Tese
Browse by
Recent Submissions
-
Impertinência da avaliação em larga escala em curso de ciências contábeis a partir do ENADE
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-09-20)O presente estudo, vinculado à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente, busca analisar as avaliações em larga escala do Ensino Superior, mais ... -
O esporte como ferramenta para a promoção da autorregulação da aprendizagem de habilidades profissionais em pessoas com deficiência intelectual
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-21)O presente estudo, pautado na teoria sociocognitiva (TSC), parte da hipótese de que experiências lúdicas pautadas na prática de jogos e esportes oportunizadas às pessoas com deficiência intelectual (DI) podem promover ... -
Condições de trabalho docente e judicialização de vagas em creches
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-23)A Constituição Federal do Brasil de 1988 prevê em seu texto legal o direito à educação. Entendemos que o referido princípio legal deve ser respeitado, no entanto, a realidade demonstra que este direito é violado em ... -
Práticas discursivas colaborativas: possibilidades (des)envolventes para a alfabetização na educação infantil
(PUC Campinas, 2022-02-18)Em tempos de supervalorização de métodos de alfabetização, de expansão acelerada de discursos divergentes, contraditórios e até antagônicos sobre o currículo da Educação Infantil, de políticas públicas voltadas para a ... -
Meta-avaliação do programa de avaliação externa em larga escala implementado por uma rede privada de Educação Básica de abrangência nacional
(PUC Campinas, 2022-02-22)As avaliações em larga escala que integram as políticas públicas de avaliação no Brasil avançam para a terceira década de atuação, desde as primeiras iniciativas nos anos 1990. As diferentes esferas do poder público, nos ... -
Compreensões teórico-filosóficas de professores do ensino médio sobre a profissão
(PUC-Campinas, 2020-02-27)A presente pesquisa investigou as práticas pedagógicas de professores de uma escola de ensino médio de Campinas cotejando-as com as temáticas da formação e do trabalho docente. O objetivo da pesquisa foi analisar as ... -
Alteridade e reconhecimento acadêmico no atendimento educacional especializado no ensino superior
(PUC-Campinas, 2021-09-30)O estudo objetiva compreender o processo de formação acadêmica dos alunos que formam o Público-alvo da Educação Especial, operacionalizada no Atendimento Educacional Especializado do ensino superior. A questão norteadora ... -
Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: diálogos (trans)formadores sustentados por mediações teóricas e reflexões sobre práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2020-12-14)O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre formação continuada de professores à luz da Teoria Histórico-Cultural, tomando a formação do pensamento conceitual e a constituição social da memória como pontos de ... -
Da Terra do Nunca ao País das Maravilhas: os clássicos da literatura infanto-juvenil e a linguagem oral e escrita
(PUC-Campinas, 2020-02-05)Esta tese é uma pesquisa participante do tipo intervenção e foi realizada com uma sala de aula de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior paulista. Durante todo o ano de 2017, foram realizadas ... -
Grupos LGBTs na Internet como educação não-formal pela autorrealização identitária
(PUC-Campinas, 2019-11-11)A presente tese desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), investigou: como a educação não-formal, presente nos grupos virtuais LGBTs ... -
Um estudo sobre as abordagens à aprendizagem em escolas de educação integral em tempo integral e parcial do município de Campinas
(PUC-Campinas, 2020-02-04)Essa pesquisa de doutorado, de caráter descritivo e correlacional teve como objetivo geral investigar e comparar como os alunos, que frequentam escolas com propostas de educação integral em tempo integral e em tempo parcial, ... -
Governança nas Universidades Católicas brasileiras em tempos de rankings acadêmicos
(PUC-Campinas, 2019-12-17)As Universidades Católicas, reconhecidas pela qualidade de seus cursos, gozam de reputação em termos de tradição na graduação e na pós-graduação, fato que aguçou a curiosidade para indagar: o tradicional prestigio acadêmico ... -
Inovação curricular e SINAES: os casos de dois cursos de engenharia
(PUC-Campinas, 2020-02-28)Este estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas (PPGE/PUCCAMP), na linha de pesquisa “Políticas Públicas de Educação”, pôs em relevo e conexão três categorias: Sinaes, currículo e inovação ... -
Análise comparativa de didáticas museais em São Paulo e Londres
(PUC-Campinas, 2020-09-24)As funções do museu foram definidas pelo Conselho Internacional de Museus, dentre as quais se encontram a aquisição, a conservação, a investigação, a comunicação e a exposição do patrimônio da humanidade para os propósitos ... -
Na contramão das imposições: em busca da (re)significação da função docente e do papel da escola de Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2021-02-19)Esta pesquisa, foi desenvolvida na linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, tendo como foco compreender concepções sobre a função docente na Educação Infantil. A investigação estabeleceu-se a partir ... -
Ninguém solta a mão de ninguém! um olhar para práticas pedagógicas que valorizam a aprendizagem por domínios e as funções executivas em um contexto de alta vulnerabilidade social
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Evidências científicas retratam que a vulnerabilidade social, motivada pela desigualdade e pela pobreza, pode afetar aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores. Avanços da neurociência sugerem que os impactos ocasionados ... -
Entre cartas, fóruns e brincadeiras: vivências de crianças na travessia da educação infantil para o ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2020-02-27)Este estudo aborda o processo de transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF), tendo como problema de pesquisa como a criança se relaciona afetivamente frente a uma dada situação social que tem potência ... -
O ensino de filosofia como arte da existência: um estudo com estudantes do ensino médio em escolas do município de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2019-12-13)Esta tese teve como objeto as representações de estudantes do ensino médio sobre o ensino de filosofia. O objetivo da pesquisa consistiu em investigar qual o sentido da filosofia para estudantes do ensino médio, na ... -
Avaliação da extensão universitária
(PUC-Campinas, 2021-02-26)Esta pesquisa visa apresentar um estudo sobre a avaliação da Extensão Universitária no Brasil, no contexto da política avaliativa oficial vigente no país, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Na ... -
Ensino de biologia: ciência e experiência como formas de qualificação da formação continuada em Quirinópolis – GO
(PUC-Campinas, 2019-12-19)A tese tem como objeto a formação continuada de professores de biologia. O problema da tese foi assim formulado: há contribuições da formação continuada para o ensino da Biologia, com fundamento nos conceitos de ciência ...