Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Teacher Training"
Itens para a visualização no momento 1-4 de 4
-
Ler e escrever: quando aprender? A BNCC para a alfabetização
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)Esta pesquisa trata da linguagem escrita enfocando de forma crítica a proposta para a alfabetização apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC e as competências para a alfabetização no 1º ano do Ensino ... -
Metodologias ativas no ensino superior: o olhar sobre a formação docente – o caso de uma instituição privada
(PUC-Campinas, 2019-02-11)O trabalho tem como foco a docência no ensino superior e a formação continuada dos professores desse nível de ensino. O presente estudo tem por objetivo compreender como metodologias ativas de ensino e aprendizagem são ... -
Os cantos estão arrumados. e agora, professora? O papel docente nas brincadeiras de faz de conta com crianças da Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2018-12-17)Esta pesquisa trata da brincadeira de faz de conta na escola, como promotora do desenvolvimento infantil, e o papel do professor nas situações de brincadeiras. Sendo assim, o problema da pesquisa centra-se em compreender ... -
A transição entre educação infantil e ensino fundamental nos documentos curriculares municipais de Campinas: a alfabetização em foco
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-15)Esta investigação insere-se na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente em torno da infância e do desenvolvimento de processos ...