Show simple item record

dc.contributor.advisorAlmozara, Paula Cristina Somenzari
dc.contributor.authorSantos, Selma Aparecida Rodrigues dos
dc.date.accessioned2022-02-16T14:39:30Z
dc.date.available2022-02-16T14:39:30Z
dc.date.issued2019-12-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15174
dc.description.abstractNa sociedade da informação, o hábito de ler está relacionado também aos novos contextos sociais, que, interligados pelas culturas digitais, são espaços daqueles que leem em outros gêneros, como blogues, tweets, e-mails, posts. Por essa perspectiva, ler é uma competência fundamental para ser cidadão ativo em nosso mundo, sendo a leitura literária parte disso. Contudo, nós, educadores, enfrentamos o desafio diário que se tornou a formação de nossos estudantes em sujeitos leitores, principalmente, no que concerne às leituras literárias. Este estudo é uma narrativa de minha experiência enquanto educadora/ pesquisadora na formação de leitores adolescentes. Ele propõe um diálogo a partir das vivências leitoras (minhas e de meus ex-alunos) dentro e fora do espaço salas de aula, para a compreensão das subjetividades envolvidas no pacto de leitor entre esses sujeitos e as obras lidas. Representa parte das minhas descobertas nesse processo e, como “laboratório de pensamento”, numa perspectiva interdisciplinar, tomando a poética de investigação como base, é o registro dessa trajetória composta pelas narrativas de si dos envolvidos.
dc.description.abstractIn the information society, the habit of reading is also related to new social contexts, which, interconnected by digital cultures, are spaces of those who read in other genres, such as blogs, tweets, emails, posts. From this perspective, reading is a fundamental competence to be an active citizen in our world, and literary reading is part of it. However, we educators face the daily challenge that has become the formation of our students as reader subjects, especially concerning literary readings. This study is a narrative of my experience as an educator/researcher in the formation of adolescent readers of literature. He proposes a dialogue from the reading experiences (mine and my former students) inside and outside the classrooms space, for the understanding of the subjectivities involved in the reader pact between these subjects and the read works. It represents part of my discoveries in this process and, as a “laboratory of thought,” from an interdisciplinary perspective, taking the poetics of inquiry as its basis, is the record of this trajectory composed of the self-narratives of all concerned.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEscrita de si
dc.subjectLeitura subjetiva
dc.subjectFormação leitora
dc.subjectNarrativa de experiência
dc.subjectAdolescência
dc.subjectLiteratura
dc.subjectSelf-writing
dc.subjectSubjective reading
dc.subjectReader training
dc.subjectExperience narratives
dc.subjectAdolescence
dc.subjectLiterature
dc.titleEscritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2823266389388826
puc.advisorLattes5606769046902145
puc.advisorLattes3690271229706372
puc.refereeDonati, Luisa Angélica Paraguai
puc.refereeValle Neto, Júlio de Souza
puc.refereeLattes6616305768133913
puc.refereeLattes3410238721627945
puc.centerCLC – Centro de Linguagem e Comunicação
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte
puc.contributor.co-advisorMoraes, Ricardo Gaiotto de


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record