Navegação Teses por autor "Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)"
Itens para a visualização no momento 1-15 de 15
-
Bullying no ambiente escolar: jurisprudência do tribunal de justiça de São Paulo (2018-2019)
Tercioti, Ana Carolina Godoy (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-10)A presente tese tem por objetivo estudar o bullying por meio de documentos – jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgada em 2018 e 2019. A proposta foi dar o devido destaque ao conflito que o ... -
Concepções de Educação dos protagonistas das unidades da Fundação Casa em Campinas (SP): entre a autonomia e o aprisionamento educacional
Conte, Christiany Pegorari (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-27)A pesquisa “Concepções de Educação dos protagonistas das unidades da Fundação Casa em Campinas (SP): entre a autonomia e o ‘aprisionamento’”, desenvolvida durante o curso de Doutorado Acadêmico em Educação da PUC ... -
Condições de trabalho docente e judicialização de vagas em creches
Hubert, Edmilson Antonio (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-23)A Constituição Federal do Brasil de 1988 prevê em seu texto legal o direito à educação. Entendemos que o referido princípio legal deve ser respeitado, no entanto, a realidade demonstra que este direito é violado em ... -
A emergência Covid-19 e os docentes da educação superior: a professoralidade em questão
Stegmann, Christianne Barbosa (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)O conceito de professoralidade docente se debruça sobre a constituição do sujeito-professor. Movimentos de particularização e individuação da docência se entrelaçam ao longo da vida profissional do docente, em uma ... -
O esporte como ferramenta para a promoção da autorregulação da aprendizagem de habilidades profissionais em pessoas com deficiência intelectual
Palandrani Junior, Vanderlei (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-21)O presente estudo, pautado na teoria sociocognitiva (TSC), parte da hipótese de que experiências lúdicas pautadas na prática de jogos e esportes oportunizadas às pessoas com deficiência intelectual (DI) podem promover ... -
Estudos sobre metodologias tradicional e ativas no ensino superior? conceitos, problematizações e desafios
Freitas, Jessica Aparecida Paulino (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-16)Este trabalho teve como objetivo analisar a metodologia tradicional da Aula Expositiva e as metodologias ativas, Sala de Aula Invertida e PBL, visando identificar limites e potências em relação ao uso das metodologias ... -
O FIES e as estratégias dos grupos empresariais da educação superior frente à redução dos contratos de financiamento público
Scudeler, Marcelo Augusto (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-06)O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma política de financiamento público direcionada para estudantes, com foco em ampliar e diversificar o acesso e a permanência na educação superior que, especialmente na ... -
Impertinência da avaliação em larga escala em curso de ciências contábeis a partir do ENADE
Souza Filho, José Vicente de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-09-20)O presente estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, busca analisar as avaliações em larga escala do Ensino Superior, mais ... -
Mulher trans, travesti, corpo e subjetividade: uma análise das mulheres trans e travestis na “cracolândia” e a atuação do serviço social
Paula, Maria Theresa de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a questão de gênero na territorialidade da “cracolândia”, a partir da trajetória de mulheres trans e travestis residentes na região de São Paulo, e ... -
Práticas educativas docentes de profissionais de relações públicas: ressignificações da autorregulação com ênfase na autonomia
Nicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-26)A autonomia - que se baseia em consciência, independência e liberdade para a tomada de decisões - se mostra cada vez mais presente nas práticas pedagógicas do campo das Relações Públicas, uma vez que essa área exige ... -
Rankings acadêmicos e governança universitária: mapeamento e tendências daliteratura científica brasileira
Martins, Edivaldo Cesar Camarotti (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-29)Os rankings acadêmicos ganharam notoriedade e relevância social por apresentarem de modo simples e objetivo a classificação de cursos e de instituições de ensino. Os rankings acadêmicos da educação superior começaram ... -
Saberes dos bacharéis docentes de Ciências Econômicas e docência na educação superior
Mori, Juliana Sampaio (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-06-06)Esta pesquisa trata de saberes de bacharéis docentes de Ciências Econômicas de duas instituições de educação superior privadas do interior do estado de São Paulo, desenvolvida na linha de Pesquisa Formação de Professores ... -
A significação atribuída à profissão docente por ingressantes do curso de licenciatura em pedagogia
Veiga, Josivaldo Emerick da (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-10-04)Este estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, tendo como problema de pesquisa esta questão: quais significações os ingressantes do curso de Licenciatura em Pedagogia ... -
Sistemas sociais e os efeitos da pandemia Covid-19: o sistema municipal de ensino de Campinas (SP)
Mello, Juliano Pereira de (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-12)Realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação”, no Grupo de Pesquisa “Política e Fundamentos da Educação”, esta ... -
A temática indígena nos projetos pedagógicos de cursos de pedagogia melhor avaliados no Brasil na segunda décaa do século XXI
Mendes, Myriam Regina Zapaterra (Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-02)Este estudo visou analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia (PPC) mais bem conceituados no Sistema de Tramitação Eletrônica dos Processo de Regulação dos Cursos das Instituições de Ensino Superior (e-MEC), ...