Browsing Programa de Pós-Graduação em Educação by Author "Vitorino, Artur José Renda"
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A educação bilíngue por seus agentes em uma visão dialógica com a teoria da luta por reconhecimento
Costa, Marcelo José Baccarin (PUC-Campinas, 2020-11-26)Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação”, e no Grupo de Pesquisa “Política e Fundamentos da Educação”, a ... -
A implementação da lei 10.639/03 por meio do Mipid em Campinas (SP): a luta pelo reconhecimento no combate ao racismo institucionalizado brasileiro
Eugênio, Kátia Maria (PUC-Campinas, 2014-02-25)A dissertação tem como objetivo compreender o processo de elaboração da política pública de ação afirmativa na forma da Lei nº 10639/03 e delimitar os possíveis desdobramentos das ações do programa Memória e Identidade ... -
Ação educativa do Museu Afro Brasil: educação patrimonial no combate à discriminação étnico-racial
Matos, Isla Andrade Pereira de (PUC-Campinas, 2013-11-25)O presente trabalho teve como objetivo, a partir das reflexões teóricas sobre educação e educação em museus, investigar a atuação da ação educativa do Museu Afro Brasil junto aos grupos de escolas agendados para as visitas ... -
Além dos muros da escola: um estudo sobre educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas (SP)
Patti, Cíntia Isabel (PUC-Campinas, 2015-02-25)A presente dissertação Além dos muros da escola: Um estudo sobre a educação popular e o projeto Promotoras Legais Populares de Campinas , tem por tema central o preconceito e discriminação de raça e gênero presentes na ... -
Alteridade e reconhecimento acadêmico no atendimento educacional especializado no ensino superior
Arnais, Magali Aparecida de Oliveira (PUC-Campinas, 2021-09-30)O estudo objetiva compreender o processo de formação acadêmica dos alunos que formam o Público-alvo da Educação Especial, operacionalizada no Atendimento Educacional Especializado do ensino superior. A questão norteadora ... -
As representações do negro na história pelos “intérpretes do Brasil” e seus (possíveis) efeitos na produção acadêmica sobre a lei 10.639/03 na área de educação.
Silva, Camilla de Oliveira Rodrigues da (PUC-Campinas, 2018-05-24)Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e historiográfico que teve como objetivos: (i) identificar e descrever as representações dos negros apresentadas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Fernando de ... -
Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019)
Tercioti, Ana Carolina Godoy (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-10)A presente tese tem por objetivo estudar o bullying por meio de documentos – jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgada em 2018 e 2019. A proposta foi dar o devido destaque ao conflito que o ... -
A construção identitária e a função social das instituições comunitárias de educação superior (ICES) no Brasil, 2013-2022
Oliveira, Michele Cristina Souza Achcar Colla de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-12-20)Esta pesquisa, em nível de doutoramento, investigou as Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) do Brasil. As ICES são baseadas em uma estruturação jurídica e administrativa de governança corporativa e ... -
Construção identitária e políticas públicas: ancestralidade africana, açúcar e nutrição pela narrativa autobiográfica de uma educadora
Paula, Luzia Maria de (PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma narrativa autobiográfica de uma educadora, abordando o ensino da cultura afro-brasileira e africana a partir de uma perspectiva interdisciplinar e o tema transversal da educação ... -
Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault
Melo, Vinícius Dias de (PUC-Campinas, 2020-02-14)Os discursos eugênicos afetaram muitas nações no século XX. No Brasil, podemos destacar a notável contribuição de Renato Ferraz Kehl e Octávio Domingues, como relevantes produtores de manuais educacionais voltados para os ... -
Educação e política pública: estudo da efetivação do projeto memória e identidade: promoção da igualdade na diversidade (mipid) em uma escola de educação infantil em Campinas (SP)
Coelho, Marcus Venicius de Brito (PUC-Campinas, 2015-12-11)O presente estudo partiu das inquietações do autor referente às dificuldades enfrentadas para a implementação e cumprimento da Lei 10.639/2003 no âmbito escolar, que redundaram, sobretudo com as seguintes questões: Que ... -
Educação em museus: análise comparativa de didáticas museais em São Paulo e Londres
Matos, Isla Andrade Pereira de (PUC-Campinas, 2020-09-24)As funções do museu foram definidas pelo Conselho Internacional de Museus, dentre as quais se encontram a aquisição, a conservação, a investigação, a comunicação e a exposição do patrimônio da humanidade para os propósitos ... -
Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha
Martins, Felipe Mattei (PUC-Campinas, 2016-12-12)A presente dissertação “Educação, esfera pública e o agir comunicativo da luta por reconhecimento: estudo sobre as ofensas racistas contra o goleiro Aranha” tem por objetivo estudar a relação entre a educação, a esfera ... -
Governamentalidade e multiculturalismo na revista nova escola
Papa, Lais Maria (PUC-Campinas, 2016-12-15)Esta pesquisa tratou de investigar como o tema multiculturalismo vem sendo veiculado na mídia – especificamente, na revista Nova Escola. O objetivo geral foi examinar como o tema multiculturalismo vem sendo tratado e ... -
Grupos LGBTs na Internet como educação não-formal pela autorrealização identitária
Martins, Felipe Mattei (PUC-Campinas, 2019-11-11)A presente tese desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), investigou: como a educação não-formal, presente nos grupos virtuais LGBTs ... -
Investigação da influência do perfil docente na formação da identidade profissional de engenheiros civis
Pereira, Mariana Cristina Buratto (PUC-Campinas, 2018-12-17)A profissão de engenheiro civil é vista como oficio de prestígio, e sua formação no ensino superior compreende o aprendizado de várias disciplinas, centradas no conhecimento de técnicas e precisão de métodos. Por sua vez, ... -
Material didático de história com vista à Lei nº 10.639/03: uma construção de política educacional
Beloto, Gisele Maria (PUC-Campinas, 2019-12-09)A implantação da lei nº 10.639/03, na qual exige a inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, o Ministério da Educação reconheceu esses temas como lacunas no ensino, sendo necessário a ... -
As percepções de professores e estudantes de uma rede educacional privada brasileira sobre a organização do tempo no contexto de aulas mediadas por tecnologias virtuais na pandemia Covid-19
Brito, Josney Mateus Kroll do Prado (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-25)O presente estudo investigou as percepções de professores e estudantes de uma rede educacional privada do Brasil acerca das aulas mediadas por tecnologias virtuais, possuindo como objetivo analisar, por meio dessa rede, ... -
Políticas públicas em educação profissional: estudo da cultura educacional na "Cidade do Samba" no Rio de Janeiro
Fedre, Júlio Penna (PUC-Campinas, 2013-12-12)No Brasil, atualmente, há diversos formatos de educação profissional. Desde cursos voltados ao aprendizado de um ofício até os cursos que integram a educação geral com a técnica. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases ... -
Políticas públicas, inclusão e educação bilíngue de surdos em Campinas (SP): 2007 – 2017
Sartori, Ingrid Julliane Freires (PUC-Campinas, 2019-02-23)A partir da implementação de políticas educacionais visando à educação para todos e às propostas de Educação Inclusiva, abrindo as portas das escolas comuns para a admissão de alunos com deficiência, este trabalho buscou ...