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dc.contributor.advisorBettine, Sueli do Carmo
dc.contributor.authorPires, Jorge Miguel Dias Cardoso Margalho
dc.date.accessioned2022-02-16T14:31:51Z
dc.date.available2022-02-16T14:31:51Z
dc.date.issued2019-12-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15142
dc.description.abstractAs Instituições de Ensino Superior (IES) estão cada vez mais propensas a aplicarem práticas sustentáveis em seus processos de ensino, pesquisa e extensão, bem como nas operações de seus Campi, diante da crescente preocupação global com o desenvolvimento sustentável. A ausência de procedimentos de trabalhos alinhados ao comprometimento ambiental, identificados em muitas IES, não condiz com os princípios de construir e disseminar o conhecimento por uma sociedade mais justa e solidária e acaba permitindo práticas inseguras de funcionários, professores e alunos quanto à segurança do trabalho e à preservação do ambiente. As propostas deste estudo são: a apresentação das diretrizes de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em um campus universitário, com a consideração dos processos de trabalhos administrativos e operacionais diante das características da estrutura física de uma IES voltada às práticas de ensino e pesquisa, nas áreas de ciências exatas e de saúde, e a mensuração da contribuição que esta ferramenta, SGA, proporciona à elaboração de um relatório de sustentabilidade. O trabalho pode ser iniciado pela identificação de ações já realizadas, muitas vezes, de forma isolada, e que necessitam de uma maior abrangência e expansão em seus processos internos, administrativos e operacionais.
dc.description.abstractHigher Education Institutions (HEIs) are increasingly likely to apply sustainable practices in their teaching, research and extension processes, as well as in their Campi operations, in the face of the growing global concern for sustainable development. The absence of work procedures aligned with environmental commitment, identified in many HEIs, is not consistent with the principles of building and disseminating knowledge for a fairer and more supportive society and ends up allowing unsafe practices of employees, teachers and students regarding work safety. and the preservation of the environment. This study’s proposals are: a presentation of the Environmental Management System (EMS) guidelines on the university campus, with consideration of the open administrative and operational work processes of the characteristics of the physical structure of an IES focused on teaching and research practices, in the exact sciences and health, and the measurement of the contribution that this tool, EMS, provides to the preparation of a sustainability report. Work can be initiated by identifying actions that have already been taken, often in isolation, and by using more scope and expansion in their internal, administrative and operational processes.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectUniversidades e Faculdades
dc.subjectGestão ambiental
dc.subjectDesenvolvimento sustentável
dc.subjectUniversities and Colleges
dc.subjectEnvironmental management
dc.subjectSustainable development
dc.titleProposta para Certificação Ambiental em um Campus Universitário
dc.title.alternativeProposal for Environmental Certification in a University Campus
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8447697973502698
puc.advisorLattes1291060058444949
puc.refereeDemanboro, Antonio Carlos
puc.refereeDe Benedicto, Samuel Carvalho
puc.refereeBenedicto, Gideon Carvalho de
puc.refereeLattes2675009900378570
puc.refereeLattes8787788684633261
puc.refereeLattes1080019231954948
puc.centerCEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana


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