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dc.contributor.advisorHergesel, João Paulo
dc.contributor.authorSilva, Larissa Candido da
dc.date.accessioned2021-01-05T20:09:55Z
dc.date.available2021-01-05T20:09:55Z
dc.date.issued2020-12-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14566
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral entender de que forma o conceito e a prática de letramentos digitais críticos podem ser considerados nas aulas de língua portuguesa, em função de um desenvolvimento da compreensão e uso das tecnologias digitais, especificamente redes sociais, de maneira crítica frente ao movimento intenso de fake news por meio dessas. Como objetivos específicos delimita-se a identificar os principais recursos de verificação de confiabilidade, indicar abordagens possíveis do letramento digital crítico em sala de aula, considerando os desafios existentes e descrever os trabalhos mais recentes já realizados e suas perspectivas. Para a realização desta pesquisa, elige-se o método qualitativo, com levantamento de dados a partir da revisão de fontes bibliográficas, com base no explicado pelos autores Brasileiro (2013), Gil (2002) e Lakatos e Marconi (2017). Para isso, o texto foi dividido em dois capítulos. No primeiro capítulo, foi realizada a fundamentação teórica a partir de Levy (1999) para a contextualização da cibercultura, Leite (2018) a respeito das noções de confiabilidade informacional e Coscarelli e Ribeiro (2011) sobre o letramento digital e as práticas de leitura e escrita possíveis. Além disso, também foi produzida a caracterização metodológica da pesquisa. No segundo capítulo, foi feita a revisão bibliográfica juntamente com a análise e discussão, em que os autores utilizados a partir do levantamento bibliográfico foram Araújo e Vilaça (2018), Coelho (2018), Francesco e Leone (2020), Francklin e Silva (2019), Gualhano e Rodrigues (2019), Luz (2019), Martins e Furnival (2020), Nicácio (2019) e Ongaro (2019). Através da leitura, reflexão e resenha desses autores diálogos foram feitos entre eles nessa etapa, com a possibilidade de observação de quais perspectivas são recorrentes e/ou acrescentam sobre as noções de letramento digital.pt
dc.language.isopor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.rightsAcesso aberto
dc.subjectEnsino de Língua Maternapt
dc.subjectLetramentos Digitaispt
dc.subjectPráticas Sociaispt
dc.subjectFake Newspt
dc.titleLetramentos digitais críticos no combate às fake news: ensino e aprendizagem de língua portuguesa para práticas sociais na internetpt
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso
dc.identifier.fileclc_letras_tcc_silva_lc
puc.centerCentro de Linguagem e Comunicação (CLC)
puc.undergraduateProgramFaculdade de Letras


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