Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVitorino, Artur José Renda
dc.contributor.authorMartins, Felipe Mattei
dc.date.accessioned2022-02-16T17:55:03Z
dc.date.available2022-02-16T17:55:03Z
dc.date.issued2019-11-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15266
dc.description.abstractA presente tese desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), investigou: como a educação não-formal, presente nos grupos virtuais LGBTs no Facebook, pode contribuir para o processo de autorrealização identitária dos sujeitos homossexuais brasileiros? Os grupos virtuais representam um espaço público como meio para a produção de conhecimentos cujos sujeitos integrantes compartilham conteúdo, dividem experiências e, principalmente, refletem sobre os assuntos de interesse comum, a partir da intersubjetividade. Um espaço público para interações que visa aferir discussões acerca de temáticas de interesse social. Todavia, em observação, é possível perceber que dentro do ciberespaço as pessoas encontram informações complementares que não conseguem, muitas vezes, dentro da relação familiar ou até mesmo nas instituições de ensino. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a comunicação intersubjetiva entre os integrantes dos grupos LGBTs por meio do conteúdo compartilhado entre eles, investigando a educação não-formal e o processo da luta por reconhecimento. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, seguindo a perspectiva de Laurence Bardin, que nos permite uma reflexão sobre a necessidade desses grupos para os homossexuais no processo da construção da identidade desses sujeitos que têm encontrado um espaço para o processo de luta por reconhecimento que acontece na intersubjetividade. Para tal análise, foram necessários recortes do conteúdo compartilhado e levantamento teórico sobre a luta por reconhecimento, educação não-formal e intersubjetividade. O referencial teórico principal utilizado foi Axel Honneth e Jürgen Habermas. Além disso, outros importantes teóricos foram necessários para elucidar os conceitos sobre a homossexualidade, cibercultura e educação não-formal. Assim, para responder à pergunta do problema de pesquisa foi considerando a potencial possibilidade da contribuição da intersubjetividade entre os integrantes dos grupos LGBTs como um caminho da educação não-formal pela autorrealização identitária.
dc.description.abstractThe present thesis developed with the Graduate Program in Education (PPGE) of t he Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) investigated: how non-formal education, present in the LGBTs virtual groups on Facebook, can contribute to the process of identity self-realization of Brazilian homosexual subjects? Virtual groups represent a public space as a means for the production of knowledge whose members share content, share experiences and, above all, reflect on issues of common interest, based on intersubjectivity. A public space for interactions that aims to gauge discussions on topics of social interest. However, in observation, it is possible to realize that within cyberspace people find complementary information that they often cannot, within the family relationship or even in educational institutions. Thus, the objective of this research is to analyze the intersubjective communication between LGBT group members through the content shared among them, investigating non-formal education and the process of struggle for recognition. The data were analyzed through content analysis, following the perspective of Laurence Bardin, which allows us to reflect on the need of these groups for homosexuals in the process of building the identity of these subjects who have found a space for the process of struggle for recognition. that happens in intersubjectivity. For such analysis, it was necessary to cut out the shared content and theoretical survey about the struggle for recognition, non-formal education and intersubjectivity. The main theoretical framework used was Axel Honneth and Jürgen Habermas. In addition, other important theorists were needed to elucidate the concepts of homosexuality, cyberculture and non-formal education. Thus, to answer the question of the research problem was considering the potential possibility of the contribution of intersubjectivity among LGBT group members as a way from non-formal education to self-realization of identity.
dc.description.abstractLa presente tesis desarrollada con el Programa de Posgrado en Educación (PPGE) de la Pontificia Universidad Católica de Campinas (PUC-Campinas) investigó: cómo la educación no formal, presente en los grupos virtuales LGBT en Facebook, puede contribuir a la proceso de autorrealización de identidad de sujetos homosexuales brasileños? Los grupos virtuales representan un espacio público como un medio para la producción de conocimiento cuyos miembros comparten contenido, comparten experiencias y, sobre todo, reflexionan sobre temas de interés común, basados en la intersubjetividad. Un espacio público para las interacciones que tiene como objetivo medir las discusiones sobre temas de interés social. Sin embargo, en observación, es posible darse cuenta de que dentro del ciberespacio las personas encuentran información complementaria que a menudo no pueden encontrar, dentro de la relación familiar o incluso en las instituciones educativas. Por lo tanto, el objetivo de esta investigación es analizar la comunicación intersubjetiva entre los miembros del grupo LGBT a través del contenido compartido entre ellos, investigando la educación no formal y el proceso de lucha por el reconocimiento. Los datos fueron analizados a través del análisis de contenido, siguiendo la perspectiva de Laurence Bardin, lo que nos permite reflexionar sobre la necesidad de estos grupos de homosexuales en el proceso de construcción de la identidad de estos sujetos que han encontrado un espacio para el proceso de lucha por el reconocimiento. eso sucede en la intersubjetividad. Para tal análisis, fue necesario recortar el contenido compartido y la encuesta teórica sobre la lucha por el reconocimiento, la educación no formal y la intersubjetividad. El marco teórico principal utilizado fue Axel Honneth y Jürgen Habermas. Además, se necesitaban otros teóricos importantes para dilucidar los conceptos de homosexualidad, cibercultura y educación no formal. Por lo tanto, para responder a la pregunta del problema de investigación se estaba considerando la posibilidad potencial de la contribución de la intersubjetividad entre los miembros del grupo LGBT como una forma de educación no formal a la autorrealización de la identidad.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação Não-Formal
dc.subjectCultura Digital
dc.subjectIntersubjetividade
dc.subjectIdentidade
dc.subjectHomossexualidade.
dc.subjectNon-formal Education
dc.subjectDigital Culture
dc.subjectIntersubjectivity
dc.subjectIdentity
dc.subjectHomosexuality
dc.subjectEducación No Formal
dc.subjectCultura Digital
dc.subjectIntersubjetividad
dc.subjectIdentidad
dc.subjectHomosexualidad.
dc.titleGrupos LGBTs na Internet como educação não-formal pela autorrealização identitária
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4411069730047310
puc.advisorLattes3811004108670430
puc.refereeOliveira, Lucila Maria Pesce de
puc.refereeCordeiro, Jaime Francisco Parreira
puc.refereeTortella, Jussara Cristina Barboza
puc.refereeSilva, Tarcisio Torres
puc.refereeLattes4867232275873194
puc.refereeLattes9659343973220130
puc.refereeLattes7126514256674237
puc.refereeLattes3425631891607984
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples