Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por autor "Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 23
-
A Educação Estatística para crianças: aprendizagens numa trajetória de pesquisa
Santos, Cibele Elisângela dos (PUC-Campinas, 2017-12-04)A presente pesquisa teve como foco realizar um estudo sobre a Educação Estatística na infância por meio da investigação de uma sala de Educação Infantil de crianças de 3 a 6 anos. A questão problema assim ficou configurada: ... -
A educação infantil pública de Campinas e a formação continuada de professores: de qual formação falamos?
Oliveira, Maria Cristina de (PUC-Campinas, 2011-12-21)Trata-se de um estudo relativo ao campo científico da Educação. Objetivamos com ele conhecer e refletir sobre as contribuições que a formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas traz para ... -
As redes colaborativas na escola sob a ótica de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Castilho, Janaina Carrasco (PUC-Campinas, 2021-02-04)Em quais condições ocorre (ou não) a construção das relações e redes colaborativas na escola? Partindo dessa questão, que teve origem nas observações e inquietações vividas e sentidas no trabalho diário na escola, nosso ... -
Avaliação da aprendizagem matemática no Programa Ler e Escrever
Mota, Lauro Araújo (PUC-Campinas, 2013-12-09)O Programa Ler e Escrever, implantado atualmente em toda rede de ensino do Estado de São Paulo, foi organizado e estruturado com o objetivo de reverter os baixos indicadores de aprendizagem escolar relacionados com a leitura ... -
Dividir e/ou fracionar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação sobre o uso de ações mitigadoras em ambiente virtual de aprendizagem
Mei, Joelma da Silva Santos (PUC-Campinas, 2021-11-26)Essa dissertação analisa o trabalho relativo à temática de divisão/fração na fase introdutória de seu ensino com crianças de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola periférica da rede municipal de ensino ... -
Educação ambiental e educação matemática: uma busca pela interação
Madeira, Marcia Carolina de Araújo (PUC-Campinas, 2016-02-03)A Educação Ambiental, objetivo da Política Nacional de Meio Ambiente desde 1981, foi integrada nas últimas décadas em diversas leis brasileiras, a partir de abordagens multi, inter ou transdisciplinares do ensino. Contudo ... -
Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
Nicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca (PUC-Campinas, 2012-02-02)Nosso objetivo com esta pesquisa de caráter bibliográfico foi o de buscar artigos relacionados aos estudos que focam o Ensino Superior nos exemplares da Revista Brasileira de Educação da ANPEd, na 1ª década do século XXI. ... -
Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância
Costa, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli (PUC-Campinas, 2015-12-04)Esta pesquisa investigou a utilização das histórias infantis no trabalho com a matemática, uma disciplina que provoca tantos desafios aos nossos alunos. Investigamos como os contos de fadas, utilizados nas salas de 1º ano ... -
Experiências formativas na licenciatura em matemática: perspectivas e contribuições
Abreu, Maria das Graças dos Santos (PUC-Campinas, 2019-09-11)Esta investigação, com foco na formação do professor de matemática, orienta-se pela questão: Como alunos da graduação em matemática relacionam o seu percurso formativo, nas diferentes experiências durante o curso, com a ... -
Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC
Camargo, Priscila Vitoria (PUC-Campinas, 2019-02-05)Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a alfabetização matemática a partir das formações realizadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Trata-se de um programa de formação continuada em nível ... -
Influências de um processo formativo nas crenças e nos saberes de professores dos anos iniciais sobre ensinar e aprender matemática
Gallicchio Neto, Domenico (PUC-Campinas, 2016-02-02)Esta pesquisa traz considerações sobre as contribuições advindas de um curso de formação continuada promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas aos professores do Ciclo II, 4º ano do Ensino Fundamental. A ... -
Narrativa docente e registro de alunos: contribuições para o ensino de matemática
Bernardi, Tamires Pastore (PUC-Campinas, 2018-02-07)Esta pesquisa buscou investigar que contribuições são oferecidas para o ensinoaprendizagem de alunos e da professora-pesquisadora em um trabalho com a matemática em sala de 3º ano do Ensino Fundamental, a partir da utilização ... -
Narrativas: usos e contribuições às pesquisas sobre formação inicial de pedagogas
Barbisan, Carla (PUC-Campinas, 2017-06-26)Esta dissertação analisa o uso de narrativas em pesquisas realizadas em cursos de Pedagogia. As quatro teses e 12 dissertações investigadas foram selecionadas a partir da consulta sistemática à Biblioteca Digital Brasileira ... -
O educador e sua contribuição para a (trans)formação da vida de jovens no Programa Educação para o Trabalho
Colevate, Fatima Regina (PUC-Campinas, 2012-02-02)O objeto de estudo desta pesquisa é o Programa Educação para o Trabalho realizado pelo Senac SP1 há quatorze anos. O curso foi escolhido em função dos resultados obtidos desde sua criação e pela relevância social que ... -
O tratamento interdisciplinar entre matemática e ciências nos livros didáticos de 4º e 5º ano do ensino fundamental
Gallet, Diego da Silva (PUC-Campinas, 2016-12-07)A presente pesquisa busca investigar como livros didáticos de Matemática e Ciências dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental abordam a interdisciplinaridade entre essas duas disciplinas. Tem por objetivo identificar se e ... -
Operações aritméticas: dificuldades indicadas pelas futuras professoras do ensino fundamental
Mota, Ana Paula Araújo (PUC-Campinas, 2012-02-17)A formação de professores de um modo geral tem ganhado destaque nos últimos anos em fóruns, encontros e seminários, como uma das principais estratégias para elevar a qualidade do ensino. Também se constitui atualmente em ... -
Os direitos de aprendizagem em documentos curriculares relacionados à matemática referentes ao 1º ciclo do ensino fundamental
Shirabiyoshi, Leticia Yumi (PUC-Campinas, 2021-03-23)A pesquisa apresenta inicialmente uma Revisão Bibliográfica, a partir de Análise Documental, buscando ancoragem em produções que versam sobre três documentos curriculares nacionais de Educação, no trabalho com os primeiros ... -
Os jogos no ensino da matemática nos anos iniciais e as reverberações na prática de uma professora pesquisadora
Ramos, Ester Mendonça (PUC-Campinas, 2020-02-19)Trata-se de uma pesquisa de mestrado que investigou a seguinte questão: quais os saberes que foram desenvolvidos pela professora pesquisadora a partir da utilização de jogos para a aprendizagem de números e operações com ... -
Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever
Thomaz, Poliana Helena Batista (PUC-Campinas, 2013-11-22)A presente pesquisa tem como objetivo investigar as propostas de jogo no Programa Ler e Escrever (PLE) de matemática (material didático instituído pelo governo do Estado de São Paulo) do 3º ano do Ensino Fundamental. ... -
Práticas de ensino e o desenvolvimento do senso numérico em crianças do 1º ano do ensino fundamental
Bortolucci, Marina de Souza (PUC-Campinas, 2020-12-15)A pesquisa surgiu a partir de inquietações resultantes das vivências da professorapesquisadora em sala de aula e dos estudos realizados no GEProMAI – Grupo de Estudos: Professores Matematizando nos Anos Iniciais. As questões ...