sustentada em e orientada por uma perspectiva existencial de Educação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)O objetivo central desta tese foi elaborar um conjunto de fundamentos e propósitos apropriados para a estruturação de políticas para a formação de professores sustentadas em e orientadas por uma perspectiva existencial ... -
Representações sociais sobre a profissão docente: a visão de formadores de professores de educação infantil
(PUC-Campinas, 2011-02-17)Este é um estudo teórico-empírico relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos conhecer a influência da formação inicial na construção das representações sociais que os futuros professores de educação infantil têm ...