Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMendonça, Samuel
dc.contributor.authorPozzebon, Paulo Moacir Godoy
dc.date.accessioned2022-02-16T17:55:02Z
dc.date.available2022-02-16T17:55:02Z
dc.date.issued2021-11-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15261
dc.description.abstractO presente trabalho tematiza as contribuições da filosofia da pessoa humana e da filosofia da educação do filósofo francês Jacques Maritain para análise e proposição de políticas públicas educacionais. O problema que norteia a pesquisa é identificar que categorias filosóficas e filosófico-educacionais desse autor podem subsidiar a análise e a formulação de políticas públicas educacionais e como podem ser traduzidas em diretrizes, indicações e critérios objetivos. O método utilizado consistiu em extrair da análise sistemática das obras metafísicas, epistemológicas, políticas e educacionais do autor, um conjunto de categorias e conceitos filosóficos que, aplicados ao ciclo de políticas públicas, permitem a derivação de diretrizes e indicações, a partir das quais foi elaborado um modelo detalhado para análise e proposição de políticas públicas educacionais, abrangendo os níveis estrutural e pedagógico. Em conclusão, este trabalho sustenta que as categorias filosóficas Pessoa Humana, Inteligência, Vontade, Liberdade e Educação, apreendidas no conjunto do pensamento filosófico de Jacques Maritain, fornecem diretrizes e indicações que, integradas aos instrumentos conceituais das ciências sociais e educacionais utilizados pelas políticas públicas educacionais, ampliam e aprofundam esses instrumentos, possibilitando conhecimentos mais amplos, completos e precisos para intervenção em situações escolhidas como objeto de tais políticas.
dc.description.abstractThis work discusses the contributions of the french philosopher Jacques Maritain to the philosophy of education and the human person and the analysis and proposition of educational public policies. The problem that guides the research is to identify which philosophical and philosophical-educational categories of this author can support the analysis and formulation of educational public policies and how they can be translated into guidelines, indications and objective criteria. The utilized method consisted in extracting from the systematic analysis of the author's metaphysical, epistemological, political and educational works, a set of philosophical categories and concepts that, when applied to the cycle of public policies, allow the derivation of guidelines and indications, from which a detailed model for the analysis and proposition of educational public policies was developed, covering the structural and pedagogical levels. In conclusion, this work sustains that the philosophical categories Human Person, Intelligence, Will, Freedom and Education, apprehended from Jacques Maritain's philosophical thought, provide guidelines and indications that, integrated to the conceptual instruments of the social and educational sciences used by educational public policies, broaden and deepen such instruments, enabling a more extensive, complete and precise knowledge for intervention in situations chosen as the object of such policies.
dc.description.sponsorshipPontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação
dc.subjectFilosofia
dc.subjectJacques Maritain
dc.subjectPolíticas públicas
dc.subjectPublic policies
dc.subjectPhilosophy
dc.subjectEducation
dc.subjectJacques Maritain
dc.titleA filosofia personalista de Jacques Maritain como fundamento para a crítica das políticas públicas educacionais
dc.title.alternativeThe personalist philosophy of Jacques Maritain as a foundation for the critique of educational public policies
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7113298780451095
puc.advisorLattes6369572439782922
puc.refereeVitorino, Artur José Renda
puc.refereeZuben, Newton Aquiles von
puc.refereeNobre, José Aguiar
puc.refereeSimões, Mauro Cardoso
puc.refereeLattes3811004108670430
puc.refereeLattes7163247118278465
puc.refereeLattes6448757435263293
puc.refereeLattes5450828270174612
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples