Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 25
Dividir e/ou fracionar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma investigação sobre o uso de ações mitigadoras em ambiente virtual de aprendizagem
(PUC-Campinas, 2021-11-26)
Essa dissertação analisa o trabalho relativo à temática de divisão/fração na fase introdutória de seu ensino com crianças de uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola periférica da rede municipal de ensino ...
Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê?
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-15)
Essa pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Parte,
portanto, da tese da constituição social dos sujeitos, concretizada pelas/nas
práticas educacionais/pedagógicas das quais participam e formula, ...
A atenção plena e autorregulação da aprendizagem no ensino fundamental: um estudo de revisão
(PUC-Campinas, 2021-02-19)
O conceito de atenção, fator interveniente no processo de aprendizagem, pode variar de acordo com a perspectiva teórica adotada. Nesse estudo, discute-se esse conceito a partir de duas abordagens: a primeira, a Atenção ...
Promoção de habilidades de escrita e da autorregulação da aprendizagem com utilização de elementos de gamificação
(PUC-Campinas, 2021-02-19)
O tema desta dissertação de pesquisa educacional centra-se nos estudos sobre autorregulação da aprendizagem e desenvolvimento da escrita. A autorregulação da aprendizagem tem assumido papel de destaque no campo educacional ...
O programa cultura de paz: um estudo sobre a autorregulação de jovens aprendizes na perspectiva docente
(PUC Campinas, 2021-12-14)
Essa pesquisa foi fundamentada na teoria sociocognitiva e estudos sobre cultura de paz. Estudantes que autorregulam sua aprendizagem são aqueles que assumem a responsabilidade pessoal para controlar e dirigir – em termos ...
O contributo da arte para a construção da qualidade do ensino fundamental 1: uma perspectiva freinetiana
(PUC-Campinas, 2021-02-23)
A arte nos anos iniciais do ensino fundamental apresenta relevância à medida que constitui contributo para o desenvolvimento integral da criança, sobretudo considerando-se os aspectos cognitivos e emocionais. Sua expressão ...
Desafios e oportunidades no Programa Universidade Para Todos
(PUC-Campinas, 2021-02-25)
O objetivo desta dissertação foi o de compreender os desafios e oportunidades proporcionados pelo Programa Universidade Para Todos – ProUni. Para atender tal objetivo, optamos por estudar a visão dos próprios bolsistas ...
Educação Fisíca escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem na infância
(PUC Campinas, 2021-12-16)
A presente pesquisa discute o tema Educação Física escolar como ferramenta de promoção da autorregulação da aprendizagem fundamentada na teoria sociocognitiva, em especifico os estudos sobre autorregulação da aprendizagem, ...
Na contramão das imposições: em busca da (re)significação da função docente e do papel da escola de Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2021-02-19)
Esta pesquisa, foi desenvolvida na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, tendo como foco compreender concepções sobre a função docente na Educação Infantil. A investigação estabeleceu-se a partir ...
A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
(PUC-Campinas, 2021-11-22)
O presente trabalho tematiza as contribuições da filosofia da pessoa humana e da filosofia da educação do filósofo francês Jacques Maritain para análise e proposição de políticas públicas educacionais. O problema que norteia ...