Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por autor "Balzan, Newton Cesar"
Itens para a visualização no momento 1-13 de 13
-
A auto-avaliação institucional na visão dos coordenadores das comissões próprias de avaliação das instituições de ensino superior de Campinas
Augusto, Rosana (PUC-Campinas, 2007-06-13)Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Estudos em Avaliação e tem como objetivo estudar o trabalho das Comissões Próprias de Avaliação das Instituições de Ensino Superior de Campinas, que integram o Sistema ... -
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
Rodrigues, Regina de Brito (PUC-Campinas, 2007-06-18)Partindo do pressuposto de que o conhecimento da realidade é condição para o exercício da cidadania e tendo em conta que, numa sociedade em que os meios de comunicação de massa ganham cada vez maior importância na ... -
A participação de funcionários na construção do projeto político-pedagógico de uma instituição de ensino superior: limites e possibilidades
Alberto, Jorge Luís Moreira (PUC-Campinas, 2007-05-25)O presente trabalho, fruto de uma pesquisa quali-quantitativa, teve como objeto de estudo o diagnóstico e a análise da participação de funcionários na construção do Projeto Político-Pedagógico de uma Instituição de Ensino ... -
Avaliação institucional: um estudo comparativo entre duas universidades
Lobo, Clever Eduardo Zuin (PUC-Campinas, 2006-06-23)Este trabalho buscou identificar as contribuições proporcionadas pelos processos de Avaliação Institucional realizados em duas Universidades brasileiras, sendo uma delas a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com ... -
Engenheiro-gestor: caminhos e desafios na construção de uma formação
Lucena, Maria Lucinda Antunes de (PUC-Campinas, 2008-02-22)O momento histórico atual tem se caracterizado pela forte busca de novos modelos que possam dar conta das recentes demandas humanas e sociais, cada vez mais complexas que emergem em nossa sociedade marcada por constantes ... -
Gestão da educação estadual: elementos de uma realidade vivenciada
Muccilo, Maria Aparecida (PUC-Campinas, 2008-02-18)Esta dissertação de mestrado teve como objeto de estudo o conceito de gestão que vem sendo instituído pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo a partir de meados da década de 1990 até 2005. Partimos de ... -
Gestão universitária: perfil e atuação
Paiva, Andressa Jackeline de Oliveira Mario e (PUC-Campinas, 2006-02-23)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Avaliação Institucional e Gestão Universitária e estuda as interfaces da gestão universitária, bem como a atuação que a caracteriza. Entendendo-se como gestores universitários, ... -
Internato médico: desafios da avaliação da aprendizagem em serviço
Baffa, Andréa Mendes (PUC-Campinas, 2008-02-20)Tendo como cenário o Internato Médico da PUC-Campinas nos anos de 2006 e 2007, demos voz aos atores principais do processo ensino aprendizagem alunos e professores a fim de buscarmos elementos que nos permitissem a ... -
O cotidiano do ensino e aprendizagem do direito numa instituição de educação superior
Souza, Sabrine Pierobon de (PUC-Campinas, 2006-06-27)O presente trabalho visa descrever o cotidiano do ensino e aprendizagem do Direito numa Instituição de Educação Superior (IES) de grande porte do interior do Estado de São Paulo, e perceber como está ocorrendo o sistema ... -
O posicionamento social do educador : um estudo sobre a participação coletiva em projetos educacionais
Pupin, Dercílio Aristeu (PUC-Campinas, 2005-12-07)O presente trabalho visa desvendar os elementos que favorecem o envolvimento de educadores em projetos coletivos, assim como contribuir para a formação de educadores e gestores educacionais. Está inserido na linha de ... -
Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
Torres, Sylvia Carolina Gonçalves (PUC-Campinas, 2007-05-24)O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar os dilemas inerentes ao processo de implantação do portfólio como instrumento favorecedor de aprendizagem significativa em um curso de Letras de uma instituição ... -
Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina
Moura, Antônio Carlos Silva (PUC-Campinas, 2007-06-20)Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em cursos de graduação, desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, entre julho de 2006 a maio de 2007 e inserida na linha de pesquisa ... -
Universidade corporativa: uma avaliação no contexto do ensino superior no Brasil
Silva, Marco Wandercil da (PUC-Campinas, 2005-12-15)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Avaliação Institucional e Gestão Universitária , demonstra que as transformações políticas, sociais e econômicas intrínsecas ao processo de globalização mundial têm ...