Browsing Programa de Pós-Graduação em Educação by Author "Pontifícia Universidade Católica de Campinas"
Now showing items 21-40 of 323
-
A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
Pozzebon, Paulo Moacir Godoy (PUC-Campinas, 2021-11-22)O presente trabalho tematiza as contribuições da filosofia da pessoa humana e da filosofia da educação do filósofo francês Jacques Maritain para análise e proposição de políticas públicas educacionais. O problema que norteia ... -
A formação continuada de professores e a literatura: estratégias de leitura e seleção de obras
Pedersen, Simone Alves (PUC-Campinas, 2017-02-09)A literatura infantil tem sido objeto de muitas pesquisas na formação do leitor e tem gerado interesse em diversas áreas. Nesse estudo, partiu-se do pressuposto de que os procedimentos utilizados pelos docentes e a seleção ... -
A formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental: o caso da rede municipal de Campinas
Alves, Marco Aurélio (PUC-Campinas, 2016-02-17)Esta pesquisa visa compreender a constituição e os princípios que norteiam a formação continuada de professores do Ensino Fundamental dos anos finais, dando enfoque no caso do município de Campinas nos últimos cincos anos ... -
A formação continuada de professores no programa teia do saber universidades: um olhar avaliativo
Abrahão, Raquel de Carvalho Ruiz (PUC-Campinas, 2006-06-19)Neste início de século, vivemos um borbulhar de transformações sociais, políticas, educacionais, paradigmáticas. Frente a esse panorama, a necessidade de docentes que saibam enfrentar as inúmeras contradições vividas nas ... -
A formação continuada do professor: uma experiência com o ensino médio em rede
Ribeiro, Eloisa Helena Rodrigues Matielo (PUC-Campinas, 2006-05-26)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições da Universidade para a formação ... -
A formação continuada dos profissionais de educação infantil da rede municipal de Campinas e o desenvolvimento dos processos simbólicos na criança
Costa, Celly dos Santos (PUC-Campinas, 2016-02-24)O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professor e Práticas Pedagógicas, teve como objetivo investigar como o oferecimento dos cursos de formação continuada, da rede municipal de Campinas, envolvendo ... -
A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
Cella, Silvana Machado (PUC-Campinas, 2007-04-25)O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e visa refletir sobre o educador que dedica seu trabalho ao ensino de adolescentes que cometeram ato infracional. ... -
A formação do arte-educador frente à epistemologia do ensino da arte: relações, contradições e perspectivas
Fisch, Carolina Betioli Ribeiro (PUC-Campinas, 2006-06-05)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, pretendeu identificar quais teorias de ensino da arte embasam o documento Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte, qual ... -
A formação do fonoaudiólogo: desafios e perspectivas para a educação inclusiva
Silva, Cássia Regina Braguieri da (PUC-Campinas, 2007-08-21)Inserida na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , esta pesquisa tem como objetivo promover reflexões sobre a formação do fonoaudiólogo para o trabalho junto à Educação Inclusiva de crianças ... -
A formação do professor : formas de exclusão na educação inclusiva
Monfardini, Clementina Terezinha de Jesus (PUC-Campinas, 2003-10-29)A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa "Universidade e Formação de Professores para o Ensino Fundamental e Médio". Objetiva analisar, por meio do estudo de duas unidades escolares de 1a a 4a séries da rede ... -
A formação do professor de história frente aos paradigmas do conhecimento: o curso de história no centro do debate
Giesbrecht, Daniel Florence (PUC-Campinas, 2005-04-01)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem como objetivo analisar o processo de formação de professores de História frente aos principais paradigmas que envolvem ... -
A formação do professor e a prática escolar: dilemas e perspectivas para o ensino de matemática com pesquisa
Alves, José Flaudemir (PUC-Campinas, 2004-11-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo buscar reflexões sobre como o ensino com pesquisa se faz presente na formação do professor de Matemática ... -
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
Silva, Daniela Regina da (PUC-Campinas, 2007-03-15)A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de ... -
A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
Pagliarini, Eliana de Camargo Magalhães (PUC-Campinas, 2004-11-29)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. ... -
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
Rodrigues, Regina de Brito (PUC-Campinas, 2007-06-18)Partindo do pressuposto de que o conhecimento da realidade é condição para o exercício da cidadania e tendo em conta que, numa sociedade em que os meios de comunicação de massa ganham cada vez maior importância na ... -
¨A gente não tem noção¨: pontos de vista de professores de uma escola pública de Campinas (SP) em relação ao Programa Bolsa Família
Flores, Daniela Fernanda (PUC-Campinas, 2015-02-20)O presente estudo visa compreender os pontos de vista dos professores sobre a importância do Programa Bolsa Família (PBF) como forma de enfrentamento da pobreza por meio da frequência escolar. Para isso, foi apresentado ... -
A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
Salomão, Silvia Cristina (PUC-Campinas, 2008-02-12)O objetivo deste trabalho é analisar os registros produzidos a partir da escuta das vozes infantis e refletir sobre como essas vozes, confiáveis e protagonistas, participam da (re) direção das práticas pedagógicas. A ... -
A implementação da lei 10.639/03 por meio do Mipid em Campinas (SP): a luta pelo reconhecimento no combate ao racismo institucionalizado brasileiro
Eugênio, Kátia Maria (PUC-Campinas, 2014-02-25)A dissertação tem como objetivo compreender o processo de elaboração da política pública de ação afirmativa na forma da Lei nº 10639/03 e delimitar os possíveis desdobramentos das ações do programa Memória e Identidade ... -
A influência do contexto escolar na maneira de brincar de crianças da educação infantil
Oliveira, Rita de Cássia (PUC-Campinas, 2016-12-14)Esta pesquisa trata do brincar de faz de conta na escola de educação infantil. A problemática a ser investigada e o objetivo central da pesquisa é compreender e identificar se as diferenças no contexto escolar (professor, ... -
A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio
Picarelli, Melissa Junqueira (PUC-Campinas, 2008-08-08)Com as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem de forma vertiginosa, novas exigências são impostas aos sistemas de ensino em todos os níveis e em relação ao perfil do cidadão que se quer formar. Exige-se ...