Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por autor "Flores, Adolfo Ignacio Calderón"
Itens para a visualização no momento 1-10 de 10
-
Avaliação da educação infantil: Meta-análise e análise da produção do conhecimento no campo da avaliação da Educação Infantil (1993-2021)
Garcia, Elisabete de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-14)Esta dissertação realiza um estudo do tipo estado da arte que visa identificar o que apontam os trabalhos científicos brasileiros sobre avaliação da Educação Infantil, com o objetivo de mapear e analisar as tendências ... -
Boas práticas escolares no contexto da pandemia Covid-19 no ensino médio integrado ao técnico: o caso de uma escola técnica estadual (ETEC) do estado de São Paulo
Castellani Neto, Fioravante (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-09)Em 2020, diante de expansão da Pandemia da COVID-19, os governos viram-se obrigados a suspender as aulas presenciais e adotar a educação remota em todas as redes da educação básica do país. Diante este cenário questiona-se ... -
Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
Teodoro, Wanderson Luís (PUC-Campinas, 2019-12-12)A presente dissertação se insere no campo de estudos sobre eficácia escolar, o mesmo que, segundo a literatura, reúne estudos preocupados em compreender os fenômenos que ocorrem em escolas que promovem de forma duradoura ... -
Governança nas Universidades Católicas brasileiras em tempos de rankings acadêmicos
Silva, Marco Wandercil da (PUC-Campinas, 2019-12-17)As Universidades Católicas, reconhecidas pela qualidade de seus cursos, gozam de reputação em termos de tradição na graduação e na pós-graduação, fato que aguçou a curiosidade para indagar: o tradicional prestigio acadêmico ... -
O Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – São Paulo: trajetória, metodologias e resultados no curso técnico de nível médio em mecânica
Giannini, Ivo (PUC-Campinas, 2018-12-17)A presente dissertação se insere no campo dos estudos produzidos sobre sistemas de avaliação educacional em larga escala, especificamente sobre a avaliação da educação profissional técnica de nível médio. O problema norteador ... -
Pesquisa em eficácia escolar no Brasil: um estudo sobre a produção científica brasileira com foco nos fatores relacionados à eficácia escolar (2005-2017)
Januario, André Alves (PUC-Campinas, 2019-02-26)O presente estudo teve como objetivo mapear a produção científica brasileira no campo de pesquisa em Eficácia Escolar no Brasil, por meio das Teses e Dissertações de Mestrado e Doutorado produzidas pelos Programas de ... -
A qualidade dos cursos de graduação em direito: um estudo sobre a excelência do ensino à luz dos rankings, índices e tabeas classificatórias nacionais e internacionais
Biondo, Luiz Henrique Domingheti (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-15)Com a massificação do ensino superior brasileiro, especialmente quanto aos cursos de graduação em Direito e às altas exigências da sociedade contemporânea, pautadas pela lógica de mercado, desde o início o século XXI, ... -
Rankings acadêmicos e governança universitária: mapeamento e tendências daliteratura científica brasileira
Martins, Edivaldo Cesar Camarotti (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-29)Os rankings acadêmicos ganharam notoriedade e relevância social por apresentarem de modo simples e objetivo a classificação de cursos e de instituições de ensino. Os rankings acadêmicos da educação superior começaram ... -
Rankings acadêmicos na educação superior: mapeamento e tendências nos países e regiões de língua portuguesa
Ribeiro, Maynara de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-16)Os Países e Regiões de Língua Portuguesa (PRLP) formam um espaço de caráter identitário que tem gerado relações de cooperação para o desenvolvimento de seus membros. Os rankings, índices e tabelas classificatórias ... -
Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE): o estado da arte da produção científica brasileira (2000-2013)
Franco, Karla Oliveira (PUC-Campinas, 2016-02-25)A presente dissertação de mestrado enquadra-se no âmbito dos estudos produzidos sobre os sistemas estaduais de avaliação em larga escala, e tratou, especificamente, sobre o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública ...