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    • Unio: design e o vício em jogos em crianças e adolescentes 

      Rocha, Davi Albuquerque da; Castro Netto, Gabriel K. De; Cury, Mateus Diniz (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-16)
      Nos últimos anos, o problema da adicção em jogos em crianças e adolescentes tem se tornado algo mais comum, obtendo até a classificação de distúrbio mental pela OMS em 2018. Sendo causado por uma combinação entre fatores ...
    • In Acess: viabilização das diretrizes de acessibilidade web cognitiva para designers 

      Pereira, Camyla Maria Ramos; Ruiz, Lorraiyne Izabelle Lima; Francisco, Romulo Lopes (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)
      O presente projeto aborda, por meio do Design Digital, a acessibilidade web cognitiva. O ambiente web sofre com a escassez de sites e plataformas inclusivas, prejudicando seu acesso democrático. Assim, discute-se a importância ...
    • Jano: hábitos alimentares do estudante universitário 

      Lima, Felipe Bonadio de; Carneiro, João Henrique (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-24)
      Este projeto trata da ação do design no auxílio para a mudança de hábitos alimentares do estudante universitário, fator que prejudica a saúde e o desempenho geral dele. A partir da compreensão das necessidades e dos problemas ...
    • Show.me - redes sociais e dependência emocional: a visualização de dados como ferramenta identificadora de padrões comportamentais 

      Leitão, Carolina Barile Marques; Malheiro, Heitor Costa (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-15)
      O projeto a seguir apresenta a construção da plataforma digital show.me, aplicativo de visualização de dados idealizado com o propósito de trazer maior conhecimento aos usuários de redes sociais quanto aos seus hábitos ...
    • Projeto Leia-se: acessibilidade dos livros ilustrados para pessoas com deficiência visual 

      Laurindo, Danilo Alessandro; Melo, Gabriel Dias de; Moreira, Gabriel Nani de Alvarenga (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-15)
      Devido à pouca demanda e ao alto custo de fabricação, o acesso à leitura tátil de livros no sistema Braille é muito precário no Brasil. Visto que a leitura, principalmente para pessoas com deficiência visual, é algo vital ...
    • Propulsão o design ao estilo “faça você mesmo” como modalidade de (des)construção coletiva de conhecimento científico 

      Gurgel, Lívia Barbosa; Silva, Rafael Barbosa da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa abordar o Design Digital como área de conhecimento teórica-prática propulsora da divulgação científica no país, levando-se em conta três estudos de caso que demonstram a ...
    • Triboos - o design e a música proporcionando a interação social em ambientes de alimentação de longa permanência 

      Dalalana, Gianlucca Alves; Souza, Rafaela Godoy (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-06)
      O presente projeto busca discutir como o design e a música podem proporcionar a interação social em ambientes de alimentação de longa permanência, ou seja, discute alternativas para criar novas relações sociais em ...
    • Paletro – a importância da representatividade étnica e cultural no Character Design em videogames 

      Costa, Marco Túlio Cardoso Trindade da; Lima, Nycolas Pedro Martins (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-22)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a relevância da representatividade de diversas etnias e culturas em personagens de videogames, já que por muito tempo o protagonismo dos personagens era exclusivo aos homens ...
    • PROJETO IN.TOLERA - alternativas a respeito das alergias e intolerâncias alimentares sob a ótica do design da informação 

      Cohen, Beatriz; Nardo, Giovana; Sato, Marina (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)
      Este projeto propõe um conjunto de ações utilizando o Design Digital como solução, para atingir o objetivo de melhorar a vida e a experiência dos indivíduos com restrições, alergias e intolerâncias alimentares, atendendo ...
    • Prô – Plataforma Educacional Digital 

      Camargo, Julia Suniga; Ferreira, Maria Luísa Gerassi (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-06)
      O projeto Prô nasceu como uma inspiração decorrente da discrepância que acomete o Brasil no quesito educação. Apesar da sociedade do século XXI ser considerada “informacional” e “tecnológica”, ainda existem milhares de ...
    • Solis: o design digital em defesa da representatividade nos brinquedos 

      Broglio, Ana Júlia; Echeverre, Mariana Magalhães Camacho; Bailoni, Vitória Xavier (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-14)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, visa promover o reconhecimento da criança em relação à diversidade humana e a si própria, além de romper com a ideia de ...
    • Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro 

      Batista, Bruno Luiz Sancadolara; Almeida, Gabrielle Davi de; Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)
      A leitura é responsável por desencadear ações e emoções que são mais do que apenas meros gestos banais da vivência humana, são características que movem a nossa existência ao rumo da conexão com o todo e consigo mesmo e ...
    • In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design 

      Amaral, João Pedro Saito do; Menezes, João Vitor Ruy Gomes de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-11-30)
      Este projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo ...
    • GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia. 

      Varani, Eduardo Costa Couto; Pizzato, Pedro Afonso Feliciano; Cordeiro, Renato Alasmar (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca, através do estudo e aplicação dos modelos teóricos do Design Digital, Design de Interfaces e dos estudos de Experiência do Usuário, discutir a questão de acessibilidade nos ...
    • Entre Pontos - conceitos audiovisuais através de design e o cinema de animação. 

      Estevão, Pedro Henrique Gennari; Evangelista, Victor Hugo; Scarparo, Yuri Guido (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-14)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, visa por meio do design e do cinema de animação revelar aos interessados em audiovisual os conceitos implícitos presentes ...
    • Imaginar - interação e experiência no turismo cultural a partir da realidade aumentada e do design digital. 

      Souza, Amanda Baumgartner de; Santos, Kaue Marques; Ajjar, Naime Pavan (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-09)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso, passa pelo ponto das mudanças sociais e mercadológicas decorrentes da pandemia enfrentada atualmente, como explicado por Cássia (2020). O turismo como área de grande renda, ...
    • GRIM - Guia de Representação Imagética de Mascotes 

      Santiago, Diogo Mella; Gallo, Felipe de Godoy; Silva, Rafael Cavalcanti Garcia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-09)
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar estudos sobre o character design no universo das mascotes encontradas no mercado e principalmente no ambiente digital, com intenção de demonstrar a evolução destas ...
    • Guia do amigo imaginário: uma companhia na jornada pelo letramento 

      Lacerda, Letícia Rodrigues; Vadilho, Thiago David; Felix, Vinicius Daniel (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-13)
      O presente projeto levanta a problemática do agravamento do círculo vicioso estimulado pela falta de incentivo e do desenvolvimento do letramento, o qual se traduz na formação de indivíduos incapazes de agir de forma crítica ...
    • Projeto T.E.C.A. – design e tecnologia em auxílio à causa animal 

      Nunes, Júlia Gabriela Villalta; Malterre, Vitória Carolina de Almeida (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
      As práticas de maus-tratos (crueldades, violências, guarda irresponsável, abandono, des caso, etc) ocorrem indiscriminadamente e milhares de animais domésticos sofrem, sem possuir meios de se defender, em situações de total ...
    • Projeto Nós: interfaces digitais para comunidades criativas 

      Sugahara, Eddie; Gasparino, Lucas Valverde; Carvalho, Renan Santa Terra de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
      Com a atual digitalização do mundo, muitas das relações interpes soais são virtualizadas pela internet, que consegue fazer o contato entre indivíduos independente de sua distância física. O presente projeto busca estudar ...