Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Historical-Cultural Theory"
Itens para a visualização no momento 1-5 de 5
-
A influência do contexto escolar na maneira de brincar de crianças da educação infantil
(PUC-Campinas, 2016-12-14)Esta pesquisa trata do brincar de faz de conta na escola de educação infantil. A problemática a ser investigada e o objetivo central da pesquisa é compreender e identificar se as diferenças no contexto escolar (professor, ... -
Entre cartas, fóruns e brincadeiras: vivências de crianças na travessia da educação infantil para o ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2020-02-27)Este estudo aborda o processo de transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF), tendo como problema de pesquisa como a criança se relaciona afetivamente frente a uma dada situação social que tem potência ... -
Infância digital: elaborações de crianças sobre suas experiências na educação infantil a partir do uso de tablet
(PUC-Campinas, 2021-02-25)Trata-se de pesquisa fundamentada na Teoria Histórico-Cultural com intuito de investigar possíveis contribuições que o uso do tablet, manuseado por crianças da Educação Infantil para fotografar aquilo de que mais gostam ... -
Práticas discursivas colaborativas: possibilidades (des)envolventes para a alfabetização na educação infantil
(PUC Campinas, 2022-02-18)Em tempos de supervalorização de métodos de alfabetização, de expansão acelerada de discursos divergentes, contraditórios e até antagônicos sobre o currículo da Educação Infantil, de políticas públicas voltadas para a ... -
Sobre poetas e músicos: a criação do aluno como fonte de inspiração
(PUC-Campinas, 2019-02-04)Essa dissertação apresenta o resultado da pesquisa efetuada sobre uma organização pedagógica peculiar denominada Ateliê. Tem como participantes alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e envolvimento de todos os ...