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dc.contributor.advisorBettine, Sueli do Carmo
dc.contributor.authorRibeiro, Fernando Henrique Silva
dc.date.accessioned2022-02-16T14:30:22Z
dc.date.available2022-02-16T14:30:22Z
dc.date.issued2017-01-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15108
dc.description.abstractO estudo avaliou a condição da mobilidade urbana em Campinas através da aplicação da ferramenta IMUS (índice de Mobilidade Urbana Sustentável), possibilitando a identificação dos indicadores críticos da mobilidade urbana que devem ser priorizados pela administração pública. Ao longo do desenvolvimento do trabalho. os resultados da aplicação da ferramenta foram complementados com a análise do padrão de expansão urbana de Campinas para verificar sua influência no padrão de deslocamento da cidade, a fim de estabelecer uma correlação entre expansão e mobilidade urbana. A definição do panorama de mobilidade urbana para Campinas permitiu determinar como as diretrizes até então estabelecidas influenciaram na mobilidade, além de possibilitar a identificação de indicadores críticos, que abordam de forma mais ampla as diretrizes em relação a mobilidade, complementando as diretrizes definidas pela administração pública. Foi possível identificar, em Campinas, uma evidente dependência do uso do automóvel, tanto em decorrência do padrão de ocupação, que exige o automóvel para deslocamentos, uma vez que não existe uma priorização do transporte coletivo. tanto pelos incentivos para aquisição do automóvel. O cruzamento dos dados permitiu evidenciar a estreita relação que o planejamento urbano e o planejamento do sistema de transporte devem ter para harmonizar a relação entre os padrões de assentamento e os padrões de deslocamento, democratizando o acesso ao espaço urbano.
dc.description.abstractThis study has evaluated the condition of the urban mobility in the city of Campinas, Paulo, Brazit. through the application of the tool Index of Sustainable Urban Mobi!íty (I_SUM), enabling the identification of criticai indicators of urban mobility that should be prioritized by the public administration. Throughout the development of the study, the results of the application of the tool were cornplemented with the analysis of the urban expansion pattern to verify its influence on the city's travei behaviour in order to establísh a correlation between expansion and urban mobility. The definition of the urban mobility scenario for Campinas allowed to determine how the guidelines establíshed until then influenced rnobitity, as well as to enable the identification of criticai indicators that more broadly address the guidelines regarding mobllity, complementing the guidelines defined by the public administration. It was to identify, in Campinas, an evident dependence on the use of cars, as a result of the settlement pattern, which requires the car for travelinq, since there is no prioritization of collective transportation, in addition to the incentive to acquire cars. The cross-checking of the data showed the dose relationship that urban planning and transportation system planning should have in order to harmonize the relationship between settlement patterns and travei behaviour, highlighting the role of prioritization of collective medes and non-rnotorized medes, in order to democratize access to urban space.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectmobilidade urbana
dc.subjectexpansão urbana
dc.subjectplanejamento urbano integrado
dc.subjectdesenvolvimento sustentável
dc.subjectíndice de mobilidade urbana sustentável
dc.subjectacessibilidade
dc.subjecturban mobility
dc.subjecturban expansion
dc.subjectintegrated urban planning
dc.subjectsustainable development
dc.subjectindex of sustainable urban mobility
dc.subjectaccessibility
dc.titleExpansão urbana e mobilidade: planejando cidades multimodais
dc.title.alternativeUrban Expansion and mobility: planning multimodal cities
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4707251121394088
puc.advisorLattes1291060058444949
puc.refereeDemanboro, Antonio Carlos
puc.refereeRusso, Maria Rachel de Araújo
puc.refereeLattes2675009900378570
puc.refereeLattes1482831130853207
puc.centerCEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana


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