Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBeraquet, Vera Silvia Marão
dc.contributor.authorAzevedo, Alexander Willian
dc.date.accessioned2022-02-16T13:32:28Z
dc.date.available2022-02-16T13:32:28Z
dc.date.issued2009-06-15
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14805
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar as diferentes abordagens acerca da formação dos bibliotecários-médicos, a fim de observar suas características e propostas, e identificar as competências informacionais que seriam desejáveis a este profissional no Brasil. Considerando que a prática da Biblioteconomia Médica é recente no Brasil, o método utilizado para alcançar os objetivos propostos foi desenvolvido por meio de revisão de literatura de textos extraídos em bases de dados nacionais e internacionais, e valeu-se do caráter qualitativo por ser pesquisa bibliográfica de natureza exploratória que proporcionou observamos os conceitos, formação e as principais competências informacionais presentes nos bibliotecáriosmédicos. Observou-se, que a investigação realizada entre competências informacionais da Medical Library Association e as disciplinas propostas a para formação dos profissionais para atuarem nas bibliotecas médicas brasileiras apresenta uma similitude entre elementos comparados. Por outro lado, a biblioteconomia médica no Brasil aparece caminhando em direção a um cenário de reconhecimento por parte dos profissionais da saúde, devido à colaboração dos bibliotecários-médicos no fornecimento de informações que possam subsidiar os médicos diante de uma tomada de decisão, bem como os discentes e docentes da área médica a respeito de suas necessidades informacionais. Os principais resultados obtidos indicam que: as escolas de Biblioteconomia no Brasil passaram por diversas reformulações em suas grades curriculares, visando capacitar os bibliotecários a terem iniciativas, motivações, pró-atividade e ser receptivo às mudanças, para atuar em várias áreas do conhecimento, inclusive na área médica. Os resultados também evidenciaram que as principais características inerentes aos bibliotecários-médicos brasileiros, não diferem do perfil dos bibliotecários generalistas, no sentido de terem competências para atuarem em bibliotecas especializadas. Entretanto, notou-se, que existe pouca oferta de cursos para bibliotecários-médicos se aperfeiçoarem e/ou especializarem na área médica.
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the different approaches on the training of medical-librarians, in order to observe their characteristics and proposals, and identify the informational literacy that would be desirable to these professionals in Brazil. Whereas the practice of the Medical Librarianship is recent in Brazil, the method used to achieve the proposed objectives has been developed through literature review of texts extracted in national and international databases, and took advantages of the qualitative character due to the fact of being bibliographical research of self exploratory nature which made it possible to observe the main skills and informational competences of the medical-librarians. It has also been observed that the research conducted between informational skills of Medical Library Association and the subjects proposed for the training of professionals to work in the Brazilian Medical Libraries presents a similarity between items compared. Moreover, the Brazilian medical library in is moving towards a scenario of recognition by health professionals, due to the collaboration of medical-librarians, in the provision of information that may support the doctors facing a decision, and the students and teachers of the medical field about their informational needs. The main obtained results indicate that the schools of librarianship in Brazil went through several revisions in its curriculum grids, to enable librarians to take initiatives, motivation, pro-activity and be receptive to changes, in order to act in several areas of knowledge, including in the medical field. The results also showed that the main characteristics of Brazilian medical-librarians do not differ from the general profile of librarians, to have skills to work in specialized libraries. However, it has been noted that there is little provision of courses for medical-librarians improvement and/or specialization in the medical field.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectcompetência informacional
dc.subjectbiblioteconomia-médica
dc.subjectbibliotecário-médico
dc.subjectformação do bibliotecário-médico
dc.subjecteducação
dc.subjectinformational literacy
dc.subjectmedical-librarianship
dc.subjectmedical-librarian
dc.subjectmedical-librarian training
dc.subjecteducation
dc.titleFormação e a competência informacional do bibliotecário-médico brasileiro
dc.title.alternativeTraining and informational power of the Brazilian medical-librarian
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4197021900537420
puc.advisorLattes8768411033062300
puc.refereeFerreira, Danielle Thiago
puc.refereeZanaga, Mariângela Pisoni
puc.refereeLattes2205120526144822
puc.refereeLattes9531631128397253
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples