Recent Submissions

  • GG - Great Guidance: acessibilidade em videogames por meio de interfaces aumentando a democratização do acesso à mídia. 

    Varani, Eduardo Costa Couto; Pizzato, Pedro Afonso Feliciano; Cordeiro, Renato Alasmar (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-07)
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca, através do estudo e aplicação dos modelos teóricos do Design Digital, Design de Interfaces e dos estudos de Experiência do Usuário, discutir a questão de acessibilidade nos ...
  • Entre Pontos - conceitos audiovisuais através de design e o cinema de animação. 

    Estevão, Pedro Henrique Gennari; Evangelista, Victor Hugo; Scarparo, Yuri Guido (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-14)
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, visa por meio do design e do cinema de animação revelar aos interessados em audiovisual os conceitos implícitos presentes ...
  • Imaginar - Interação e experiência no turismo cultural a partir da realidade aumentada e do design digital. 

    Souza, Amanda Baumgartner de; Santos, Kaue Marques; Ajjar, Naime Pavan (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-09)
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso, passa pelo ponto das mudanças sociais e mercadológicas decorrentes da pandemia enfrentada atualmente, como explicado por Cássia (2020). O turismo como área de grande renda, ...
  • GRIM - Guia de Representação Imagética de Mascotes 

    Santiago, Diogo Mella; Gallo, Felipe de Godoy; Silva, Rafael Cavalcanti Garcia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-09)
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar estudos sobre o character design no universo das mascotes encontradas no mercado e principalmente no ambiente digital, com intenção de demonstrar a evolução destas ...
  • Guia do Amigo Imaginário: uma companhia na jornada pelo letramento 

    Lacerda, Letícia Rodrigues; Vadilho, Thiago David; Felix, Vinicius Daniel (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-13)
    O presente projeto levanta a problemática do agravamento do círculo vicioso estimulado pela falta de incentivo e do desenvolvimento do letramento, o qual se traduz na formação de indivíduos incapazes de agir de forma crítica ...
  • Projeto T.E.C.A. – Design e Tecnologia em Auxílio à Causa Animal 

    Nunes, Júlia Gabriela Villalta; Malterre, Vitória Carolina de Almeida (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
    As práticas de maus-tratos (crueldades, violências, guarda irresponsável, abandono, des caso, etc) ocorrem indiscriminadamente e milhares de animais domésticos sofrem, sem possuir meios de se defender, em situações de total ...
  • Projeto Nós: interfaces digitais para comunidades criativas 

    Sugahara, Eddie; Gasparino, Lucas Valverde; Carvalho, Renan Santa Terra de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
    Com a atual digitalização do mundo, muitas das relações interpes soais são virtualizadas pela internet, que consegue fazer o contato entre indivíduos independente de sua distância física. O presente projeto busca estudar ...
  • Nosti - A indústria de animações e a nostalgia sob a perspectiva do design digital 

    Rodrigues, Eduardo Fernandes; Jaconi, Gabriel; Tung, Lillian Nogami (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
    Esse trabalho apresenta como tema central um estudo sobre a indústria de animações e a nostalgia sob a perspectiva do design digital e tem como objetivo encontrar uma solução para ampliar de maneira apropriada e segura a ...
  • Casca - Projetando Alternativas Sustentáveis para o Consumo Local Através do Design Digital 

    Sousa, Aline Pasini de; Lisboa, Felipe Gouveia Pereira; Mozetto, Victor Luis (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
  • Projeto Gente: Diálogos colaborativos em comunidades criativas sobre igualdade de gênero e infância 

    Tarelho, Alice Bueno; Shiguematsu, Heitor Bacic (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2019-12-06)
    O presentra Trabalho de Conclusão de Curso, composto por Monografia e Conjunto de Peças do Projeto, via, por meio de pesquisas, estudos e aplicações de design, compreender as questões de gênero na infância e potencializar ...
  • Projeto Soberoom - Design como ferramenta de esclarecimento das consequências do uso de entorpecentes no contexto da música eletrônica underground 

    Gomes, Rafael Basseto; Kenan, Juan Cruz Martinez (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-30)
    Esse é um projeto com o objetivo de diminuir o consumo abusivo de substâncias ilícitas na cena da música eletrônica underground, pois atualmente, existe um preconceito em relação às pessoas inseridas nesse ambiente, quanto ...
  • AUCÁRIA - O Redescobrimento do Folclore Brasileiro na Juventude Através das Mídias Digitais 

    Carvalho, Pedro Cruz de; Pereira, Vitor Hugo do Nascimento; Fernandes, William (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-04)
    Existe muita desinformação e obscurantismo quando se fala sobre o folclore brasileiro, suas infinitas abordagens e riqueza são vistos, geralmente, de forma subestimada, na qual seu valor intrínseco é resumido em breves ...
  • OCCA - Organização Colaborativa de Campinas: O Design Digital como mediação para o desenvolvimento de hábitos sustentáveis 

    De Conto, Nicolli Bedicks; Sakamoto, Vinícius Kensuke (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-04)
    O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é compreender as relações e origens históricas da sociedade de consumo, seus impactos no meio ambiente, e como o design pode ser usado como agente mediador na diminuição ...
  • Equinosso: Sustentabilidade para consumidores de Fast Fashion por meio do design digital 

    Barbosa, Flávia Roberta Neves; Carvalho, Nicolas Olivier Santos Viteli; Krol, Vitor Henrique Amorim (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-12)
    Este projeto propõe um conjunto de ações com o objetivo de levar ideais sustentáveis para consumidores de Fast Fashion por meio do design digital. Para guiar estas ações a pesquisa foi dividida em três áreas do conhecimento, ...
  • Foccos - o impacto cultural dos produtos midiáticos: alterando percepções sociais através do audiovisual 

    Luz, Gustavo Stephan Rocchetti; Val, Larissa do (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-11-30)
    O trabalho visa discutir o impacto das produções audiovisuais por meio da percepção da sociedade sobre si própria, explorando as relações entre o audiovisual e o design com intuito de desenvolver um projeto que traga um ...
  • Mamão na massa: a influência das mídias audiovisuais nos hábitos alimentares das crianças 

    Freitas, Gabrielle Gonçalves de; Corsi, Giovana Garcia; Raskin, Stefany Sivia Friendlander (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-01)
    Este projeto busca discutir como o design pode atuar para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis em crianças, incentivando-as a cozinhar e promovendo refeições em família, um hábito que se perdeu devido a rotina ...
  • Hystorium: O Design Digital como promotor do hábito e do gosto pela leitura de livros nos jovens 

    Nogueira, Eduardo Carlos Dorazio; Durante, Lucas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-09)
    O presente trabalho discute a influência do design sobre os hábitos das pessoas e como essa área pode ajudar a incentivar o brasileiro a ler mais livros, visto que, de um modo geral, o Brasil não possui esse hábito ou é ...
  • Mivery – M-commerce e o consumo no cotidiano 

    Paulella Júnior, Claudio Luiz; Marineli, Murilo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-04)
    Consumir produtos necessários para o cotidiano é uma tarefa presente na vida de todos os seres humanos e, com o avanço da tecnologia, cada vez mais os estabelecimentos estão procurando realizar essa migração para o digital. ...
  • Storytelling e Design: Uma Abordagem Para a Produção Artística no Âmbito Digita 

    Takahashi, Arthur Okamura; Luís Felipe Macedo, Zibordi; Vitor Antunes, Camargo (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-07)
    Esse projeto apresenta essencialmente um estudo que analisa os padrões da indústria artística digital, e indaga sobre como o posicionamento do mercado nacional brasileiro afeta a decisão profissional de novos artistas. ...
  • Revoada: o Design como ferramenta de visibilidade para o “Novíssimo” Cinema Brasileiro 

    Serrate, Jéssica Santos; Giese, Vinicius Parrado; Celestino, Yasmin de Paula Tanimoto (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-03)
    O presente projeto aborda, sob a perspectiva do design digital, o “Novíssimo” cinema brasileiro — “modelo de produção” independente e principalmente coletivo com surgimento na década de 2010, impulsionado pelas novas ...

View more