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dc.contributor.advisorRios, Monica Piccione Gomes
dc.contributor.authorTeixeira Junior, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2022-02-16T17:55:03Z
dc.date.available2022-02-16T17:55:03Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15268
dc.description.abstractEste estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas (PPGE/PUCCAMP), na linha de pesquisa “Políticas Públicas de Educação”, pôs em relevo e conexão três categorias: Sinaes, currículo e inovação curricular. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído em abril de 2004, passou e vem passando por profundas transformações. Seu ideal de avaliação formativa teve de ceder à sua finalidade também regulatória e, assim, Sinaes torna-se quase sinônimo de auditoria e conceitos. Currículo é um conceito muito plástico no campo das ciências da educação, comportando tanto discursos que a ele dão um caráter mais técnico-instrumental até os que os que rejeitam qualquer definição que lhe imponham limites. Currículo pode ser sequência de conteúdos Currículo pode ser experiências de aprendizagem. Seja uma, seja outra, todas expressam, no limite, perspectivas do que se entende por educação, do que se entende por escola, do que se entende por constituição de humano. Ademais, nesta segunda década do século vinte e um, todas as escolas, das básicas às superiores, estão às voltas com a necessidade de inovação de suas práticas. Inovar implica mudança, mas nem toda mudança é inovadora. Inovação curricular compreende um conjunto de ações intencionais e sinérgicas de transformações no jeito de pensar-fazer educação. Este estudo, empírico e de natureza qualitativa, guiou-se em busca de resposta à seguinte questão: em que medida o Sinaes afeta os currículos e as inovações curriculares de dois cursos de engenharia? Objetivamos investigar se, como e o quanto o Sinaes induz decisões de âmbito curricular - com especial atenção às decisões de natureza inovadora - em dois cursos de engenharia do país que obtiveram conceito 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) nos ciclos avaliativos de 2008, 2011 e 2014: engenharia de produção da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e engenharia de gestão da Universidade Federal do ABC (UFABC). Entrevistamos coordenadores e professores destes cursos bem como analisamos o Projeto Pedagógico dos Curso (PPC) de cada um dos programas. Ambos os cursos, desde que foram criados e até o último ciclo avaliativo imediatamente anterior ao início desta pesquisa, sempre CPC 5 e, assim, nunca receberam avaliadores in loco. Disto resultou o que chamamos de invisibilidade funcional do Sinaes: a avaliação, nestes cursos, não tem materialidade humana. O CPC, sendo formado tão somente a partir de insumos institucionais e resultados do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), torna o curso dispensável de avaliações in loco e, desta maneira, Sinaes, para os entrevistados, é um algo distante de suas ocupações e preocupações cotidianas. Não há, em ambos os cursos, ações sinérgicas pró inovação curricular, mas há sim atitudes e visões e atitudes individuais com potencial inovador. Inovação implica liberdade, ousadia, fluidez. E o Sinaes, identificado como auditoria e processos sólidos, distancia-se da inovação. Há de se pensar em uma avaliação que desperte movimentos de abertura ao novo, e não ancoragem em tradições e protocolos.
dc.description.abstractThis study, developed in the Postgraduate Program in Education at PUC Campinas (PPGE / PUCCAMP), in the research line “Public Education Policies”, highlighted and connected three categories: Sinaes, curriculum and curricular innovation. The National Higher Education Assessment System (Sinaes), established in April 2004, has undergone and has undergone profound changes. His ideal of formative assessment had to give way to its regulatory purpose, and thus Sinaes becomes almost synonymous with auditing and concepts. Curriculum is a very plastic concept in the field of educational sciences, comprising so many speeches that give it a more technical-instrumental character even those who reject any definition that impose limits on it. Curriculum can be a sequence of contents Curriculum can be learning experiences. Be it one or the other, all express, at the limit, perspectives of what is meant by education, of what is meant by school, of what is meant by the constitution of human. In addition, in this second decade of the twenty-first century, all schools, from elementary to higher education, are grappling with the need for innovation in their practices. Innovating implies change, but not every change is innovative. Curricular innovation comprises a set of intentional and synergistic actions for changes in the way of thinking-doing education. This study, empirical and qualitative in nature, was guided in search of an answer to the following question: to what extent does Sinaes affect the curricula and curricular innovations of two engineering courses? We aim to investigate whether, how and how much Sinaes induces decisions of a curricular scope - with special attention to decisions of an innovative nature - in two engineering courses in the country that obtained grade 5 in the Preliminary Course Concept (CPC) in the 2008 evaluation cycles, 2011 and 2014: production engineering at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) and management engineering at the Federal University of ABC (UFABC). We interviewed coordinators and teachers of these courses as well as analyzed the Course Pedagogical Project (PPC) for each of the programs. Both courses, since they were created and until the last evaluation cycle immediately before the beginning of this research, always CPC 5 and, thus, never received evaluators in loco. This resulted in what we call the functional invisibility of Sinaes: evaluation, in these courses, has no human materiality. The CPC, being formed solely from institutional inputs and results from the National Student Performance Examination (Enade), makes the course dispensable of on-site assessments and, thus, Sinaes, for the interviewees, is something far from their everyday occupations and concerns. In both courses, there are no synergistic actions for curricular innovation, but there are individual attitudes and visions and attitudes with innovative potential. Innovation implies freedom, boldness, fluidity. And Sinaes, identified as auditing and solid processes, distances itself from innovation. One has to think about an evaluation that awakens movements of opening to the new, and not anchoring in traditions and protocols.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectSinaes
dc.subjectInovação curricular
dc.subjectEngenharia
dc.subjectSinaes
dc.subjectCurricular innovation
dc.subjectEngineering
dc.titleInovação curricular e SINAES: os casos de dois cursos de engenharia
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7586396705437727
puc.advisorLattes8794565484100151
puc.refereeMendonça, Samuel
puc.refereeMasetto, Marcos Tarciso
puc.refereePacheco, José Augusto de Brito
puc.refereeSousa, José Vieira de
puc.refereeLattes6369572439782922
puc.refereeLattes0857037856114032
puc.refereeLattes5587350351903765
puc.refereeLattes3287025746166245
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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