Browsing Dissertações by Title
Now showing items 220-239 of 334
-
O ensino de biologia em questão: os vazios e as referências da graduação na prática docente sob o olhar de egressos
(PUC-Campinas, 2006-06-23)O presente trabalho tem como objetivo conhecer a eficácia da formação inicial, proporcionada pelos Cursos de graduação em Ciências Biológicas, para a docência em Biologia, através dos olhares e experiências de professores ... -
O jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil
(PUC-Campinas, 2018-12-18)Esta pesquisa, de abordagem qualitativa exploratória, tem como objeto de estudo o jornal impresso como mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento na educação infantil. Na revisão bibliográfica inicial, ... -
O movimento na educação infantil: concepções de pedagogos e professores de educação física sobre a cultura corporal de movimento e suas manifestações
(PUC-Campinas, 2015-12-17)Este trabalho aborda a formação inicial dos professores Pedagogos e dos professores de Educação Física, com ênfase na cultura corporal de movimento de crianças da Educação Infantil, com idades entre três e cinco anos, ou ... -
O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
(PUC-Campinas, 2012-02-17)Esta pesquisa tem como questão central investigar de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Historicamente a ênfase no corpo esteve ... -
O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
(PUC-Campinas, 2007-12-06)Esta pesquisa tem por finalidade verificar a contribuição da Disciplina de Filosofia nos cursos superiores de Administração. O recorte dado ao estudo tem como objeto de análise uma Instituição de Ensino Superior no interior ... -
O Portfólio como instrumento de avaliação no ensino de graduação em artes visuais
(PUC-Campinas, 2008-02-11)O estudo sobre o objeto "portfólio", tem como meta principal sua análise como instrumento de avaliação, indicado quando principalmente temos como referenciais de estudo o "artístico" e o "pedagógico". A pesquisa mostra, ... -
O posicionamento social do educador : um estudo sobre a participação coletiva em projetos educacionais
(PUC-Campinas, 2005-12-07)O presente trabalho visa desvendar os elementos que favorecem o envolvimento de educadores em projetos coletivos, assim como contribuir para a formação de educadores e gestores educacionais. Está inserido na linha de ... -
O potencial educacional do cinema de animação: três experiências na sala de aula
(PUC-Campinas, 2008-06-10)Este estudo, inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do educador, mostra a força da arte da animação como meio didático e suas conseqüências positivas na formação do aluno, que vive imerso em uma ... -
O processo de autorregulação e a construção da representação de si: intervenção realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2020-02-13)A necessidade de melhoria do processo de ensino e de aprendizagem é o ponto que impulsionou a realização da pesquisa. Foram escolhidos dois temas que pautaram as discussões e investigação: a autorregulação da aprendizagem ... -
O processo de construção da profissionalidade de professores de educação infantil: caminhos da formação inicial
(PUC-Campinas, 2012-02-14)Esta pesquisa aborda o processo de construção da profissionalidade de professores de educação infantil, cujo problema de investigação situa-se em conhecer como se dá esta construção na formação oferecida nos cursos de ... -
O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
(PUC-Campinas, 2009-12-21)Discutimos no presente trabalho, os desafios e possibilidades vivenciadas na construção da pesquisa e a opção pelo tema: formação de professores. Apresentamos em seguida, um breve histórico confrontando o passado e o ... -
O processo formativo do Programa Ler e Escrever: uma análise da rede de formações proposta pelo Estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2014-02-19)Esta pesquisa investigou o processo de formação proposto pelo Programa Ler e Escrever do estado de São Paulo, com foco na figura do Professor Coordenador como formador. O programa é uma política da Secretaria de Educação ... -
O professor universitário para o curso de administração sob a ótica dos alunos
(PUC-Campinas, 2006-11-27)O presente trabalho propõe-se analisar o trabalho docente num curso noturno de uma Instituição de ensino superior particular, especificamente uma faculdade de Administração, sob a ótica dos alunos. Partindo da constatação ... -
O Programa Bolsa Família e o desafio da construção uma vida nova: percepções das mães de crianças beneficiárias do programa matriculadas em uma escola de Campinas/SP
(PUC-Campinas, 2014-02-11)O recebimento do benefício do Programa Bolsa Família (PBF), política pública de transferência de renda do governo federal destinado a famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza está vinculado ao cumprimento de ... -
O programa cultura de paz: um estudo sobre a autorregulação de jovens aprendizes na perspectiva docente
(PUC Campinas, 2021-12-14)Essa pesquisa foi fundamentada na teoria sociocognitiva e estudos sobre cultura de paz. Estudantes que autorregulam sua aprendizagem são aqueles que assumem a responsabilidade pessoal para controlar e dirigir – em termos ... -
O Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Matemática: avanços e perspectivas diante das pesquisas educacionais e das exigências legais
(PUC-Campinas, 2003-12-16)Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, e justifica-se pelo fato de os Projetos Pedagógicos das instituições de ensino superior serem, de uma maneira geral, bem ... -
O ProUni sob a ótica de docentes e da direção do curso de pedagogia de uma instituição de ensino do interior do estado de São Paulo
(PUC-Campinas, 2019-06-26)O Programa Universidade para Todos – ProUni, criado em 2004 e institucionalizado em 2005, tem como objetivo a concessão de bolsas parciais e integrais a jovens estudantes da rede pública de ensino médio, com renda per ... -
O ranking da revista Playboy “melhores faculdades do Brasil” na educação superior brasileira (1981-2000)
(PUC-Campinas, 2017-10-11)Rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias internacionais, regionais e nacionais são fenômenos presentes na educação superior desde o século XX e que vêm se expandindo neste século XXI, com a presença dos ... -
O Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – São Paulo: trajetória, metodologias e resultados no curso técnico de nível médio em mecânica
(PUC-Campinas, 2018-12-17)A presente dissertação se insere no campo dos estudos produzidos sobre sistemas de avaliação educacional em larga escala, especificamente sobre a avaliação da educação profissional técnica de nível médio. O problema norteador ... -
O trabalho docente no curso de direito: a visão dos alunos
(PUC-Campinas, 2006-08-25)Baseado na Linha de Pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, este trabalho apresenta como ponto principal a preocupação com a prática docente numa Instituição de Ensino Superior na cidade de Campinas/SP. ...