Navegação Teses por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-39 de 39
-
Avaliação da extensão universitária
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa visa apresentar um estudo sobre a avaliação da Extensão Universitária no Brasil, no contexto da política avaliativa oficial vigente no país, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Na ... -
Alteridade e reconhecimento acadêmico no atendimento educacional especializado no ensino superior
(PUC-Campinas, 2021-09-30)O estudo objetiva compreender o processo de formação acadêmica dos alunos que formam o Público-alvo da Educação Especial, operacionalizada no Atendimento Educacional Especializado do ensino superior. A questão norteadora ... -
A filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
(PUC-Campinas, 2021-11-22)O presente trabalho tematiza as contribuições da filosofia da pessoa humana e da filosofia da educação do filósofo francês Jacques Maritain para análise e proposição de políticas públicas educacionais. O problema que norteia ... -
Práticas discursivas colaborativas: possibilidades (des)envolventes para a alfabetização na educação infantil
(PUC Campinas, 2022-02-18)Em tempos de supervalorização de métodos de alfabetização, de expansão acelerada de discursos divergentes, contraditórios e até antagônicos sobre o currículo da Educação Infantil, de políticas públicas voltadas para a ... -
O esporte como ferramenta para a promoção da autorregulação da aprendizagem de habilidades profissionais em pessoas com deficiência intelectual
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-21)O presente estudo, pautado na teoria sociocognitiva (TSC), parte da hipótese de que experiências lúdicas pautadas na prática de jogos e esportes oportunizadas às pessoas com deficiência intelectual (DI) podem promover ... -
Meta-avaliação do programa de avaliação externa em larga escala implementado por uma rede privada de Educação Básica de abrangência nacional
(PUC Campinas, 2022-02-22)As avaliações em larga escala que integram as políticas públicas de avaliação no Brasil avançam para a terceira década de atuação, desde as primeiras iniciativas nos anos 1990. As diferentes esferas do poder público, nos ... -
Condições de trabalho docente e judicialização de vagas em creches
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-23)A Constituição Federal do Brasil de 1988 prevê em seu texto legal o direito à educação. Entendemos que o referido princípio legal deve ser respeitado, no entanto, a realidade demonstra que este direito é violado em ... -
Impertinência da avaliação em larga escala em curso de ciências contábeis a partir do ENADE
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-09-20)O presente estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, busca analisar as avaliações em larga escala do Ensino Superior, mais ... -
O FIES e as estratégias dos grupos empresariais da educação superior frente à redução dos contratos de financiamento público
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma política de financiamento público direcionada para estudantes, com foco em ampliar e diversificar o acesso e a permanência na educação superior que, especialmente na ... -
Sistemas sociais e os efeitos da pandemia Covid-19: o sistema municipal de ensino de Campinas (SP)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-12)Realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação”, no Grupo de Pesquisa “Política e Fundamentos da Educação”, esta ... -
A temática indígena nos projetos pedagógicos de cursos de pedagogia melhor avaliados no Brasil na segunda décaa do século XXI
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-02)Este estudo visou analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia (PPC) mais bem conceituados no Sistema de Tramitação Eletrônica dos Processo de Regulação dos Cursos das Instituições de Ensino Superior (e-MEC), ... -
Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-10)A presente tese tem por objetivo estudar o bullying por meio de documentos – jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgada em 2018 e 2019. A proposta foi dar o devido destaque ao conflito que o ... -
Estudos sobre metodologias tradicional e ativas no ensino superior? conceitos, problematizações e desafios
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-16)Este trabalho teve como objetivo analisar a metodologia tradicional da Aula Expositiva e as metodologias ativas, Sala de Aula Invertida e PBL, visando identificar limites e potências em relação ao uso das metodologias ... -
Concepções de Educação dos protagonistas das unidades da Fundação Casa em Campinas (SP): entre a autonomia e o aprisionamento educacional
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-27)A pesquisa “Concepções de Educação dos protagonistas das unidades da Fundação Casa em Campinas (SP): entre a autonomia e o ‘aprisionamento’”, desenvolvida durante o curso de Doutorado Acadêmico em Educação da PUC ... -
Saberes dos bacharéis docentes de Ciências Econômicas e docência na educação superior
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-06)Esta pesquisa trata de saberes de bacharéis docentes de Ciências Econômicas de duas instituições de educação superior privadas do interior do estado de São Paulo, desenvolvida na linha de Pesquisa Formação de Professores ... -
Rankings acadêmicos e governança universitária: mapeamento e tendências daliteratura científica brasileira
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-29)Os rankings acadêmicos ganharam notoriedade e relevância social por apresentarem de modo simples e objetivo a classificação de cursos e de instituições de ensino. Os rankings acadêmicos da educação superior começaram ... -
A significação atribuída à profissão docente por ingressantes do curso de licenciatura em pedagogia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-10-04)Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, tendo como problema de pesquisa esta questão: quais significações os ingressantes do curso de Licenciatura em Pedagogia ... -
Práticas educativas docentes de profissionais de relações públicas: ressignificações da autorregulação com ênfase na autonomia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-26)A autonomia - que se baseia em consciência, independência e liberdade para a tomada de decisões - se mostra cada vez mais presente nas práticas pedagógicas do campo das Relações Públicas, uma vez que essa área exige ... -
A emergência Covid-19 e os docentes da educação superior: a professoralidade em questão
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)O conceito de professoralidade docente se debruça sobre a constituição do sujeito-professor. Movimentos de particularização e individuação da docência se entrelaçam ao longo da vida profissional do docente, em uma ...