Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por autor "Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 31
-
A atividade lúdica nas práticas pedagógicas dos ingressantes no ensino fundamental: análises das aulas de educação física
Santos, Maria Salete Pereira (PUC-Campinas, 2013-06-11)Com esta pesquisa buscou-se conhecer experiências de brincadeiras no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de Campinas-SP. A partir de análises sobre a promulgação da lei 11.274/06, que determina a ... -
A criança de seis anos no ensino fundamental de 9 anos: o processo de implementação ao longo de uma década no município de Itajubá/MG
Ribeiro, Rosangela Benedita (PUC-Campinas, 2014-12-17)A presente pesquisa tem por objetivo analisar a implantação e implementação do Ensino Fundamental de nove anos (EF) do município de Itajubá/MG, ao longo de uma década. Justifica-se o interesse por esse tema pelo pioneirismo ... -
A meta-avaliação e a extensão universitária: um estudo de caso
Arroyo, Daniela Munerato Piccolo (PUC-Campinas, 2010-02-26)A partir do interesse em compreender a formação do estudante universitário, focalizandoo como futuro profissional que deve ser capaz de atuar de forma diferenciada nas diversas situações de sua trajetória profissional e ... -
Alfabetização e letramento: a formação de alfabetizadores na perspectiva do programa mineiro "Alfabetização no tempo certo"
Chiacchio, Andrea Maria Martins (PUC-Campinas, 2012-02-17)Este trabalho aborda as propostas de alfabetização e letramento nas políticas educacionais, com ênfase nos seus desdobramentos em Minas Gerais, e com especial interesse na formação continuada de professoras alfabetizadores ... -
Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira (PUC-Campinas, 2015-02-27)O trabalho apresenta resultados de pesquisa bibliográfica e análise documental de abordagem qualitativa, fundamentada principalmente nos conceitos de alfabetização e letramento trabalhados por Magda Soares, Maria do Rosário ... -
A construção de registros das experiências escolares: desafios e possibilidades
Campos, Sarah Celi Ferreira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-27)No contexto da Educação Infantil, o registro das experiências que narram a trajetória de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança desempenha um papel fundamental. Esses registros permitem não apenas que futuros ... -
Cursinho popular: estudo sobre a trajetória de estudantes das classes trabalhadoras
Corrêa, Lajara Janaina Lopes (PUC-Campinas, 2011-02-17)Esta pesquisa tem como objetivo analisar as trajetórias de ex-alunos do curso prévestibular Herbert de Souza, situado na cidade de Campinas, (SP), que ingressaram em universidades, buscando identificar: (i) pontos nestas ... -
Desafios da avaliação em um projeto sócio-educativo: assistência social, ONG e escola pública
Carneiro, Juliana Daros (PUC-Campinas, 2011-02-18)Trata-se de um estudo sobre uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), uma organização não-governamental (ONG) e uma escola pública estadual de uma cidade do interior ... -
Educação profissional: a avaliação da aprendizagem e a lógica das competências
Pinto, Rosângela de Oliveira (PUC-Campinas, 2011-02-22)A pesquisa procurou identificar e compreender as concepções e relatos das práticas da avaliação da aprendizagem no contexto da Educação Profissional. O campo da pesquisa foi composto pelas Instituições Senai e Senac do ... -
Entre cartas, fóruns e brincadeiras: vivências de crianças na travessia da educação infantil para o ensino fundamental
Gonçalves, Luciana dos Santos (PUC-Campinas, 2020-02-27)Este estudo aborda o processo de transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF), tendo como problema de pesquisa como a criança se relaciona afetivamente frente a uma dada situação social que tem potência ... -
Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê?
Rocha, Marina (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-15)Essa pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Parte, portanto, da tese da constituição social dos sujeitos, concretizada pelas/nas práticas educacionais/pedagógicas das quais participam e formula, ... -
Estudos sobre metodologias tradicional e ativas no ensino superior? conceitos, problematizações e desafios
Freitas, Jessica Aparecida Paulino (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-16)Este trabalho teve como objetivo analisar a metodologia tradicional da Aula Expositiva e as metodologias ativas, Sala de Aula Invertida e PBL, visando identificar limites e potências em relação ao uso das metodologias ... -
Faz de conta que eu cresci: o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental
Martinati, Adriana Zampieri (PUC-Campinas, 2012-12-12)A transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF) foi o tema deste trabalho, que apresentou como principal objetivo analisar essa passagem na perspectiva de seus protagonistas, as crianças e os professores. ... -
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: diálogos (trans)formadores sustentados por mediações teóricas e reflexões sobre práticas pedagógicas
Brazier, Fabio (PUC-Campinas, 2020-12-14)O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre formação continuada de professores à luz da Teoria Histórico-Cultural, tomando a formação do pensamento conceitual e a constituição social da memória como pontos de ... -
Formação de professores na implantação do ensino fundamental de nove anos: a escola, um espaço de diálogo?
Lencioni, Maria do Carmo Jürgensen (PUC-Campinas, 2012-02-28)O tema deste trabalho se refere à implementação do novo Ensino Fundamental de nove anos (EF), com interesse, mais especificamente, sobre a formação continuada dos professores nesse processo, requerendo, portanto, adaptações ... -
“Hoje posso ser eu, tia?”: leitura fruição pela voz e mãos de crianças da educação infantil
Machado, Hellen Cristina (PUC-Campinas, 2018-02-06)Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada com a turma de alunos da própria pesquisadora, composta por crianças de 4 a 5 anos de idade e com a turma de crianças menores, com 2 e 3 anos, da mesma ... -
Infância digital: elaborações de crianças sobre suas experiências na educação infantil a partir do uso de tablet
Queiroz, Manuela Azevêdo (PUC-Campinas, 2021-02-25)Trata-se de pesquisa fundamentada na Teoria Histórico-Cultural com intuito de investigar possíveis contribuições que o uso do tablet, manuseado por crianças da Educação Infantil para fotografar aquilo de que mais gostam ... -
Literatura, memória e imaginação: as crianças e a leitura de histórias na educação infantil
Brito, Larissa Elizabeth de Barros (PUC-Campinas, 2016-02-24)Trata-se de uma pesquisa sobre o trabalho com a literatura infantil cujo objetivo geral é investigar o que as crianças de 5 a 6 anos têm a dizer a partir das leituras de histórias realizadas pela bibliotecária e pela ... -
Livros da Vida: Memórias das crianças e/em práticas pedagógicas na Educação Infantil
Rabelo, Gabriela Moreira (PUC-Campinas, 2017-02-16)Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo analisar as contribuições do Livro da Vida, como instrumento mediador da memória das crianças sobre suas vivências no cotidiano escolar. Os objetivos específicos foram (i) ... -
“LUZ, CÂMERA, AÇÃO”: desenvolvimento da imaginação de crianças na educação infantil através do stop motion
Costa, Rossilene Milhomem Jardim (PUC-Campinas, 2018-02-23)A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento imaginativo e criativo de crianças na Educação Infantil por meio do uso da técnica de stop motion, tendo como referencial teórico a abordagem ...